Problema, graça e missão
Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
A Critica dos Fariseus
A Critica dos Fariseus
O Capitulo 12 apresenta três situações nas quais os fariseus se opõe a Jesus e aos seus discipulos.:
1- v.1-2: por ser sábado, os fariseus criticam os disvipulos de Jesus de colher espigas e comer devido a fome. Aos seus olhos não era lícito fazer isto num sábado;
2. v.9-10: após sair do campo, Jesus e seus discipulos entraram numa sinagoga onde curou um homem com a mão ressequida. E então os fariseus lhe questiona: "é lícito curar no sábado?". [a pergunta tem a ver com as duas escolas interpretativas daquela época, Shami e Hillel. uma mais severa e outra mais moderada. A de shammai, a mais severa era a predominante, porém JEsus representava naquele contexto a de Hilel].
3. v22-24: já em outro local trouxeram a Jesus um homem endemoniado, cego e mudo. Jesus o curou/libertou. Levando a mutidão presente a considerar que Jesus era o Filho de DAvi, o Messias prometido, que veio libertar os opromidos do diabo. No entanto, os fariseus mesmo diante das palavras de Jesus e dos milagres de Jesus lhe resistiu e afrontou dizendo à multidão: "Este não expulda demonios senao pelo poder de Belzebu (senhor das moscas), o maioral dos demômios."
A Resposta de Jesus
A Resposta de Jesus
v.3-8: Jesus respondeu a primeira critica denunciando que ou os fariseus não conheciam tão bem assim a biblia hebraica ou estavam de proposito ignorando textos que não justificavam a critica feita.
v.11-13: Jesus respondeu a segunda pergunta, questionado-os sobre qual deles não faria nenhum esforço para tirar uma de suas ovelhas de uma cova. E então aarematou, se vocês fariam isto por uma ovelha quanto mais vale a vida d eum ser humano. Então sim é lícito fazer o bem no sábado.
v.25-27: Jesus respondeu a terceira acusação demonstrando que ela era ABSURDA (v.25-26), INCONSISTENTE (v.27), OBSCURECE A REAL SITUAÇÃO (v.28-30), IMPERDOAVÉL (v.31-32) e expões a MALIGNIDADE DE SEUS ACUSADORES (v.33-37) // Cl2.15 e Ap12.5,9-12