O convite da graça
Pregações • Sermon • Submitted
0 ratings
· 45 viewsDeus expõe sua vontade, sua criação mais primaz foi prejudicada pelo inimigo. Porém, essa separação, embora seja um duro golpe para o homem, Deus não o deixou, mas preparou um convite gracioso e propiciou a reconciliação. Nossa vida comprometida é restaurada e, uma nova criatura é formada pelo agir misericordioso na cruz do calvário. Mas aqui está uma réplica da bondade de Deus proferida por Jesus - vinde a mim...
Notes
Transcript
Is 55 1-13.
Introdução
1. Se popularisou a frase “se conselho fosse bom não se dava, se vendia”. Mas, porque quando somos convidados para uma festa nos alegramos? Primeiro, porque a comida é de graça, vamos comer e beber de graça, mas, segundo, porque somos considerados como alguém que deve gostar de estar ao nosso lado.
2. Israel foi escolhido por Deus para ser seu povo. Deus preparou uma terra especial só para eles, os abençoou em tudo para que vivessem bem. Mas, eles não consideraram a boa vontade divina. E outra vez Deus está convidando. O convite tem uma finalidade - desfrutar da graça que obtiveram quando foram libertos da escravidão, e tivessem uma vida próspera, tanto na perspectiva terrena como espiritual.
I - O convite da graça (v.1-2).
2. O objetivo do convite está relacionado com a nossa incapacidade de fazer o que é bom, para desfrutar disso. (veja v.8,9)..
Águas do Espírito, vinho da alegria e leite que é a boa Palavra de DEus.
3. Vinde às águas - O primeiro e mais importante convite se refere a figura das águas. Água para a região da Palestina era uma preciosidade. A terra seca era um desafio para dar alimento. E, a água tornou-se uma figura de linguagem que se conformou com bençãos espirituais. A sede pelas águas formaram na poesia de Davi do Sl 42.1 “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.”
Ez 47.9 - Visão de Ezequiel
Jl 3.18 “18 E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; sairá uma fonte da Casa do Senhor e regará o vale de Sitim.”
Jo 4.10-14 Jesus oferece Água da vida;
Jo 7.38 - os que creem em mim, do seu interior fluiram rios de água viva.
4. Dentre os inúmeros lugares da Bíblia se referindo às águas, vemos que a promessa de dessedentar seu povo, e todos os que tem sede, encontra-se direcionado ao Senhor Jesus trazendo a boa nova da salvação. E isso pela sua intervenção no meio de um povo seco da presença do Senhor - E as águas são prometidas, e elas descem, primeiro sobre os 120 no dia de Pentecostes, e só voltará para Deus juntamente com todos aqueles que receberam o Espírito de Deus.
5. Por isso a água é a figura do Espírito Santo.
II - Vinho e Leite (v.1-2).
6. Vinho é o símbolo da alegria, e leite é a Palavra de DEus. Se Israel pode se alegrar com um Rei como Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus, como não se alegrar com a presença de um Rei Eterno? que nos chama para conviver eternamente conosco?
7. Veja o v.3 - farei uma aliança perpétua, que consiste nas misericórdias prometidas a Davi (At 13.34); (Lc 20.41-44). Deus é que está convidando, e agora em nosso tempo Ele convida todos para o banquete das suas boas novas. Agora não é pelo exemplo do rei Davi, mas pelo NSJC - o Filho, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
8. O Senhor está convidando - primeiro buscar a Ele como essa fonte pura, e segundo, Ele quer o melhor para sua criação.
9. Leite - a sua palavra. Pedro exorta-nos a desejar o leite espiritual (1Pe 2.2).
III - O poder do evangelho (v.10-12).
10. Não voltará para mim vazia.
11. Sereis abençoados pela submissão
12. Nascerá uma nova geração.
13. Agora, o que voce está bebendo?
14. Somos exortados a aprender a viver e desfrutar do que Deus nos concedeu.
15. Agora, preste atenção - o Brasil não é como um caminhão carregado de pessoas trafegando à beira de um abismo?