SALMO 26 - CONFIANÇA, LOUVOR E ADORAÇAO DO JUSTO PELA BEGNIDADE E JUSTIÇA DE DEUS.
Devocionais de Salmos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 11 viewsUma vida de santidade deve refletir o amor a pessoa de Deus e ao culto publico em contraste com as atitudes e destino dos impios.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Os Salmos 26, 27 e 28 sâo de autoria de Davi e tem um ponto em comum: Eles mencionam a “A casa do Senhor”, ou seja, o Templo. Era o local de adoração pública e congregacional. No AT a presença de Deus estava atrelada ao Templo.
A primeira vista temos uma impressão nao muito boa sobre o tom de Davi ao falar de si mesmo, suas palavras podem parecer um pouco arrogantes . Mas na realidade trata-se de uma descrição factual de uma vida separada do mundo para Deus.
Uma vida de santidade (pratica) deve refletir esse contraste entre a vida do crente e do impio.
I - UMA DECLARAÇÃO DE INTEGRIDADE (V.1-5)
I - UMA DECLARAÇÃO DE INTEGRIDADE (V.1-5)
Integridade: caráter, qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis; honestidade, retidão
V.1 - A integridade do salmista é atestada por ele e o leva a confiança plena no Senhor. A falta de integridade por sua vez leva o homem a confiar em suas capacidades enganosas e consequentemente a se afastar de Deus.
V.2 - Sonda-me, prova-me, examina. Esses três convites ao escrutínio divino são formas essencialmente sinônimas de testar, refinar e purificar na liguagem de fundição (cf. Salmos 11:4,5; Jeremias 17:9,10). O coração e os pensamentos: Emoção e razao.
V.3 - A sua motivação diaria é a benignidade de Deus que o impulsiona a andar nos caminhos da verdade (Jo 8.32)
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
V.4-5 - Paralelismo Sintético. Uma vida de integrigrade requer uma separação daquilo que é mentiroso, fraudulento, perverso, etc. Essas práticas são caracteristicas observadas na vida dos malfeitores e dos impios.
II - UMA DECLARAÇÃO DE INOCÊNCIA (V.6-7)
II - UMA DECLARAÇÃO DE INOCÊNCIA (V.6-7)
V.6 - Davi atesta agora a sua inocencia, certamente rebatendo acusações fraudulentas dos inimigos. Davi muitas vezes foi acusado injustamente, Saul é um exemplo.
Lavo as mãos… A purificação pessoal é um pré-requisito necessário para a adoração ser aceitável (cf. Salmos 24:3,4). A pureza ceremonial era requerida daqueles que se aproximavam do altar no templo. Esse era o maior atestado de inocencia.
V.7 - falando de todas as tuas maravilhas. O texto hebraico diz, literalmente, “ouvir o som do louvor e proclamar.” Trata-se de uma referência ao louvor congregacional e à participação no culto público.
III - UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A CASA DE DEUS (V.8)
III - UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A CASA DE DEUS (V.8)
Davi certamente amava profundamente estar no Templo adorando ao Senhor. O templo estava ligado a presença de Deus na terra, a sua gloria residia lá. a Glória de Deus refere-se a sua automanifestacao pelo seu poder e atributos.
IV - UMA SUPLICA POR LIVRAMENTO DO CASTIGO (V.9-11)
IV - UMA SUPLICA POR LIVRAMENTO DO CASTIGO (V.9-11)
V.9-10 - Como temos visto no contexto dos Salmos, a salvação frequentemente era atribuida ao livramento da morte física, mas não exclusivamente ao plano material como vimos no Salmo 16.10.
Esse é o destino final de todos que escolhem permanecer no pecado e na perversidade.
Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
V.11 - Pela sua imtegridade (santidade) ele pede o livramento do castigo reservado aos impios.
V - UMA DECLARAÇÃO DE CONFIANÇA (V.12)
V - UMA DECLARAÇÃO DE CONFIANÇA (V.12)
A declaração final de Davi demostra sua total confiança em Deus. O lugar firme era simbolo de segurança. A sua fé na fidelidade de Deus o impulsionava a participar do culto publico para bendizer a Deus ao lado dos seus irmãos!
A falta de participação nos cultos é um reflexo de esfriamento da fé e da falta de confiança no Senhor. è tambem em ultima analise uma forma de ingratidão, pois a nossa motivação deve ser a conciencia da benevolencia do Senhor em nossas vidas (v.3).
Jesus afirmou que nos ultimos dias o amor esfriaria em quase todos por causa da grande iniquidade Mt 24.12
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.
Por saber que estamos nos ultimos dias, precisamos fazer como Davi e amar o culto a Deus, esse é a caracteristica dos verdadeiros cristâos. Ver Hebreus 10.25
Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.