DESCE DEPRESSA
SEMANA DE EVANGELISMO • Sermon • Submitted
0 ratings
· 60 viewsCompreender os propósitos de Deus para nossa vida diante das dificuldades e nos posicionarmos como pessoas que se colocam à disposição perante a vontade do Senhor.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Antes de pregarmos mais uma vez nesta noite, eu gostaria de valorizar um grupo de pessoas que trabalha nos bastidores desta igreja para que tudo que você experimenta aqui possa acontecer. São pessoas que anonimamente chegam mais cedo, arrumam os banheiros, limpam os bancos, arrumam o som, preparam o lanche, cuidam das crianças, tem a equipe de louvor, a Deus toda honra e toda a glória, mas eu queria que nós dessemos uma salva de palmas a esse povo que trabalha incansavelmente e anonimamente, sem esperar reconhecimento e faz por amor a Deus.
Pois bem, vamos estudar a Bíblia mais uma vez e você já aprendeu comigo que quando abrimos a Bíblia a gente necessita fazer algo, então quando a gente abre a Bíblia a gente faz o quê? A gente ora pastor! Muito bem, então olha para quem está do seu lado, dê uma boa noite para essa pessoa e diz assim para ela, quando a gente abre a Bíblia a gente ora!
Muito bem abra a sua Bíblia em Lucas 19 e vamos falar com Deus mais uma vez.
I) PODE SER A SUA ÚLTIMA CHANCE
A Bíblia começa no versículo 1 dizendo o seguinte: Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Deixe a sua Bíblia aberta e olhe para mim.
Essa é a 1ª e única vez em todo o Novo Testamento que a Bíblia menciona Jesus entrando nesta cidade, Jericó. Ontem eu mencionei que Jericó ficava no meio de dois importantes lugares no ministério de Jesus, Jericó ficava entre o mar da Galiléia e a cidade de Jerusalém, boa parte do ministério de Jesus se passou nestes dois lugares e na passagem de Jesus entre um e outro, invariavelmente Jesus deveria passar por Jericó. Mas, a única vez que a Bíblia menciona Jesus entrando em Jericó é aqui, é quando Ele se encontrou com Bartimeu, que foi o nosso personagem de ontem e Zaqueu, o nosso personagem de hoje.
A Bíblia não afirma e não apresenta outras passagens de Jesus por Jericó, mas ao lermos o restante dos capítulos eu chego a conclusão de que foi a última passagem do Mestre por essa cidade. Foi a última vez que Jesus passaria por Jericó e porquê? Porque logo após Jesus se dirige para Jerusalém, Ele tem sua entrada triunfal em cima de um jumentinho, isso acendeu ainda mais a ira daqueles que o queriam matar, então ele é traído, ele é preso, ele é julgado, ele é condenado, ele é renegado, ele é crucificado, ele é morto, ele é sepultado. Mas ele ressuscitou ao terceiro dia, amém!!!
Porém, aquela seria a última chance de Jericó e dos habitantes daquela cidade. Esta será a 1ª lição que tiraremos dessa história nesta noite. Assim, como para Jericó foi a última oportunidade de se encontrar com Jesus, esta noite talvez seja a sua última chance também. Nós não temos o controle da vida, nós não sabemos o dia de amanhã, não sabemos o que pode acontecer ao sairmos daqui, então vai uma dica, não deixe as oportunidades passarem em sua vida, principalmente quando essas oportunidades se tratarem de salvação, de se encontrar com Jesus. Eu costumo afirmar que o desejo de Deus é que todos se salvem, mas nem todos se salvarão e não é porque Deus não quer, é porque muitos não vão querer. Deus é Deus, e como tal tem poder para fazer todas as coisas, mas há uma coisa que Deus não faz, Ele não te obriga a aceitá-lo. Ele teria poder para isso, mas Deus respeita você e aquilo que você deseja. Eu digo isso, porque eu sei que há um enorme conflito dentro de você nesta noite, talvez você esteja pensando assim: O que esse pastor está falando? Ele não conhece a minha vida, eu nem queria estar aqui, vim porque fiquei sem graça de dizer não para o meu amigo que me convidou. Presta atenção no que eu vou te dizer: Deus quer te salvar, mas isso só vai acontecer se você quiser, se você deixar. Aquela foi a última chance dos habitantes de Jericó, muitos agarraram a oportunidade, mas muitos também deixaram a oportunidade passar, não deixe que essa oportunidade de salvação passe hoje de sua vida.
II) ZAQUEU, MAIORAL DOS PUBLICANOS
Neste lugar Jesus se encontrou especialmente com dois homens e há um paradoxo nisso, pois um era Bartimeu, o outro foi Zaqueu. Um era mendigo, o outro era maioral dos publicanos; um era desconhecido da sociedade, outro era notório; um era pobre, o outro era rico; um teve que se levantar da rua, das calçadas de Jericó, o outro teve que descer de uma árvore de Jericó.
Perceba, você só não se encontrará com Jesus esta noite se você não quiser. Se você é rico Jesus vai ao seu encontro e se você é pobre, Jesus vai do mesmo jeito. Se você é culto ou iletrado, se você é jovem ou adulto, se você é mulher ou homem, pouco importa, Jesus chama a todos e Ele vai ao encontro de todos, sem distinção. Se eu e você não formos para o céu não será por falta de oportunidades.
Zaqueu era o maioral dos publicanos, Zaqueu era um alto funcionário público, coletor de impostos, aliás, ele era chefe da coletoria de impostos de Jericó. Ele trabalhava para o governo romano, tirando do seu povo, mas havia algo muito pior, ele roubava naquilo que ele recolhia.
Zaqueu era ladrão, era corrupto, era lalau. As pessoas em Jericó conheciam a vida de Zaqueu, sabiam as tramoias que ele fazia e Zaqueu pagava de bonzão, de o tal e sabe qual é a incoerência ou a ironia dessa história? A vida prega umas peças na gente de vez em quando, não é verdade? Veja que coisa interessante, qual era o significado do nome de Zaqueu?
III) ZAQUEU SIGINIFICA HONRADO, HONESTO, IRREPRENSÍVEL
Nos tempos bíblicos era muito comum os nomes terem significados, aliás muitos nomes hoje também significam alguma coisa ou remetem a algo. Por exemplo, o nome Daniel significa Deus é meu juiz, o nome Rafael significa, Deus cura, o meu nome, Marcelo significa lindo, bonito, garboso, charmoso, não estou brincando. Mas que significado tinha o nome Zaqueu? Zaqueu significava honesto, ilibado, honrado, irrepreensível. Entendeu a ironia aqui? O nome de Zaqueu era uma antítese daquilo que Zaqueu era na realidade.
Zaqueu era uma pessoa importante em Jericó, talvez o que chamaríamos hoje de Superintendente da Receita Federal de Jericó na época, talvez formado em direito tributário, talvez fosse até professor dessa área na UNIFJER, o que é UNIFJER pastor? É a Universidade Federal de Jericó, mas era um ladrão, as pessoas sabiam que ele era um ladrão.
Quando Zaqueu andava na rua o povo dizia assim, ladrão, ladrão, ladrão. Olha aqui, eu quero dar um recado agora só para os adventistas presentes nesta noite, se você não é adventista, faz o seguinte, fecha os ouvidos e finge que não é com você, pois eu vou dar um recadinho só para os adventistas.
Meu irmão, a gente como adventista tem que viver como tal. Tem gente que é crente e não parece crente. Usa roupa que não é de crente, não se porta como crente, não fala como crente, não age como crente. Está na hora da gente ser crente de verdade nesse mundo, quantas pessoas estão se perdendo pelo nosso mau testemunho ou quantas pessoas estão se perdendo porque eu não ajo como adventista? Tem gente que é adventista só na igreja, não é verdade? Na igreja é glória, aleluia, mas quando chega em casa, o capeta incorpora, grita com a mulher, bate nos filhos, chuta o cachorro, é um inferno. E no trânsito, no trânsito o adventista fica possuído, olha, deixa eu te dar um conselho, se você estiver no trânsito e alguém te fechar, xinga o cidadão biblicamente, faz assim oh, alguém te fechou no sinaleiro, você xinga: Hipócrita, sepulcro caiado, raça de víbora. Seja crente meu irmão.
Zaqueu tinha um nome que não condizia com aquilo que ele infelizmente era. Mas, sua história foi mudada a partir de uma atitude, pois no próximo verso diz o seguinte.
IV) PROCURAVA VER QUEM ERA JESUS
Aqui neste texto tem algo bom e algo ruim e que tem tudo haver conosco. Sabe o que? A Bíblia diz que Zaqueu era ladrão, isso é ruim, mas mesmo sendo ladrão, Zaqueu queria ver a Jesus. Isso em certo sentido nos representa também. Entendam, eu não estou chamando ninguém de ladrão, mas também a gente não é nenhum santinho, não é verdade? Zaqueu tinha os seus pecados, assim como nós também temos, mas isso não o impediu de querer ir até Jesus, e aí está o lado bom da história. Não há nada por mais grave que você tenha cometido, que o impeça de ir até Jesus (começar a história de Paulo e parar no meio). Nós somos bons e maus, esta é a nossa luta, mas somente Jesus é capaz de nos transformar.
Zaqueu se tornou mais na frente um ex-ladrão, um ex-corrupto. Sabe que no céu nós teremos muitos ex’s, é ex-fofoqueiro, ex-mentiroso, ex-adúltero, ex-bêbado. Este lugar é o lugar da transformação do mal em ex. A história hoje que pregam por aí e está completamente errada, tem gente que diz que Jesus me aceita como eu sou e pronto, não precisa mudar, porque Jesus aceitava todo mundo, aqui nesta afirmação há um fundo de verdade e um fundo de mentira também né? É verdade que para ir a Jesus, nós devemos ir como estamos, a coisa mais errada é achar que para ir até Jesus, eu preciso mudar a minha vida primeiro, pois enquanto você achar que é você que muda, isso não vai acontecer nunca, pois a lógica correta é, você vai até Jesus e é Ele que muda você. Você vai do jeito que você está, mas diante de Jesus, uma mudança haverá.
V) ZAQUEU CORREU
A Bíblia diz que Zaqueu correu para Jesus, você alguma vez já viu um rico correndo desesperado. Você já pode ter visto um rico correndo porque estava fazendo exercício físico, mas rico correndo no meio da rua, duvido. Rico não corre, quem corre é pobre. A gente é que anda pela rua igual um desesperado, com medo de ser assaltado. Rico anda elegante, passinho um atrás do outro.
Zaqueu não corria, ele não corria para coletar impostos, ele não corria para resolver um problema particular, Zaqueu só correu para uma coisa, para se encontrar com Jesus. Quando se trata de salvação a decisão não é nem para hoje, é para ontem meu irmão. Tem gente que diz assim, não, deixa quieto esse negócio de batismo, ano que vem eu me batizo, quando a vaca tossir eu me batizo. O indivíduo passa anos na igreja e sempre empurrando com a barriga um assunto que é de vida ou morte, e estou falando de vida e morte eterna. Acorda povo, Jesus está voltando, você acha que tem muito tempo ainda é?
Tem gente que corre para tanta coisa na vida, mas para Jesus é aquela lerdeza. Quando se trata de salvação você precisa correr, suar a camisa espiritual. Você já viu aqueles jovens na balada, cheios de energia? Passam a noite inteira naquele negócio e quando amanhece o dia, ainda reclama que acabou, que podia ter mais um pouco. Aí esse jovem se converte, vai para a igreja e na primeira vigília o indivíduo está lá morgando. Parece que foi batizado no suco de maracujá meu irmão, toma vergonha. Tem iniciativa para as coisas de Deus, deixa de ser lerdo, TENHA ENERGIA! Diga isso para a pessoa do seu lado, sacode ela aí e diga assim: Irmão deixa de ser mole!!! Acorda!!!
VI) SUBIU EM UM SICÔMORO
Você sabe o que é um sicômoro? Sicômoro é uma árvore, a Bíblia poderia ter só mencionado isso, você não acha? Zaqueu subiu em uma árvore para ter com Jesus, mas ela menciona que era um sicômoro. Esse negócio devia ser uma árvore muito importante, imagina, para a Bíblia definir que árvore era essa? Eu fiquei curioso e fui pesquisar para saber o que é um sicômoro e sabe o que eu descobri? Que sicômoro é uma figueira selvagem, uma figueira de 2ª linha, uma figueira que nem os frutos servem para serem comidos. Sicômoro não serve para nada, as vezes essa planta dá tão pouca folha, que não presta nem para fazer sombra.
Zaqueu era um homem rico, importante em Jericó, ele não saiu correndo para ver Jesus e quando se deparou com um sicômoro disse assim: Mas gente um sicômoro? Não, um sicômoro não, eu me recuso em subir em uma árvore tão insignificante, por que não plantaram uma árvore melhor aqui? Sabe o que eu aprendo com isso?
Quando se trata de salvação a gente não tem que ficar dando desculpas, a gente tem que se agarrar as oportunidades que aparecem mesmo que não sejam as mais favoráveis. Tem gente que é mestre em dar desculpas e reclamar em tudo na vida. Se não tem um sapato novo reclama e esquece que tem gente que nem tem pé. Tem gente que reclama que tem que trabalhar na 2ª feira e quanta gente está desempregado por aí? Tem gente que arruma um monte de desculpas para não vir a igreja, ou o que é pior para se batizar. Quais são as desculpas que você está se agarrando para não tomar a sua decisão?
Aquele sicômoro não estava ali plantado por acaso, você não acha? Alguém plantou aquela árvore, mas afinal quem plantou? Pergunte para a pessoa do seu lado, pergunte para ele: Quem plantou? Ei, quem plantou?
Olha para mim e entenda, Deus plantou aquele sicômoro e sabe porquê? Porque Deus sabia que o baixinho do Zaqueu anos depois de plantada aquela árvore, iria precisar subir nela para ver Jesus. Deus já tem a solução para a sua vida, muito antes do problema aparecer. Se você está postergando uma decisão com Cristo com medo de perder o seu emprego, Jesus já providenciou a solução muito antes do problema, basta você confiar meu irmão.
Conclusão
Conclusão
Vamos ler os versos finais, versículos 5 a 8. Para finalizar a mensagem desta noite eu gostaria de me ater as palavras do versículo 8 que afirmar que quando Zaqueu desceu da árvore e encontrou-se com Jesus, ele resolveu restituir tudo aquilo que havia defraudado, roubado. Zaqueu resolveu ser uma bênção na vida das pessoas. Duas coisas precisam ser destacadas para a gente terminar.
Zaqueu quando subiu naquela árvore ele queria um milagre, mas o que ele não sabia é que ele seria o próprio milagre. Talvez nesta noite você entrou nesta igreja esperando receber um milagre de Deus e isto é justo, não há nada de errado com isso, mas mais do que te dar um milagre, Deus quer transformar você em um milagre. Pois quando nos tornamos um milagre de conversão, uma conversão genuína, nós acabamos por nos tornar uma bênção na vida de outras pessoas também, foi isso que aconteceu na vida de Zaqueu e é isso que pode acontecer na sua vida, você pode ser um milagre para sua família, para seu esposo, para seus filhos.
Apelo
Apelo