Bem-aventurados

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Clarice está aprendendo desenvolvendo na cabeça dela o conceito de bem e mal e também aprendendo que existem pessoas que fazem o bem e outras que fazem o mal. Claro que o mundo é mais complicado que isso, mas ela está aprendendo a saber que existe pessoas que fazem o mal.
Um dia desses ela andou no meio da rua e viu um homem que se parecia com os vilões da historinhas dela. Ele tinha uma cara fechada e um olhar preocupado. Ela olhou pra mim e perguntou: Papai, aquele é um homem mau?
Eu expliquei pra ela que não dava pra saber sem conhecer de perto.
O que Clarice estava fazendo foi algo que a gente aprende a vida inteira: tentar saber quem são as pessoas. Em quem eu posso confiar? Em quem não?
Na Bíblia, nós temos alguns destes testes de caráter. São passagens nas quais nós somos apresentados a descrições divinamente inspiradas daquelas marcas que acompanham as pessoas tocadas pela graça de Deus.
E agora, nós vamos pra uma dessas passagens.
Mateus 5.1–11 RA
1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; 2 e ele passou a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
Esse é o texto que abre o Sermão do monte.
Um tema em destaque no sermão do monte é o reino de Deus e a abertura sermão é justamente uma descrição do caráter do cidadão desse reino. A pergunta que esse texto responde é: quem é o cidadão do reino? Como reconhecê-lo? Como saber quem ostenta a insignias, as marcas, desse reino?

1. De que se está falando?

Como sabemos que Jesus está falando dos cidadãos do Reino de Deus? Por aquilo que se fala deles.
Essas pessoas são felizes. Isso são as bem-aventuranças: a apresentação de pessoas que são verdadeiramente felizes e das razões pelas quais eles são felizes.
Eles são felizes pq são supridos no que necessitam, são consolados de suas angústias, terão intimidade com Deus, herdarão a terra prometida e possuidores do reinos dos céus.
Só existe um tipo de quem tem essas características: aqueles que foram libertas do reino das trevas, transportados para o reino do filho amado de Deus. Aqueles já reinam com Cristo nos lugares celestiais e aqueles que habitarão com Ele nos novos céus e nova terra, quando o motivo da felicidade deles será completa.
Não há vários tipos de pessoas que estão sendo descritas aqui. Há um tipo de pessoa, com várias características.

2. Como são os cidadãos do Reino?

a) Humildes

Pobres - mendigos.
Necessitados por serem criaturas
Necessitados por serem pecadores
Salmo 51.17 RA
17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

b) Choram

Tiago 4.9 RA
9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.
Pelos pecados seus e pelo mal trazido pelo pecado sobre a criação. Jesus diante de Jerusalém e diante da morte de Lázaro.
MÚSICAS QUE FAZEM CRÍTICA SOCIAL CHORAM OS PECADOS DOS OUTROS, MAS NÃO RECONHECEM AQUELE MAL EM SI MESMOS. NAS BEM AVENTURANÇAS, OS QUE CHORAM SERÃO CONSOLADOS. NA NOSSAS SOCIEDADE EM QUE SE CRITICA TUDO E TODOS, HÁ APENAS CHORO, MAS NUNCA CONSOLO.
c) Mansos
Salmo 37.7–11 RA
7 Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. 8 Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. 9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra. 10 Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. 11 Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.
Não tomam sobre si a retribuição das ofensas que recebem, mas deixam para Deus resolver isso.

d) Fome e sede justiça

Quiasmo sugerido por Lloyd-Jones
DEPOIS DO BANQUETE!

e) Misericordiosos

O humilde se torna misericordioso. Se compadece do necessitado.

f) Limpos de coração

Os que choram são limpos por Deus. Em seu coração e não apenas exteriormente.

g) Pacificadores

Os mansos promovem a paz. São chamados filhos de Deus, pois se assemelham a seu Pai, que fez a paz com seus inimigos pelo preço do seu sangue.
Não respondem ofensa por ofensa.
Não dão vazão a sua ira, como adverte provérbios.

h) Perseguidos

Apenas se você for perseguido mesmo sendo manso, humilde, misericordioso e pacificador. Se não, é possível q você não esteja sendo perseguido, mas apenas colhendo os frutos da própria ira, maledicência…

Esse é você?

Se esse não é você, lembre-se, para se tornar cidadão do Reino, basta ir para a primeira bem-aventurança: Se reconheça pobre e necessitado e vá a Cristo!
Se você não vê essas características crescendo em você, vá às primeiras duas bem-aventuranças. Elas não são apenas a porta de entrada do reino. São também o local no qual crescemos de verdade na graça.
Related Media
See more
Related Sermons
See more