O Senhor dos recomeços

Exposição do Evangelho de Mateus   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

1 1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; 3 Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; 4 Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; 5 Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; 6 Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; 7 Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; 8 Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; 9 Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; 10 Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; 11 Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; 13 Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; 14 Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; 15 Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. 16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

INTRODUÇÃO

Como você se apresenta? Como você apresenta sua família? Quem são as pessoas que você liga você?.
O Senhor da História
Mateus quer mostrar que Jesus é o novo de Deus. Jesus é o Cristo, o filho de Abraão, e o filho de Davi.
Jesus é o filho de Abraão
Deus havia prometido que todos seriam abençoados através dele; Deus firma uma aliança em que através da semente de Abraão, o mundo seria abençoado e a mão de Deus alcançaria quem quer que fosse
Jesus é o filho de Davi.
Quando Davi quis construir um templo, Deus não o permitiu, mas o enviou a seguinte mensagem:
2 Samuel 7:12–16 RA
Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.
Desde então Israel espera por aquele que vai ser ungido o Rei para sempre; em hebraico Messias e em grego, Cristo.
Mateus abre o evangelho nos afirmando claramente que Jesus é o esperado e vai mostrar a partir de agora suas credenciais, sua genealogia.
Essa genealogia segue o padrão de genealogias da época: Existem saltos geracionais, a palavra “gerou” não indica necessariamente o filho, pode ser neto, bisneto e aí por diante. O que são destacados aqui são as figuras mais proeminentes dessa família e Mateus as organiza em 3 grupos de 14 gerações que acompanham a própria história de Israel:
de Abraão Até Davi; De Davi ao Exílio; Do exílio aos dias de Jesus.
O Exílio é um evento importante também pois quando Deus disciplina seu povo por quebrar sua aliança e não obedecer seus mandamentos, eles são expulsos de isreal, jerusalém é destruída e pairava no ar o questionamento se a história iria parar por ali. Mas é nesse contexto que Deus havia prometido uma nova aliança em
Jeremiah 31:31–35 NTLH
O Senhor Deus diz: — Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Embora eu fosse o Deus deles, eles quebraram a minha aliança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: “Procure conhecer a Deus, o Senhor.” Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais importantes como as mais humildes. Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades. Eu, o Senhor, estou falando. O Senhor fez o sol para ser a luz do dia, a lua e as estrelas para brilharem de noite. Deus faz o mar ficar bravo e faz rugir as suas ondas; o seu nome é Senhor, o Todo-Poderoso.
Saltam aos olhos algumas coisas aqui:
O controle de Deus sobre toda a história. Essa linha geracional comprova a soberania do Senhor em preservar seu povo. Muitos povos surgiram e foram exterminados; se perderam. O Senhor preservou seu povo ao governar toda a história
A fidelidade de Deus à sua aliança com Davi. Aqui o número 14 importa. No alfabeto Hebraico, as letras tem valores numéricos, e o Nome Davi é composto por três consoantes, o dálet e o vav. o dálet vale 4 e o vav vale 6. 14 é o valor numérico do nome Davi. Mateus organiza esses três conjuntos de 14 pra enfatizar como Jesus é o filho de Davi, o Rei esperado que traria salvação e libertação para Israel. Pra dizer que a história não havia acabado no exílio, mas o Senhor é o Rei da história e o Rei chegou entre nós. É um novo começo.
2. O Senhor dos homens quebrados
A escolha das primeiras palavras de Mateus no primeiro versículo importa muito. quando Mateus escreve Livro da Genealogia, Mateus está emprestando a mesma expressão que foi utilizada por Moisés para marcar o livro de Gênesis. A expressão “essas são as gerações…, ou essas são as origens” acontecem 10 vezes em gênesis, sempre introduzindo uma nova história. É justamente essa expressão que Mateus utiliza-se para iniciar a história de Jesus Cristo. Jesus dá origem a uma nova história para todos aqueles que se encontram com ele. E o bonito é que ao dizer isso, somos levado ao passado, e vemos o que Deus fez na história de homens que encontraram com ele.
esperaríamos encontrar uma fonte de virtude por aqui, mas quando chegamos perto não é o que vemos. Vemos que a história que leva ao nascimento de Cristo Jesus veio através de homens quebrados.
Abraão: pai da fé? Sim. Mas também um idólatra: Josué 24.2
Joshua 24:2 RA
Então, Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses.
Jacó. Se aproveitou do seu irmão num momento difícil para conseguir o direito de primogenitura; fez um conluio com a mãe e enganou o pai. É um homem de caráter fraco e conhecido como enganador. E o próximo? José?
Judá. Um homem com uma das histórias mais terríveis de gênesis.
Perez: Filho de Judá com sua nora
Boaz: homem bom, israelita. Mas ousa casar com uma moabita, do povo inimigo:
Davi: esperaríamos que o destaque seria como o homem segundo o coração de Deus. Aqui o que é ressaltado é o adultério e assassinato que Davi cometeu. Davi tomou para si bate-seba e mandou matar o seu marido. Urias. Num escândalo no palácio real. Mas mesmo assim Deus age na história e preserva a linhagem de davi. O próximo, naturalmente seria seu primogênito, não é?
Salomão. Não é o primogênito de Davi, mas é aquele que é filho do relacionamento que começou com o adultério.
Manassés, filho de Ezequias: 2Reis 21.6
2 Kings 21:6 RA
E queimou a seu filho como sacrifício, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e tratava com médiuns e feiticeiros; prosseguiu em fazer o que era mau perante o Senhor, para o provocar à ira.
Amom, filho de Manassés, outro rei perverso.
José: Um homem de uma periferia, ele vai se casar com uma moça e essa moça engravida.
O Senhor dos improváveis
As genealogias da época aparecem apenas homens, o diferente aqui são as mulheres. e isso merece nosso destaques, pois eram pessoas relegadas à segunda categoria;.
Das 5 mulheres citadas, 4 eram estrangeiras. Nenhuma das 5 está isenta de olhares suspeitos sobre elas.
E isso é um soco no estômago de toda a religiosidade legalista, que
TAMAR
A história é a seguinte: Judá, filho de Jacó, contrariou os preceitos do Senhor e se casou com uma estrangeira. Isso teve impactos teríveis na vida dos seus 3 filhos. Seu primogênito, chamado de Er, casou-se com Tamar. Mas a bíblia nos conta que ele era mau perante os olhos do Senhor, e Deus o matou. Tamar, por ser viúva e sem filhos, tinha o direito de casar-se com o irmão de Er, um homem chamado Onã, para que tivesse um filho e esse filho desse continuidade à linhagem de Er. Acontece que Onã também era mau perante o Senhor e mesmo tendo relações sexuais com Tamar, o texto nos diz que ele derramava seu sêmem no chão para que tamar não engravidasse. Senhor se irou e Onã morreu. Judá, ao invés de dar Tamar ao terceiro filho, Selá, mandou-a embora e estava a culpando pela morte dos outros dois. Prometendo dar em casamento mas não o fez. o TEMPO passou, e Judá foi à região onde Tamar esperava. Ela se fez de prostituta, pegou as coisas dele e depois entregou o rapaz. Ela é mais justa do que eu.... E Deus a inclui na geneaologia do Senhor.
RAABE
Raabe nos é apresentada em Josué 2.1
Joshua 2:1 RA
De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.
prostituta, dona de hospedaria, creu no Senhor e da cidade que estava destinada à destruição, essa mulher foi salva e incluída no povo de Deus. Ao contrário de muitos que eram do povo de Deus e não creram, ela creu!
Hebrews 11:31 NTLH
Foi pela fé que Raabe, a prostituta, não morreu com os que tinham desobedecido a Deus, pois ela havia recebido bem os espiões israelitas.
RUTE
Rute era uma moabita. Um povo inimigo e pagão a tal ponto de a própria lei de Moisés proibi-los de entrar na assembléia do Senhor Dt 23.3
Deuteronomy 23:3 RA
Nenhum amonita ou moabita entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor, eternamente.
Ela se casa com um homem que veio fugindo de Israel. Seu marido morreu, seu sogro, morreu, seu cunhado morreu. Ela e a sogra somente estão a ponto de se separar, mas ela decide ir para Israel, era uma viúva e pobre, e foi resgatada por Boaz.
AQUELA QUE FOI A MULHER DE URIAS
não tem nem nome
Maria
uma adolescente que engravida e alega ter tido uma visão assombrosa.
-
As histórias acima só comprovam que nosso Deus é o Deus da graça, e o Deus dos recomeços. O Deus que faz um rio no deserto da destruição e age na história da humanidade, e age na históra de mulheres improváveis, homens quebrados, pois todos necessitam da graça dEle.
Todos estão iguais e distanciados de Deus por conta da sua própria maldade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more