A beleza da Cruz
Notes
Transcript
Gálatas 6.14–15 (BEARA)
Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
Sumário de Teologia Lexham (Morte de Jesus)
A morte de Jesus por crucifixação foi um evento histórico divinamente ordenado pelo qual ele amorosamente realizou a expiação, comprou a liberdade do cristão das amarras do pecado, ganhou sua justificação diante do Pai, e triunfou sobre a tirania de Satanás.
Houve uma compreensão da parte de Paulo na mensagem da Cruz, desde o A.T percorrendo a história e nos alcançando nos dias de hoje.
A morte de Jesus Cristo é de importancia central para a fé cristã. Através da morte de Cristo, os pecadores são reconciliados com Deus e com seus semelhantes. Paulo resume o evangelho como ``a mensagem da cruz``.
Há glória na cruz
Paulo usa a palavra gloriar, percebemos que ele usa essa mesma palavra que advem do grego καυχάομαι (kauchaomai) diversas vezes em varias cartas como exemplo em 1Co 1.31 “para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” Tambem em 2Co 11.30 “Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.” Nos dois exemplos ele utiliza a mesma palavra, e a intenção aqui é dizer que dele mesmo ela não se gloria, mas sim da Cruz.
Em Romanos podemos perceber a intensidade do amor pela cruz do apóstolo.
Rm 6.6 “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;”
Paulo entende que o pecado foi crucificado com Cristo e que com isso não sirvamos mais o pecado como escravos, mas pela Cruz sejamos livres.
O comentário bíblico Popular diz: Paulo não se gloriava na carne dos homens, mas na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Naquela cruz, o mundo morreu para Paulo, e Paulo, para o mundo. Quando uma pessoa é salva, o mundo diz-lhe adeus, e ela diz adeus para o mundo. Ela é inútil para o mundo, porque já não tem interesse nos seus prazeres passageiros; o mundo perdeu sua atração para ela porque achou alguém que a satisfaz plenamente. Findlay afirma: “O homem já não pode confiar no mundo, nem se gloriar nele ou lhe prestar mais homenagem. Sua glória já lhe foi tirada e não tem mais poder para o encantar ou dominar”. Por isso, a cruz é uma grande barreira ou linha divisória entre o mundo e o filho de Deus.
2. O mundo odeia a cruz
O mundo está sujeito a Jesus como diz a palavra em 1Co 15:27 “Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.”
Em Jo 15:18-19 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.” “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.”
Paulo tem um entendimento profundo sobre a Cruz de Cristo e a importância de se viver para Cristo, sabendo que a amizade com o mundo é inimizade com Deus.
Aplicação: Não somos desse mundo, estamos apenas de passagem, e se o mundo está crucificado para nós pq vivemos preocupados e ansiosos com as coisas desse mundo?
Em todas as áreas de nossa vida precisamos nos gloriar na cruz de Cristo para viver uma vida que agrade nosso senhor.