VALORES DO REINO
Notes
Transcript
Introdução: O Reino não é a igreja, mas aigreja é uma organização missionária a serviço do Reino e vive para o cumprimento desta missão.
Jesus disse que seu reino “não é deste mundo” (João 18:36), o que significa que é uma realidade espiritual e não política.
O Reino é a forma de governo e dominio de Jesus é a extensão do agir de Cristo
O Reino é aboslutamente futuro e absolutamente presente
O sermão da montanha descreve o perfil do Reino e aqueles que almejam viver baseado nestes padrões deverão seguir este direcionamento:
Pobres de Espirito, os que choram, humildes, fome e sede de justiça, ser misericordioso, puro de coração, pacificador e perseguido por causa da justiça e amor ao Seu nome.
Aquele que vive como alguém do Reino devera saber que o Evangelho é uma cultura contra a cultura deste mundo, sendo assim enfrentaremos conflitos que partirão de pelo menos 3 areas diferentes, duas externas e uma interna: O diabo, o mundo e nossa própria natureza e é amparado nisto que nesta noite abordaremos o tema:
Título: O REINO DE DEUS E SEUS CONFLITOS
Texto: Se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que se sujeitam a regras, como se ainda vivessem no mundo? (Colossenses 2:20)
O primeiro adversário que vamos abordar que teremos conflito é o Diabo: Satanás, também conhecido como “o inimigo” ou “o acusador”; aquele que se opõe à pessoa e à vontade de Deus. Satanás é especialmente conhecido por sua falsidade e tentação com a finalidade de afastar os crentes de Deus.
Conflitos que passaremos por sermos do Reino: 1) O Diabo nos tentara a dúvidar da palavra de Deus.
*Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? ( Gn 3.1)
Ele te fara questionar e dúvidar de algo que você sabe que é claramente verdade só para satisfazer seus desejos.
Ele colocara em sua mente 10 respostas alternativas para algo que só existe uma resposta
Ele agirá de forma sorrateira quando perceber que você esta vulneravel e desprotegido(a)
Aquele que dúvida fica a mercê das cirscustancias naturais
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. (Tg 1.6–8)
A dúvida relacionada a Deus se asemelha a alguém estar caminhando de forma segura e depois vir a tropeçar, é aquele que esta indo por uma caminho seguro e decide por escolha própria trilhar outra direção ou aquele que para, trava, refreia seu caminho diante das incertezas.
“Não podemos permitir que os passaros voem sobre nossa cabeça, mas podemos inpedi-los de fazerem ninhos”
Conflitos que passaremos por sermos do Reino: 2) O Diabo Distorcera a palavra de Deus e dara um falso diagnóstico
*É certo que não morrereis. (Gn 3.4)
*Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. (Gn 3.5)
O diabo e o falso profeta andam de mãos dadas, pois assim como o diabo fez em mudar o sentido da palavra e dar uma falsa interpretação ele o fez como o intuito de alcançar seus próprios objetivos, e ele usa a mentira e a bajulação e outros meios.
Tomas Brooks diz que os falsos mestres são ventres de invensões e de visões de suas próprias mentes e corações
Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam. (Jr 14.14)
Aqueles que brincam perto de um buraco profundo não devem ficar surpresos se cairem dentro dele! (T. Brooks)
A astúcia de Satanás é vista em sua ardilosa distorção das palavras de Deus. Com aparência sutil, o adversário fala como um teólogo angélical cativante.
Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (Jo 8.44)
Como então vencer este conflito com o Diabo? Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.(Tg 4.7)
2. O segundo adversário que vamos abordar que teremos conflito é o mundo: Kosmos no N.T aparece 185 vezes e se trata do mundo humano, que é hostil a Deus e que através da queda da humanidade o pecado entrou e trouxe este profundo abismo entre Deus e o cosmos, sendo assim podemos dizer que mundo neste contexto se refere a sistema governado e dirigido por Satanás.
Primeiro ponto do porque enfrentaremos conflitos com o mundo é que: “O Espirito que habita em nós é diferente do Espirito que habita no mundo”
* O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (Jo 14.17)
* Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia (Jo 15.19)
2. Segundo ponto do porque enfrentaremos conflitos com o mundo é que: “A nossa amizade com Deus nos fara inimigos do mundo”
* Ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus: Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg 4.4)
3. Terceiro ponto do porque enfrentaremos conflitos com o mundo é que: “Se amarmos o mundo não desfrutaremos do amor de Deus”
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. (1Jo 2.15–17)
Os crentes vivem no mundo, honram seu Criador neste mundo e cuidam das coisas do mundo, mas sua verdadeira vida não é mais neste mundo, vamos precisar compreender quais coisas, situações, pessoas, hábitos estão nos levando agir, concordar com procedimentos que são uma afronta contra Deus e seus principios, teremos que ter a sensibiidade quando estamos nos sentindo coagidos ou atraidos a fazer coisas ou agir de alguma forma que a palavra condena, quais conteúdos estamos absorvendo, quais formas de entretenimento nos distancia de Deus, perceba se seu coração esta se esfriando e se esta, porque esta? Cuidado com o relativismo, cuidado com o discurso de que não tem verdade absoluta pois cada tem sua verdade.
Uma verdade é lançada: “Qual a cor da grama? _E alguém responde de forma absoluta é verde, qualquer pessoa que falar algo diferente disto esta mentindo ou esta enganado, todavia o reletivista responde assim: _Não, ela pode ser amarela, pode ser roxa, pode ser a cor que quisermos, não existe uma cor certa.
Onde quero chegar, é que se você não estiver enfrentando conflitos com aquilo que deturpa a verdade de Deus, provavelmente seu coração foi fisgado e esta contaminado com os padrões deste mundo, só existe valores absolutos quando cremos em um Deus absoluto, quando Jesus disse_ Eu sou o caminho, é porque todos os outros não são.
Como então vencer este conflito com o mundo? Não se almoldar aos padrões estabelecidos por ele (Rm 12.2)
3. O Terceiro e ultimo adversário que vamos abordar que teremos conflito é a natureza humana: Com um ato de desobediência, Adão e Eva caíram de seu estado original de justiça para a corrupção moral. Seus corações e mentes não eram mais puros, mas se tornaram maculados e vergonhosos. As coberturas que eles fizeram com folhas de figueira foram uma tentativa impotente de esconder sua vergonha, seu pecado, e sua corrupção.
O pecado sempre resulta em medo e separação de Deus. O homem pecaminoso foge da santa presença de Deus e teme Seu justo julgamento.
Primeiro ponto do porque enfrentaremos conflitos com nossa natureza é que: “Ela estara em constante oposição com nossa natureza espiritual”
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. (Gl 5.17)
Indica a intensidade da luta pela supremacia que dura a vida inteira, “Uma bipolaridade cristã”
Não conseguimosfazer o bem sem luta e não conseguimos fazer o mal sem a consciencia pesada (Rev. Augustus Nicodemus)
Se quisermos obedecer ao Espírito, temos de trabalhar, e lutar e aplicar nesse propósito toda a nossa energia; e temos de começar com a auto-renúncia. (João Calvino, Gálatas)
2. Segunto ponto do porque enfrentaremos conflitos com nossa natureza é que: “Ela visara sempre o beneficio próprio”
Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8.5–8 (RA)
Cogitar “das coisas da carne” (v.5) é ter a vida controlada pela natureza humana e ter os pensamentos, os interesses, os afetos e o propósito absorvido por ela.
E o “pendor da carne” (v.6) é ser guiado as coisas humanas não somente no campo da razão, mas também dos sentimentos e da vontade, a mente cria padrões que são controladas pela carne.(John Murray, Romanos: Comentário Bíblico)
As aspirações naturais em si não são pecados (comer, beber e dormir, a pulsão sexual com seu anseio pelo sexo oposto). Foram concedidas ao ser humano na criação.
Contudo, uma vez que o ser humano se separou de Deus, todos os desejos da carne visam à afirmação perante Deus, a tornar-se independente de Deus e encontrar na satisfação do desejo natural o conteúdo e alvo da vida. Ademais na raiz do desejo carnal está o seu caráter insaciável.
4. Conclusão: