Jonas 4

Notes
Transcript

Contexto:

O relutante profeta, que não queria obedecer a Deus para ir pregar contra os ninivitas, agora se encontra na cidade dos seus inimigos, e de forma medíocre ele prega juízo ao povo, mas Deus sente pena e desvia sua ira pois o povo clama por misericórdia.

Grande ideia:

Jonas se revolta contra a misericórdia de Deus, e Deus trata o coração do profeta irado.

Resposta desejada:

Nos levar a contemplar a misericórdia de Deus sobre nossas vidas, e com isso, abandonar a nossa justiça própria e confiar na justiça de Deus.

1 - Jonas se enfurece com a misericórdia de Deus (1-5)

2 - Deus trata o coração irascível de Jonas (v.6-11)

Quem é o personagem principal da história? DEUS

1 - Jonas se enfurece com misericórdia de Deus (v.1-5)

Porque jonas se enfurece com a misericórdia de Deus?
Contexto:
Uma pregação medíocre (menos pessoas ouvissem, melhor)
Uma pregação de desesperança (profetizando destruição)
Um pregador frustrado (todo o povo se arrepende - desespero “até animais”)
Qual é a evidência de que Deus se arrependeu e não destruiu como tinha ameaçado fazer?
O arrependimento - onde há arrependimento, há misericórdia!
Provérbios 16.18 NVI
O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.
Provérbios 3.34 NVI
Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.
Provérbios 28.13 NVI
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.
Profundamente descontente (não gostou do que viu) e enfureceu-se (buscou culpar alguém); “Não era pra ter acontecido isso, foi culpa de de quem?”
“Depois de tantos anos no pecado, em apenas um dia, se arrependem?”
A oração de acusação
Ele justifica seu pecado culpando Deus
Jonas preferiu que o povo continuasse no pecado, para que a ira de Deus os destruísse. E por isso não quis pregar para que não se arrependessem!
O que aprendemos? Deus só é misericordioso para os que se humilham em arrependimento. Como alguém pode se arrepender? por meio da pregação! Concluímos então que, se não pregamos o evangelho, é porque preferimos que a ira de Deus permaneça sobre alguém.
Exemplo: Como se você estivesse no Atacadão, e soubesse que tem uma bomba que logo iria explodir todo o mercado. E então você não avisasse pra ninguém e saísse de fininho.
Todos os que estão debaixo do pecado, estão perdidos! Não tem esperança alguma a não ser que alguém fale para eles! O problema do homem é o pecado! Mas aonde está a solução? No próprio Deus!
Deus é:
Misericordioso - Sentimento de compaixão. Deus tem os ouvidos SEMPRE abertos para ouvir o clamor de um arrependido. Deus sabe que toda a humanidade é miserável, mas nem todos reconhecem isso! Ele se opõe aos orgulhosos, mas da graça aos humildes.
Compassivo/Clemente - Quando alguém clama por perdão e misericórdia por estar em uma situação desesperadora diante de Deus. Ele, com pena, concede favor; (ele não dá ouvidos a quem diz “eu determino”, mas sim “misericórdia senhor”). Ao clamor de qualquer pessoa, independente de quem seja. Ele ouve e atende.
Tardio em irar-se - Longânimo. Muito paciente. Extremamente demorado de ficar irado. Suportar pacientemente a provocação de alguém. Deus não é paciente por que ele não se incomoda com a ofensa do homem, ele sente, e o pecado ofende, entristece, angustia! “sua maldade subiu até a minha presença”. Mas ele suporta!
Grande em amor (benignidade) - Se comprometer fielmente em agir com bondade. Ele promete em fazer o bem, e não muda de ideia, pois permanece fiel a sua Palavra. Ele, portanto, não muda seu modo de tratamento com a pessoa que ele promete agir com benignidade.
Arrependes do mal - que promete castigo, mas se arrepende depois. (Moisés quando intercede pelo povo - Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo! - Volte atrás! Não nos trate segunda as nossas transgressões. A misericórdia triunfa sobre o juízo! Não faz aquilo que a pessoa merece, mas trata com bondade os imerecedores.
Essas características de Deus só são boas se são exclusivamente direcionadas a nós, mas se tornam más quando alcançam os nossos próprios inimigos.
Porque Jonas prefere morrer? Porque ele mesmo não se mata, mas pede a Deus que tire a sua vida?
“se eles fizeram um pedido e receberam, eu também tenho um pedido e espero receber, já que te obedeci em vir até aqui: tira a minha vida, eu imploro.
DEUS QUESTIONA A IRA DE JONAS - A ira é justa? É razoável?
Jonas não responde a Deus, mas simplesmente sai.
Foge - é especialista nisso!
Depois de fazer um abrigo, Jonas espera para ver o que aconteceria com a cidade de Nínive.
Ou seja Que Deus mude de ideia! “minha vida ou a deles”
Parábola do filho pródigo: O filho mais novo, que praticou tanto pecado, é perdoado, e o filho mais velho, que é tão obediente, se ira com o perdão do Pai.
Mas vemos que o Pai misericordioso vai ao encontro do filho mais velho (misericórdia). Pois ele também se encontrava perdido!
jonas se encontrava perdido não em seu próprio pecado, mas em sua própria justiça.

2 - Deus trata o coração irascível de Jonas (v.6-11)

“Jamais encontramos Deus sem que ele nos procure primeiro” Tym Keller

O DIAGNÓSTICO

Antes de ensinar, Deus mostra o que está errado no coração do profeta, porque o próprio profeta não enxergava a si mesmo;
A planta - Deus livra Jonas do calor trazendo alegria ao profeta;
O verme - Deus entrega Jonas ao calor trazendo indignação ao profeta;
Lógica: Antes ele tinha calor e ele não reclamava! Mas agora reclama porque lhe foi tirado sombra, algo que ele não tinha antes, e que lhe foi dado sem pedir, mas por pura graça! Ou seja, ele sempre acha que está merecendo alguma coisa!
Instabilidade emocional. (se ira fácil, e se alegra fácil)
Ele não se entristecia com o que Deus se entristecia, nem se alegrava com as coisas que Deus se alegrava. Coração desalinhado. O que ele estava amando? Onde estava o deleite do profeta?
Jonas Pede a morte novamente! OPA!
Porque dessa vez Jonas fica irado?
Na primeira vez, Jonas se ira, porque aqueles que lhe faziam mal foram poupados!
Na segunda vez, Jonas se ira, porque aquilo que lhe fazia bem lhe foi tirado!
CONTRADIÇÃO DO PROFETA! Deus expõe a justiça falha, pecaminosa e interesseira de Jonas!
Tiago 1.19–20 NVI
Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

O TRATAMENTO

Deus questiona a ira de Jonas pela segunda vez;
A primeira vez: “ira porque Deus não exerceu juízo”
A segunda vez: “ira porque Deus não exerceu misericórdia”
“furioso por causa da planta...”
Mesmo assim, Jonas se vê cego pela sua própria justiça. O pecado de Jonas era a sua justiça.
Deus traz o veredito;
Jonas 4.10–11 NVI
Mas o Senhor lhe disse: “Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?”
Deus mostra que a justiça de Jonas é interesseira, como um Juiz corrupto que se beneficia com suas acusações ou absolvições injustas!
Deus mostra que a justiça de Jonas é hipócrita, pois aparenta piedade, mas no fundo era interesseiro! (o caso de Judas e o vaso de alabastro).
Deus revela que a justiça pertence a ele, assim como a salvação!
A unica solução para Jonas, então: Se deleitar na sua misericórdia e no seu amor!

Teologia Bíblica:

Provérbios 17.15 NVI
Absolver o ímpio e condenar o justo são coisas que o Senhor odeia.
Se Deus é misericordioso, ele deixa de ser Justo?
Ex 34.6-7 “E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado...”.”
Como pode um Deus ser misericordioso que perdoa a maldade, rebelião e o pecado do homem, mas, ao mesmo tempo, não deixa de punir o culpado? Ser misericordioso não é deixar de punir o culpado?
A resposta é: Para Deus ser misericordioso com um devedor sem deixar de ser justo, ele precisa passar a divida pra outra pessoa pagar por ela. Deus só perdoa pecados, porque alguém assumiu a dívida
Romanos 3.25
Deus o ofereceu [Jesus] como sacrifício para propiciação [satisfazer a ira de Deus] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça.
1João 4.10 NVI
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
1João 2.2 NVI
Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
Hebreus 2.17 NVI
Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo.
Deus exerceu a sua justiça contra o pecado, punindo o próprio Filho! Ou seja, ele é misericordioso e perdoador para conosco, mas pra isso, ele teve que punir o próprio filho a fim de que pudéssemos alcançar a sua misericórdia.

Aplicações e Implicações:

Quem não se arrepende ainda está debaixo da ira de Deus. Se nada de ruim aconteceu na sua vida, lembre-se que Deus é muito paciente, e demorado de se irar. Mas o seu pecado ofende a Deus, e ele suporta por bastante tempo! Amanhã, o sol nascera da mesma forma (se Deus quiser). Você vai ouvir os pássaros cantarem. Vai se alimentar. Vai ir pra escola ou pro trabalho. Vai pra valença fazer compras. O mercadinho vai estar aberto. Vai cair peixe na sua rede. Vai ter um polvo no buraco te esperando. Mas lembre-se que tudo isso acontece, porque Deus é muito paciente! Por isso, não pense que se as coisas estão bem, é porque você está bem! Não pense que só porque caiu dinheiro na sua conta, é porque você está em dias com Deus e o agrada. Não. É porque ele é muuuuuuuiiiiito paciente mesmo! por isso, enquanto é tempo, se arrependa!
Você se encontra reclamando demais? se irando facilmente? ou feliz demais, se alegrando facilmente? Se coisas boas acontecem você espalha pra todo mundo ouvir, ou se algo ruim acontece você também espalha pra quem você quer que escute? ficando ansioso muito fácil? se irritando muito fácil? Algo está desregulado em seu coração. Sua alma nunca sossega! A única solução para os seus problemas não é a solução dos seus problemas, mas sim o deleite em Deus! Se você não consegue ter um relacionamento com Deus, contemplar ele enquanto você ler a Bíblia ou ora, você está amando algo que não deve ser amado! Lembre-se o que vai dizer
Salmo 42.1–2 NVI
Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?
Salmo 37.1–9 NVI
Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.
Filipenses 4.4 NVI
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!
Quem é a sua Nínive? Quem é a pessoa que você tem olhado com desprezo, e julgando-a como alguém que está perdido nos seus pecados e não tem esperança alguma? Saiba que a mesma misericórdia que ela precisa para ser salva, é a mesma que te alcançou, tornando você tão miserável quanto ela! Peça para mudar a forma como você enxerga essas pessoas. Peça a Deus um olhar de misericórdia, assim como Deus é misericordioso. Amem seus inimigos e orem por aqueles que lhe perseguem! Se algum irmão te ofendeu, vai a sós e mostre-lhe o erro. Não fica acumulando aquilo no seu coração! Mas vá para restaurá-lo e não para condená-lo.

Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. 15 Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.