De onde vem os conflitos?

EBD Temática   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Falar sobre EBD - Próximo tema
Classe dos homens - Ansiedade e Depressão”, “Suicídio”, “Vícios”, “Consumismo”, “Auto estima”
De onde vem os conflitos? Conflitos no trabalho, nos noticiários e em casa.
Porque isso acontece? - Perguntas, Guerras, Pandemia, Trabalho, Doenças, Problemas familiares
Conflitos coletivos e conflitos individuais - Cada uma possui uma resposta, mas na origem tudo é devido ao pecado.
Bom dia irmãos, continuando a série de mensagens relacionadas aos temas da EBD, hoje estamos concluindo essas mensagens relacionadas as ao quadrimestre temático pois semana que vem é a última aula das revistas. No quadrimestre que vem estaremos voltando para os nossos estudos de livros bíblicos e continuaremos estudando a história do povo de Israel desde o início da monarquia até a divisão do reino. Passaremos pelos livros de Samuel, Reis e um pouco de Crônicas, portanto fica o convite para os irmãos participarem junto conosco e aprenderem mais sobre a palavra de Deus.
A mensagem de hoje é baseada na revista da classe dos homens, que possui como título “Conflitos da Vida”. É uma revista muito interessante que aborda temas muito importantes e delicados que passamos nas nossas vidas, como por exemplo; “Ansiedade e Depressão”, “Suicídio”, “Vícios”, “Consumismo”, “Auto estima”, dentre outros, com certeza os homens tiveram bastante assunto para discutir nesse quadrimestre e experiências para trocar, se ajudando mutuamente.
E quando pensamos em tanto conflitos que passamos em nossas vidas com certeza já questionamos “Da onde vem os conflitos?” (que é o título e o tema central dessa mensagem). Quando ligamos a TV ou acessamos nosso celular nos noticiários, 90% das informações que recebemos são de conflitos, ai resolvemos desligar e focar no trabalho e o que aparece para resolvermos todos os dias? Conflitos! Quando acaba o dia, vamos para casa para descansar de um dia desgastante e o que encontramos ao chegar em casa muitas vezes? Mais conflitos!
E aí fica a pergunta, porque existem tantos conflitos ao nosso redor? Porque a Rússia resolveu invadir a Ucrânia bem no fim de uma pandemia? Porque a China decide realizar exercícios militares literalmente por cima de outro país? Porque a comunidade científica mundial não chega a um consenso sobre como agir em relação a pandemia? Porque nossos políticos só se aproveitam dos recursos do nosso país e vivemos sempre “em crise” e sem previsão de sair dela? Porque o meu chefe ou o meu cliente me causa tantos problemas? Porque a minha esposa, esposo ou filhos me causam tanto stress se a minha casa era para ser o lugar de aconchego?
Enfim, cada pergunta dessa tem sua resposta específica e muito longa, onde poderíamos passar horas conversando sobre cada uma delas, mas quando regredimos o máximo possível dentro dessas perguntas podemos chegar a um denominador comum, todos buscam os seus próprios interesses e isso é devido aquilo que conhecemos como “pecado”. Sim, a razão dos conflitos existentes no mundo é o pecado! E poderíamos encerrar a mensagem por aqui já, pois já chegamos na resposta principal, mas o que desejo aqui hoje é pensar em como o pecado começou a causar todo esse dano e de forma prática ver como isso afeta diretamente as nossas vidas.

Gênesis 3

Para pensarmos sobre a origem do pecado, precisamos ler GN 3
Aqui o pecado entrou no mundo. Era tudo perfeito e agora passa passa para todos nós
Quero pensar em como isso se aplica a nós e principalmente as consequências em nossos conflitos
Para pensarmos em como o pecado iniciou precisamos ler o relato do primeiro pecado que está lá em Gênesis 3. (Leitura do texto)
Esse é o relato da “Queda”, a partir desse relato o pecado entrou no mundo e passa de maneira hereditária para todos os seres humanos, ou seja, todos nós nascemos pecadores como a maioria dos irmãos já sabem. O que quero destacar é algumas características que encontramos no pecado original e também em nossas vidas e principalmente as consequências que isso nos traz.

A forma de agir do diabo (v 1 - 7)

O diabo é sutil e astuto. Passa um a imagem que Deus não quer o melhor para Eva.
Muitas vezes o diabo deturpa a palavra de Deus, dizendo que não poderiam comer de nenhuma árvore do jardim
Eva também demonstra não saber muito sobre a ordem de Deus, ao dizer que não podiam comer e nem tocar na árvore do bem e do mal
Conosco também é assim, sempre somos tentados a duvidar se isso é mesmo a Palavra de Deus. “Será que é mesmo errado?”
Para vencermos essas tentações e a forma de agir do diabo, precisamos conhecer bem a Palavra e estar em comunhão com o Senhor constantemente
A primeira característica que quero destacar é como o diabo é sútil e astuto ao convencer Eva. O diabo não acusa Deus ou convida Eva para desobedecer logo de cara, o que ele faz com ela é criar uma imagem de que Deus não quer o melhor para ela, que na verdade eles merecem algo melhor do que “simplesmente viver no paraíso”, e faz isso deturpando a própria palavra de Deus ao dizer que eles não podiam comer de nenhuma árvore do jardim. E a própria Eva também demonstra que não sabia tanto assim a ordem de Deus ao acrescentar que não podiam comer e nem tocar na árvore, Deus não havia falado nada sobre tocar, apenas sobre comer. A astúcia do diabo é nos fazer duvidar da Palavra do Senhor e após ele conseguir colocar essa dúvida em nosso coração, estamos bem próximos da queda.
Conosco também é assim, constantemente somos tentados a duvidar da Palavra de Deus, a colocar em cheque aquilo que sabemos que é o certo. Será que isso é mesmo errado? Será que tem mesmo problema eu fazer isso? Deus é amor, então ele vai me amar do mesmo jeito!
Diariamente nos deparamos com situações assim, mas devemos sempre lembrar que o diabo é o pai da mentira e ele é sutil e astuto e está sempre a espreita utilizando a nossa natureza pecaminosa para nos tentar e nos afastar de Deus. Para vencermos isso, precisamos conhecer e crer verdadeiramente na palavra, saber o que cremos, entender porque cremos e ter fé que tudo o que está escrito aqui é Palavra do Senhor e nada disso é mentira.

Consequências do pecado para nós (v 10-19)

A maior consequência é a morte e ela ocorre, a morte espiritual, a separação de Deus para sempre, sem nada que nós possamos fazer por nossa conta para refazermos essa ligação.
Houve uma ruptura com Deus (pecado),
Ruptura com a natureza (inimizade com os animais e morte do primeiro animal para servir de roupa)
Ruptura com o próprio ser humano (Adão logo acusa Eva de ter o levado a pecar)
Adão e Eva caem, comem do fruto, pecam, não da para entrar em detalhes em todos os versículos infelizmente, mas o que quero focar agora é nas consequências que esse pecado inicial trouxe para nossas vidas e automaticamente o surgimento dos conflitos.
A primeira e maior consequência é a morte, ela já havia sido deixada clara por Deus ao dar a ordem de não comerem do fruto. E ela realmente acontece, a morte espiritual, a partir da Queda, todos morreram espiritualmente e estão separados de Deus devido ao pecado, e somente por Jesus podemos ter vida novamente.
Mas além dessa consequência “macro”, existem outras consequências. Ao pecar o homem quebrou o seu relacionamento com Deus, como já vimos, com a natureza, (Eva acusa a serpente, ocorre a primeira morte de animais para servir de roupa para sua cobrir sua vergonha) e com ele mesmo, (Adão acusa Eva quando Deus o confronta sobre o que havia ocorrido), ou seja, os conflitos foram instaurados e disso trazemos consequências até hoje

Somos seres expulsos do paraíso (v 23)

“Gene do paraíso perdido” - Tínhamos algo e perdemos, que agora não somos o que somos criados para ser. Nascemos no paraíso e faremos de tudo para voltar para lá.
Procuramos o paraíso na terra. Nunca encontraremos esse paraíso aqui e por isso vivemos constantemente insatisfeitos com o que temos.
Exemplo da pessoa desempregada
Sempre achamos que a próxima pessoa, carro, casa, cidade, país ou presidente irá trazer a felicidade tão esperada, e sempre nos frustramos.
- Ec 7.29 diz “O que descobri é tão somente isto: que Deus fez o ser humano reto, mas ele se meteu em muitos problemas.”
A partir do momento que como humanidade fomos expulsos do paraíso, herdamos deles o “gene do paraísos perdido”, claro que não é algo físico, mas algo que está intrínseco a nós. No nosso subconsciente vivemos com uma sensação de que tínhamos algo e perdemos, de que não somos mais o que fomos criados para ser (perfeitos). Ou seja, a humanidade nasceu no paraíso e faz de tudo para voltar a esse paraíso perdido.
O problema é que buscamos esse paraíso nas coisas erradas, e por isso ficamos constantemente insatisfeito com os paraísos que temos, nunca estamos plenamente satisfeitos com o que temos, sempre ansiamos por mais e essa vontade nunca vai parar pois nunca teremos acesso ao paraíso aqui na terra. O exemplo claro que sempre dou é aquele da pessoa que vivia descontente porque não tinha emprego, aí arrumou o emprego e ficou descontente porque não tinha mais tempo de descanso, aí ficou descontente porque tinha que ir de condução, aí comprou o carro e ficou descontente com o trânsito que pegava e com o valor da gasolina e por aí vai. Sempre achamos que a próxima pessoa, circunstÂncia, emprego, cidade, país, presidente irá nos trazer a felicidade tão sonhada e sempre nos frustramos, pois por mais que façamos, nunca estamos satisfeitos.
Desta forma entendemos que Deus nos fez de forma perfeita, em um lugar perfeito, sem conflitos, porém o próprio homem se colocou em problemas, como Ec 7.29 diz “O que descobri é tão somente isto: que Deus fez o ser humano reto, mas ele se meteu em muitos problemas.” E como Jesus mesmo fala em Mateus 24, as coisas ainda ficarão piores nos últimos dias.

Conclusão

Nessa altura você pode estar achando a mensagem um tanto pessimista, de que não há nada que possamos fazer, de que nunca encontraremos o paraíso aqui na terra
Desde a eternidade Deus já tem um plano e antes mesmo de dar essas consequências todas, ele já deixa claro em Gn 3.15
Gênesis 3.15 NAA
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.
“Protoevangelho” - Nada saiu do controle de Deus, ele já sabia tudo o que aconteceria e já tinha a vitória sobre o diabo traçada desde a eternidade.
“Zera - semente” - Duas descendências, uma que descenderia do diabo, que o serviria. Outra que seria descendente de Eva, que nasceria Jesus, de mulher.
Paulo diz como o pecado entrou no mundo por 1 homem
Não adianta buscarmos os paraísos terrenos, se a única coisa que irá nos completar é a vida eterna com Jesus
Existe a esperança e a certeza de um mundo sem conflitos, para acessarmos esse mundo, nada depende de nós. Existem 2 descendências, de qual você faz parte?
Você pode estar nesse momento meio pra baixo, achando essa mensagem meio pessimista, entendendo que por mais que busquemos o paraíso terreno nunca encontraremos. Pode até dar a impressão de que nada faz sentido então se não podemos alcançar a felicidade. Mas aí está um grande engano, precisamos olhar a situação em que nos encontramos de outra perspectiva, enquanto colocarmos nossas buscas e esperanças no que conseguiremos buscar aqui na terra nos frustaremos, mas desde a Eternidade Deus já tem um plano para solucionar esse problema e ele é descrito na própria passagem da Queda, em Gn 3.15 “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.”
Deus deixa claro que já havia um plano para solucionar os conflitos, já existia um plano eterno em que poderíamos voltar ao paraíso e que os planos do diabo seriam frustrados. Esse versículo é aquilo que os estudiosos chamam de “Protoevangelho”, o primeiro evangelho. Antes mesmo de dizer as consequências do pecado para Adão e Eva, Deus já condena o diabo e dá a “vitória” para a descendência da mulher.
Aqui Deus está se referindo a Jesus, que viria, descendente de mulher, como homem, como o único homem sem pecado, trazer a salvação para todos aqueles que Nele creem. Deus deixa claro que existiriam duas descendências, as que serviriam ao diabo e a descendência que iria triunfar espiritualmente sobre o diabo.
Não fomos criados para esse mundo, não fomos criados com problemas ou com conflitos, isso só ocorre devido ao pecado do ser humano, mas existe uma saída, uma esperança de um mundo sem conflito, de um mundo em que finalmente viveremos de forma plena, no paraíso perfeito, em plena comunhão com DEus e seu filho, que veio para pisar na cabeça da serpente e venceu todo o mal no dia em que morreu na cruz por nós. Para participarmos dessa comunhão, para termos essa esperança, não precisamos buscar nada, não precisamos ter o melhor emprego, não precisamos ir para o melhor lugar, não precisamos buscar nenhum paraíso, ele nos é dado pela graça e misericórdia, ele nos é dado pelo sacrifício de Jesus na cruz, basta reconhecermos esse plano perfeito de Deus que estava traçado desde a eternidade como vimos. Como Paulo diz, através de um homem o pecado entrou no mundo e afetou toda a humanidade, mas também através de um homem a salvação veio ao mundo e está disponível para todo aquele que Nele crer, para que não pereçamos, mas tenhamos a vida eterna!
Related Media
See more
Related Sermons
See more