2 Timóteo 2.14-19 (2)
Notes
Transcript
14 Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes. 15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 16 Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. 17 Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. 18 Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. 19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo:
O Senhor conhece os que lhe pertencem.
E mais:
Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
Contexto:
Contexto:
Éfeso - contexto (At 20.28-30 “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.”) movidos por vaidade e orgulho.
Paulo está preso nas masmorras da prisão da cidade de Roma, e ele está sendo sentenciado a morte por falsa acusação (2.9, 4.6);
Paulo foi deixado abandonado na prisão por muitos colegas de ministério (1.15, 4.9-10) e deseja ver urgentemente ver seu discípulo e filho amado Timóteo;
Timóteo está em Éfeso, por isso Paulo envia Tíquico para substituí-lo para vir o visitar, e a igreja em Éfeso vem passando por momento de influência da falsa doutrina, deixando Timóteo desanimado com o ministério.
Grande ideia:
Grande ideia:
Paulo dá ordens a Timóteo para se preocupar com a aprovação de Deus e não de homens, ensinando a permanecer fiel a Palavra da verdade a fim de evitar a subversão dos ouvintes, promoção da impiedade e perversão da fé.
Resposta desejada:
Resposta desejada:
Que venhamos a entender a importância da pregação da Palavra da verdade em nossa igreja e de permanecer no fundamento do evangelho.
Estrutura:
Estrutura:
1 – O Bom Testemunho perante Deus (v.14);
2 – O Obreiro Aprovado por Deus (v.15);
3 – O Firme Fundamento de Deus (16-19);
1. O bom testemunho perante Deus (v.14)
1. O bom testemunho perante Deus (v.14)
14 Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.
Recomenda: 2Tm 2.11-13 Fiel é esta palavra…Parâmetro de julgamento!
Dá testemunho solene: Cenário de Tribunal. Deus é o juiz.
INFUNDIR TERROR AO ESTAR DIANTE DE DEUS.
2Tm 4.1-2 - Conjuro-te
As pessoas que estão usando este púlpito, seja lá quem for, estará prestando contas diante de Deus! E como o próprio Cristo diz em Mt 12.36 “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.”
Consequência: evita contendas, ou seja, não é diante de homens que estão ensinando, mas sim diante o tribunal do Deus! “As palavras são minhas!”
Contendas de palavra: Não promove resultados pra vida como a piedade, mas apenas a promoção de si mesmo. Vaidade. E tudo que é vaidade é inútil, e tudo que for inútil é destruído.
Da mesma forma, os ouvintes se destroem por dar ouvidos a essas palavras inúteis.
Subversão em grego é Katastrophe. Como uma cidade que foi atingido por uma bomba nuclear, ou sofreu as consequências de um tsunami ou terremoto.
Não é sem motivo que temos uma geração de adultos apáticos, e jovens imbecis. Vivem para as coisas inúteis dessa vida! Esse, com certeza, é o resultado da má pregação do evangelho em nossas igrejas.
2. O Obreiro Aprovado por Deus (v.15);
2. O Obreiro Aprovado por Deus (v.15);
15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Como, então, diante desse tribunal de Deus, ser aprovado? O que devemos fazer para que alcancemos a aprovação?
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja O Obreiro (2.14–19)
O obreiro precisa apresentar-se primeiro a Deus como aprovado, para depois apresentar-se diante dos homens com eficácia.
1. Como obreiro que não tem de que se envergonhar
Obreiro: é aquele que está pronto para o trabalho. e está preocupado com a edificação da igreja.
- diferente dos polemizadores que não se preocupam com a igreja mas apenas consigo mesmos.
“Aqueles que perturbam a Igreja com suas controvérsias se revelam muito violentos contra seus adversários em virtude da vergonha de se deixarem vencer; e consideram uma desonra admitir haver algo que não conheçam.”
Calvino, J.
Pra isso, trabalha no estudo da palavra, preocupa-se com a vida da membresia da igreja, ama o rebanho, pastoreia seus irmãos tudo isso na Palavra.
2. Como alguém que maneja bem a Palavra da verdade
Manejar bem: Cortar reto! Como um pai que tem um pão e corta em medidas certas para dar cada uma das porções para os seus filhos. Não só conhece, mas aplica corretamente a cada um dos seus membros.
3. O Firme Fundamento de Deus (16-19)
3. O Firme Fundamento de Deus (16-19)
16 Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. 17 Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. 18 Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. 19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
Inúteis: tagarelice, palavra tola, irrelevante. Não edificam em nada! Não promovem uma vida de santidade, obediência e intimidade com Deus.
Profanos: Que profana o que é sagrado. Mundaniza o que é celestial. Carnaliza o que é espiritual.
Evitar, é manter-se longe.
Só penso nos vídeos da internet, pastores de tiktok e profetas do insta, apóstolos de facebook, pregadores de wathzapp. Se o mundo viraliza uma fala de um pastor e aprova, será que isso já nos diz alguma coisa? Imagina seu amigo carnal dizendo: “caramba! gostei do que essa pastor disse” O evangelho não tá preocupado em agradar os homens, e sim a Deus.
Na internet você procura o que você quer ouvir, na igreja fiel a Palavra você escuta o que você precisa ouvir.
Promovem a impiedade: Por ser profano, inútil e mundano, a tendência é gerar uma vida mais profana, inútil e mundana. Quem prega inutilidade, vive inutilidade, e conduz outros a viverem inutilmente.
Cap 3.1-5 “”nos últimos dias”
Pregadores que conseguem cativar o seu público. O diz que o povo quer ouvir, por isso acrescentam mais impiedade!
Cap 4.3-4 “pois haverá tempo”
Estes passarão impiedade ainda maior, como a Gangrena: a morte localizada de células vivas (a partir de infecção ou a interrupção do fornecimento de sangue); Se não for tratada vai continuar a comer a tecido até a eventual morte do paciente.
Exemplo: Fígelo e hermôgenes.
Desviaram da verdade (eram um dos crentes da igreja.)
Pregam: Que não haverá mais ressurreição dos mortos.
Como gangrena, ela corroeu a fé de muitos.
MAS, diante da presença desses impostores, isso não altera o que já foi estabelecido, ou seja, o firme fundamento de Deus. E qual é este selo:
Deus sabe quem são os que lhe pertence e os que não lhe pertence.
Mas os que lhe pertence, devem viver de forma sensata, apartando-se da injustiça para não cair no laço dos enganadores.
Teologia Bíblica:
Teologia Bíblica:
Vemos que, no Jardim do Éden, a Palavra de Deus foi pervertida pela serpente, e isso resultou no alastramento do pecado como um câncer que resultou em contendas, destruição, impiedade e perversão da fé. Deus restaurou a queda do homem por meio de sua própria Palavra que se fez carne, ou seja, seu filho unigênito. Ele foi tentado por Satanás, mas permaneceu na Palavra e foi obediente e permaneceu fiel até a morte, e morte de Cruz. Isso resultou na salvação do seu povo da ira de Deus. E nessa mesma palavra: Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou que devemos permanecer.
Aplicações e Implicações:
Aplicações e Implicações:
A igreja de Cristo se edifica em torno da Palavra. Não em eventos, retiros, viagens missionárias, apresentações de corais, etc, mas sim em torno da Palavra. Pergunte-se a si mesmo: Qual tem sido o meu objetivo de ir a igreja? talvez você se depare com a triste realidade de que você se encontra perdido dentro deste templo.
Deus é o justo juiz, e seu julgamento será baseado nas palavras que você creu! Nas palavras que você depositou a sua esperança! Se dedicou fielmente a anunciar! Não queira, portanto, confiar no seu coração em buscar ouvir o que você deseja, mas o que você precisa ouvir. Reconheça a sua miséria diante do Senhor e o quanto você não passa de um pobre maltrapilho necessitado de pão que só Cristo pode te dar. Se humilhe. Confesse seus pecados e se arrependa! Siga a Cristo! Lembre-se, seu coração é desesperadamente corrupto, você precisa mais de confrontação do que de consolo! Mas de disciplina para o seu coração do que de descanso para os seus ouvidos.
Se você quer a aprovação dos homens, você será infiel a Palavra, mas se você buscar agradar a Deus, você desagradará a homens. Hb 3.13 “Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,”
A internet é o meio em que muitos de nós perdemos tempo ouvindo e vendo coisas inúteis e profanas. A consequência daquilo que consumimos, é ser consumido por elas! Se deixamos ser guiados pela inutilidade, nos tornamos inúteis. Por isso, vamos evitar essas coisas, e ler mais a bíblia, frequentar mais a igreja, orar mais, deixar ser exortado e buscar exortações. Nos estamos cercados pelas influências deste mundo, o que vai nos manter firmes diante dessas distrações?