Somos membros da casa do Pai
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Ef 2.19-22 “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.”
Hoje falaremos sobre sobre esse texto onde o apóstolo Paulo fala sobre Unificação - o que judeus e gentios são em Cristo. Veremos 3 figuras dentro do texto onde é possível ilustrar a unidade de crentes judeus e gentios na igreja.
Paulo fala sobre uma nação. ``Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos``(2.19a)
Israel era a nação escolhida de Deus, mas eles rejeitaram seu redentor e sofreram as consequências disso. O reino foi tirado deles e dado a outra nação (Mt 21.43). Essa outra nação é a igreja (1Pe 2.9).
O pecado dividiu a humanidade, mas Cristo faz dela uma nova nação. Todos os crentes das diferentes nacionalidades formam a nação santa que é a igreja. Francis Foulkes diz que em relação ao povo da aliança de Deus, os gentios eram xenoi e paraikos, “estrangeiros” e “imigrantes”, isto é, pessoas que, ainda que vivessem no mesmo país, tinham, contudo, os mais superficiais direitos de cidadania.
2. Paulo fala sobre uma família (2.19b)…``e sois da família de Deus``.
Pela fé, entramos para a família de Deus, e Deus tornou-se nosso Pai. Essa família está no céu e também na terra (3.15). Os crentes vivos na terra e os crentes que dormem em Cristo no céu; não importa a nacionalidade, somos todos irmãos, membros da mesma família. Não deve haver mais barreira racial, cultural, linguística nem econômica. Somos um em Cristo. Temos o mesmo Espírito. Fomos salvos pelo mesmo sangue. Temos o mesmo Pai. Somos herdeiros da mesma herança. Moraremos juntos no mesmo lar.
A palavra família aqui no grego é οἰκεῖος - oikeioi que significa membro da casa, aqui o sentido é ser um membro da família, uma pessoa que compõe o agregado familiar.
Vemos p. ex Paulo usando a mesma palavra em Gl 6.10 “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”
3. Em terceiro lugar, Paulo fala sobre um santuário Ef2.20-22 “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.”
No livro de Gênesis, Deus andou com seu povo (5.22,24; 6.9). No livro de Êxodo, Deus decidiu morar com seu povo (25.8). Deus habitou no tabernáculo (Ex 40.34–38) até que os pecados de Israel afastaram a glória de Deus do tabernáculo (1 Sm 4). A seguir, Deus habitou no templo (1Rs 8.1–11). Mas, novamente, Israel pecou, e a glória do Senhor abandonou o templo (Ez 10.18,19). Deus, então, habitou no corpo de seu Filho (Jo 1.14), a quem os homens despiram e pregaram na cruz. Hoje, por meio de seu Espírito, Deus habita na igreja, não no templo de pedra (At 7.48–50). Ele habita no coração daqueles que confiam em Cristo (1Co 6.19,20) e na igreja coletivamente (2.20–22).
O santuário é edificado sobre a verdade revelada de Deus: o fundamento dos apóstolos (2.20). A igreja descansa sobre o acontecimento totalmente único de ser Cristo seu centro, mas na qual os apóstolos e profetas — na plenitude do Espírito, e guiados por ele, e fazendo suas obras em intimidade única com Cristo — tiveram uma participação indispensável e intransmissível. Aos apóstolos e profetas, a Palavra de Deus foi revelada de modo único (3.5). Por terem recebido, crido e testemunhado essa palavra, eles foram o início da construção sobre a qual outros deveriam ser edificados (Mt 16.16–18). O alicerce desse santuário é o próprio Cristo, e não Pedro (2.20b). Cristo é quem dá à igreja unidade e solidez. Somos ainda um templo inacabado. Estamos ainda sendo edificados (2.22).
A palavra grega aqui para edificados é ἐποικοδομέω: ser construído sobre - a ideia é que somos construídos sobre Cristo que é nossa rocha.
Só depois, no novo céu e na nova terra, ouviremos a voz: “O tabernáculo de Deus está entre os homens” (Ap 21.3).Francis Foulkes tem razão em dizer que a igreja não pode ser considerada um edifício terminado enquanto não chegar o dia final, quando o Senhor virá. Ela está crescendo mais e mais até que venha a ser o que está no propósito de Deus. A igreja cresce não como um edifício de pedras mortas, mas com um crescimento orgânico de pedras vivas (1Pe 2.5). Esse edifício cresce como um corpo (4.15). Esse edifício cresce para se tornar um santuário dedicado ao Senhor. Vale ressaltar que a palavra grega usada para santuário aqui não é a palavra comum para santuário, hieron, referindo-se ao templo e suas dependências de uma forma geral, mas a palavra naos, “o santuário interior”, ou “santo dos santos”. O templo, nos dias do Antigo Testamento, quando era considerado naos, era acima de tudo o lugar especial do encontro de Deus com seu povo. Era o lugar em que a glória de Deus descia e se manifestava pela sua presença. Cristo, ao vir à terra, tornou obsoleto o tabernáculo, templo feito por mãos de homens. Ele mesmo tornou-se o lugar de habitação divina entre os homens (Jo 1.14). E esse templo já não está mais entre os homens, pois Deus, agora, procura para sua habitação homens e mulheres regenerados pelo seu Espírito.
A palavra pedra angular do grego ἀκρογωνιαῖος quer dizer a primeira pedra colocada na construção de um edifício no canto externo onde duas paredes de alvenarias se encontram.
Vemos em At4.11 “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.” e tmabém o profeta Isaias falando sobre Jesus ser a pedra angular, Is28.16 “Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.”
É Jesus colocado como o princípio de todas as coisas e o fim delas, Ele é a nossa rocha, o filho amado do Deus pai.
Aplicação:
Para participar de todas essas promessas de Deus você precisa de Jesus meu irmão, precisa entregar sua vida a Ele e ser parte da sua famíla, Ele tem um lugar para você nessa família.
Não somos mais estrangeiros nesse mundo, temos um lugar para descansar quando tudo isso acabar, somos uma família, partícipes da mesa do Senhor por causa de Cristo.
Devemos tomar posse do que Deus fez por nós, fomos edificados para habitação de Deus no Espírito