Nunca aceite qualquer glória

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Nunca aceite gloria para si

2Coríntios 12.1–10 BEARA
Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas. Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne,mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
Essa carta não é somente uma carta em defesa do evangelho, mas essa carta também uma defesa do próprio apostolado de Paulo.
Paulo passou 1 ano e meio na cidade de corinto, onde ele planta uma igreja bem promissora. A igreja de Corinto é a igreja que Paulo mais amou, ao passo que foi a igreja que mais lhe fez sofrer. Uma igreja que embora era uma igreja muito rica, com recursos, não pagou o salário de Paulo, enquanto ele era pastor ali.
Foi necessário que as igrejas pobres ali da macedônia ajudasse Paulo a ser pastor ali da igreja de Corinto. E quando Paulo sai de Corinto e vai pra Éfeso onde ele ficou 3 anos, ele então escreve essas 2 cartas, de 1 coríntios e 2 corintios.
Essa carta de 2 corintios trata de coisas que não foram tratadas em outras cartas de Paulo, como por exemplo, doutrina da nova aliança, doutrina da reconciliação, as suas experiências de sofrimento e algumas coisas mais particulares de Paulo.
A questão é que o Apostolado de Paulo estava sendo questionado ali em corinto. Falsos apóstolos estavam lá dizendo que Paulo nem apóstolo era, como se Paulo não tivesse conhecido com Jesus ou até mesmo andado com Jesus. Ele nem experiência fortes com Jesus ele tem.
Paulo então ele fica constrangido porque ele não quer gloriar de nada, Paulo não quer aparecer com nada.
2Coríntios 12.1 BEARA
Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor.
Paulo não quer se gloriar.
Falar do Catecismo de Whestminster

Humildade de Paulo

2Coríntios 12.2–4 BEARA
Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
Paulo ele falava de si proprio porem na 3ª pessoa do singular.
2Coríntios 12.5–6 BEARA
De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas. Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve.
Paulo ensina aqui que, ele se gloria na fraqueza, pois quando passamos por lutas e provações, é o cuidado de Deus em nós para nos aperfeiçoar.
Por que se acaso ele se gloriar na fraquesa, não estara gloriando a si proprio, mas a Deus que nos ensina na prova.

Deus faz coisas em nós para que nós mesmo não nos glorie

2Coríntios 12.7 BEARA
E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne,mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
Esse assunto sobre o espinho na carne de Paulo, tem sido a varios anos dicutido entre os acadêmicos, os estudiosos. Não há um consenço, porém há duas linhas bem coerentes sobre esse espinho:
1ª Em Galatas 4 vai dizer que Paulo pregou o evangelho pela primeira vez na galácia na sua primeira viajem missionaria (Antioquia da Pzidia, Icônio, Derby e Listra) com uma infermidade física. Porém não consta na biblia que Paulo saiu doente de Antioquia da Síria, mas consta a biblia que Paulo chegou doente la nas montanhas da província da Galácia.
Faz crermos então que Paulo pega essa doença fisica no caminho. E segundo a arqueologia e os estudiosos que perto da Panfília, onde João Marcos abondona os 2 missionarios, Paulo e Barnabé e retorna pra casa de sua mãe, era uma região pantanosa, alagadissa e com forte incidencia de Malária. E é muito provavelmente que Paulo pega uma Malária, ali nessa região sobre pras montanhas e chega la doente. E a malária da uma dor de cabeça insuportável, que atingia inclusive a visão. E parece que de fato Paulo tinha um problema em sua visão, pois quando se analisa os pergaminhos escrito por paulo desde então eles estão com a letra bem fora do padrão de escrita.
Há também uma 2ª linha que vai dizer que o espinho na carne de Paulo era Defender seu apostolado. Sempre Paulo estava defendendo seu ministério.
Mas quero propor uma 3ª Linha baseados em grandes Pastores Teólogos que dizem que não importa oq ue era o espinho na carne de Paulo. Porque esse espinho era nele. Importa o espinho colocado em nossa Carne. Porque?
2Coríntios 12.7 BEARA
E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne,mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
Foi colocado o espinho para não se ensoberbecer.
O diabo trabalha 24H por dia para fazer de nós um pavão. Você é bom de mais, você é o centro do coração de Deus, você canta de mais e etc.
A questão é que nem sempre Deus nos conta o porque estaos passando por algumas situações. Como por exemplo:
Jó perguntou para Deus 16 vezes porque. Porque estou sofrendo, porque minha dor não cessa? Porque eu enterrei meus filhos? Porque não morri nov entri da minha mãe? Porque não morri ao nascer? POrque o senhor não me mata de uma vez? E Deus não respondeu nenhuma dessas perguntas.
Mas tem hora que Deus rompe o silencio e nos diz o porque nos estamos passando por algumas lutas em nossa vida.
Deus revelou a Moises porque ele não ia entrar na terra prometida, Revelou a Josué porque o exercito dele sofreu uma grande derrota na cidade de AI
E ele disse também pra Paulo.
Pra não se engrandecer, não se ensoberbecer. Aparar as pontinhas.
Falar da vida de um seminarista

Deus não nos censura ou nos recrimina por pedirmos livramentos no sofriemento.

2Coríntios 12.8 BEARA
Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
Temos na biblia mais Salmos (Canticos) de lamento do que de Louvor.
O srofrimento na vida do Crente é pedagógico.
Deus trabalha em nós pra depois trabalhar através de nós.

Os problemas, sofrimento, é uma Dadiva de Deus para nós.

Para vermos o cuidado e o trabalhar de Deus, aperfeiçoando a nossa vida.
O espinho na nossa carne é nos fazer humilde e sempre reconhecermos o tamanho do nosso Deus.

Deus nos conforta em meio ao sofrimento

2Coríntios 12.9 BEARA
Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
A vida cristã é balanciado com o sofrimento e a Glória.
O mundo valoriza o prazer, as conquistas, o sucesso e etc.
a Biblia no ensina a valorizar a renuncia, o sofrimento, a paciencia, o sacrificio.
aqui tem cruz, mais tem coroa, aqui tem luta, mas tem vitoria, aqui tem sofrimento mas também tem refrigério.
Exemplo:
Paulo perseguido la em damasco, foi rejeitado la em Jerusalem, foi esquecido em tarso, apedrejado em Listra, foi açoitado em Filipos, foi escurraçado de Tesalônica, foi enxotado de Bereia, foi chamado de tagarela em atenas, foi chamado de impostor em corinto, enfrentou feras em Éfeso, foi preso em Jerusalem, foi acusado em Cesaréia, enfrentou naufrágio indo para Roma, foi picado por uma cobra em Malta, foi preso mais uma vez e algemado em Roma. Onde Paulo passa é luta, é sofrimento.
E em meio a luta e sofrimento paulo escreveu as mais lindas cartas ja escritas em toda a humanidade.
Paulo esta ensinando que pra cada prova que nós passamos, há uma graça suficiente para nós.
Tiago 1:2-3 vai dizer que nós temos motivos de alegria por passar por varias provações.
Várias aqui no grego é Poikilos: Policromatica, varias cores
Ai em 1Pedro 4: 10-11 ele vai falar da Multiformegraça de Deus.
que no grego Multiformegraça tambem foi colocada a palavra Poikilos, policromatica, varias cores
ou seja, pra cada prova uma graça diferente para sustentar você.

Devemos sentir o cuidado de Cristo em meio as tempestades da vida

2Coríntios 12.10 BEARA
Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
Devemos sentir o cuidado de Cristo em meio as tempestades da vida.
João calvino tinha dezenas de doenças. A maioria de suas obras foram escritas deitado em cama doente, ditando pra um secretario do lado. Calvino não murmurou mas sempre perguntou pra Deus, Até quando senhor
David Brainer um dos maiores missionarios da historia pós o fechamento do cânone. Morreu com 29 anos morreu com tuberculose
John Bunyan, o escritor de o Peregrino, 14 anos preso, pelo crime de pregar o evangelho
Policarpo 86 anos de idade condenado a fogueira, o carrasco disse pra ele negar a Cristo e então o livraria da foguei e ele disse, “meu Deus nunca me fez mau, porque eu o negaria?” morreu queimado dizendo, “Pai, perdoa porque eles não sabem o que fazem”
É em meio as nossas fraquezas que o poder de Cristo se aperfeiçoa em nós
Quando estamos fracos, é então que somos fortes em Cristo Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more