Deus nos dará a Vitória (Nm.14) 04/09/22 IBC
Sermon • Submitted
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Deus nos dará a Vitória (Nm.14)
Dionatan Modesto / Geral/ Igreja Batista da Cruz em PGUÁ
INTRODUÇÃO:
TTDNIMP:
Texto: Nm.14
Tema: Deus nos dará a vitória
Doutrina: Providência e Onipotência de Deus
Necessidade: Ter vitória sobre o inimigo
Imagem: Vencer nossos gigantes
Ação: Agir por fé
Proclamação: Olhe para mim. Confie em mim. Sou eu quem vou lhe dar a vitória. Não olhe para o problema, não foque seus olhos no inimigo, mas em mim.
Textual: Panorama dos capítulos 13 e 14 e partir para aplicações práticas
• O livro de Números me Hebraico chama-se: No deserto, principalmente por causa de 2 censos do povo que o livro contém. Ele fala dos 40 anos de peregrinação do povo de Israel pelo deserto. Ele data de 3446 anos atrás (1446 A.C)
• No texto de hoje, temos um momento de falta de fé, rebeldia do povo de Israel contra Deus.
O capítulo 13 de Números informa-nos que dez dos doze espias enviados à terra de Canaã trouxeram um relatório negativo. Somente Calebe e Josué recomendam que a invasão ocorresse imediatamente; mas os israelitas temiam muito aos gigantes que ocupavam o território (Núm. 13.33). O resultado imediato desse impasse foi que o povo de Israel começou novamente a murmurar, enfermidade moral que atacava os israelitas em surtos freqüentes
• Eu quero refletir nesse texto nessa noite, pensando em nossos desafios e conquistas como Igreja. Como Igreja recém organizada, estamos como que as margens da Terra Prometida, estamos quase lá, mas ainda não tomamos posse de tudo o que o SENHOR já nos tem dado. Se agirmos sem fé e em rebeldia ao SENHOR, teremos o mesmo fim que o povo de Israel teve.
• O plano de Deus era com Israel enquanto povo, mas os benefícios a cada Israelita como pessoa na sua individualidade. Deus havia prometido dar uma terra boa ao seu povo, mas isso implicava que cada israelita teria a sua parte.
• O plano de Deus hoje é com seu povo chamado: Igreja. Porém, certamente os benefícios de pertencer de verdade a igreja hoje estarão sobre você como pessoa
LEITURA DO TEXTO: Números 14:1-25 AS21
1 Então toda a comunidade levantou a voz e gritou; e o povo chorou naquela noite.
2 E todos os israelitas murmuraram contra Moisés e Arão; e toda a comunidade lhes disse: Seria melhor se tivéssemos morrido na terra do Egito. Seria melhor se tivéssemos morrido neste deserto!
3 Por que o SENHOR nos trouxe a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossas crianças serão capturadas. Não seria melhor voltar para o Egito?
4 E diziam uns aos outros: Escolhamos um chefe e voltemos para o Egito.
5 Então Moisés e Arão prostraram-se com o rosto em terra diante de toda a assembleia da comunidade dos israelitas.
6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que faziam parte dos que haviam sondado a terra, rasgaram suas roupas
7 e falaram a toda a comunidade dos israelitas: A terra por onde passamos para conhecê-la é extraordinária.
8 Se o SENHOR se agradar de nós, então nos estabelecerá nessa terra e a dará para nós, terra que dá leite e mel.
9 Apenas não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, pois será comido por nós como pão. Eles estão sem defesa, e o SENHOR está conosco. Não os temais.
10 Mas toda a comunidade disse que fossem apedrejados. Então a glória do SENHOR apareceu na tenda da revelação a todos os israelitas.
11 E o SENHOR disse a Moisés: Até quando este povo me desprezará e não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele?
12 Eu o ferirei e o rejeitarei com uma praga; e farei de ti uma nação maior e mais forte do que ele.
Moisés intercede pelo povo
13 Então Moisés respondeu ao SENHOR: Os egípcios ficarão sabendo que fizeste sair este povo do meio deles, com a tua força,
14 e contarão isso aos habitantes desta terra. Ó SENHOR, eles ouviram que tu estás no meio deste povo, e que tu, ó SENHOR, és visto face a face, e a tua nuvem permanece sobre este povo, e vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite.
15 Se matares este povo como se fosse um só homem, então as nações que ouviram falar da tua fama dirão:
16 O SENHOR matou este povo no deserto porque não pôde levá-lo para a terra que lhe havia prometido com juramento.
17 Agora, rogo-te que o poder do meu SENHOR se mostre grande, conforme tens dito:
18 O SENHOR é tardio em irar-se e grande em misericórdia; perdoa a culpa e a transgressão; ao culpado não considera inocente, mas castiga a culpa dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração.
19 Rogo-te que perdoes o pecado deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como tens perdoado desde o Egito até aqui.
20 E o SENHOR lhe disse: Por causa da tua palavra, eu o perdoo.
21 Mas, tão certo como eu vivo, e como a glória do SENHOR encherá toda a terra,
22 nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e mesmo assim me testaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz,
23 nenhum deles verá a terra que prometi a seus pais com juramento. Nenhum daqueles que me desprezaram a verá.
24 Mas o meu servo Calebe, eu o levarei para a terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá, porque teve outro espírito e perseverou em seguir-me.
25 Fazei meia-volta amanhã e caminhai para o deserto em direção ao mar Vermelho. Os amalequitas e os cananeus habitam no vale.
F.T. Primeira lição que esse texto
1) O POVO DE ISRAEL PERDEU A FÉ EM DEUS E SE REBELOU CONTRA MOISÉS
a) O povo decidiu espiar a terra ao invés de tomar posse dela:
Dt 1:21-27: "Vê, o SENHOR, teu Deus, tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o SENHOR, Deus de teus pais. Não temas e não te assustes. Então, todos vós viestes a mim e dissestes: Mandemos alguns homens adiante de nós para que sondem a terra e voltem para nos apontar o caminho pelo qual devemos subir e as cidades às quais devemos ir. Aquilo me pareceu bom, de modo que escolhi doze de vossos homens, um de cada tribo; e eles foram subindo as montanhas, chegaram até o vale de Escol e sondaram a terra. Pegaram do fruto da terra nas mãos e o trouxeram a nós, dizendo: A terra que o SENHOR, nosso Deus, nos dá é boa. Entretanto, não quisestes subir, mas fostes rebeldes à ordem do SENHOR, nosso Deus; e murmurastes nas vossas tendas e dissestes: O SENHOR nos odeia, por isso nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, a fim de nos destruir."
Aplicação: Contra o ordem de Deus que era para o povo de Israel simplesmente ir e tomar posse da terra, o povo queria ter certeza da terra que estavam para tomar posse. Queriam ter certeza se a terra era de fato Boa e quais eram as resistências que ela tinha. No entanto
B) A terra é boa, mas as Fake News enganaram o povo
A TERRA É BOA
Números 13:25 Depois de espionarem a terra quarenta dias, 26 eles voltaram a Cades, no deserto de Parã, onde estavam Moisés, Arão e todo o povo de Israel. E contaram a eles e a todo o povo o que tinham visto e mostraram as frutas que haviam trazido da terra. 27 Eles disseram a Moisés:
— Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas. 28 Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes.
FAKE NEWS
Números 13:31 Porém os outros que tinham ido com ele disseram: — Não. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós. 32 Assim, espalharam notícias falsas entre os israelitas a respeito da terra que haviam espionado. Eles disseram: — Aquela terra não produz o suficiente nem para alimentar os seus moradores. E os homens que vimos lá são muito altos. 33 Também vimos ali gigantes, os descendentes de Anaque. Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos.
C) O povo acredita nas Fake News, se rebela contra Moisés e quer voltar ao Egito
E o povo chorou aquela noite. A falta de visão espiritual estava levando o povo de Israel a perecer. Tinham ouvido as pessoas erradas; tinham aceitado uma avaliação pessimista; tinham-se esquecido da promessa feita a Abraão acerca daquelas terra
“Em quase cada caso, aquele povo deu deploráveis evidências do estado degradado de suas mentes. Destituídos de toda firmeza mental e praticamente sem nenhuma fé religiosa, eles não suportavam nenhum revés”
Uma murmuração que fazia a escravidão parecer uma coisa boa - Muitas vezes muitas pessoas querem voltar a lama da qual saíram. Por ainda estarem peregrinando e ainda não terem chegado a Terra Prometida, a antiga vida de escravidão lhes parece uma boa opção
Como disse alguém: Para trás, nem para pegar impulso. Retroceder jamais.
No NT apóstolo Pedro escreveu:
2 Pedro 2:20 Portanto, aqueles que chegaram a conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e que escaparam das imoralidades do mundo, mas depois foram agarrados e dominados por elas, ficam no fim em pior situação do que no começo. 21 Pois teria sido muito melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho certo do que, depois de o conhecerem, voltarem atrás e se afastarem do mandamento sagrado que receberam. 22 O que aconteceu a essas pessoas prova que são verdadeiros estes ditados: “O cachorro volta ao seu próprio vômito” e “A porca lavada volta a rolar na lama.”
D) V. 11,12: Deus ameaça matar todos com uma epidemia
• O autor Bíblico usa de os sentimento humanos para descrever a ação de Deus nesse momento
Nm 14:11: "E o SENHOR disse a Moisés: Até quando este povo me desprezará e não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele?" (desprezar aparece também no verso 23)
DESPREZAR:1 desdenhar menosprezar desprezar abominar 1a qal desdenhar
Desdenhar: Desprezar com orgulho
2) VOCÊ AINDA TEM CONFIANÇA QUE DEUS TE DARÁ VITÓRIA?
- Muitas pessoas que caminhavam bem com Jesus, diante das adversidades da vida perderam a fé e a esperança em Deus
Imagem: Diante dos seus gigantes muitos tem caído e retrocedido. O gigantes do povo de Israel eram pessoas de grande estatura e guerreiros poderosos e de grande fama. Mas talvez o seu gigante seja seu temperamento, sua personalidade. Seu gigante seja seu orgulho, seu mau humor. Talvez seu gigante sejam desejos sexuais. Talvez sejam o desejo de ficar rico. Talvez seja a preguiça.
- Quando perdemos a confiança em Deus, nosso coração nunca fica vazio, quando perdemos a Fé e a Esperança em Deus, UM ÍDOLO IMEDIATAMENTE TOMA O CENTRO EM NOSSO CORAÇÃO
- Você ainda tem fé que Deus te dará vitória?
- Se abandonarmos o SENHOR nosso Deus, Ele nos abandonará
Jr.29:13-14 “13 Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. 14 Serei achado por vocês, diz o Senhor, e farei com que mude a sorte de vocês. Eu os congregarei de todas as nações e de todos os lugares para onde os dispersei, diz o Senhor, e trarei vocês de volta ao lugar de onde os mandei para o exílio.””
A história mostra que Deus abandonou regiões inteiras:
>>> O Egito, Norte da África, é várias regiões no Oriente Médio eram as regiões mais Cristãs que existiram, mas hoje são países completamente Islâmicos e um grande desafio a evangelização.
>>> A Europa foi uma das regiões mais Cristãs que já existiram no legou a Reforma Protestante e a maioria dos Movimentos de Missões que Evangelizaram o mundo. Hoje a Europa é Pós-Cristã, ou seja, quase não há mais cristianismo ali, igrejas se tornaram em museus e restaurantes. A Europa precisa hoje ser reevangelizada.
>>> O Autor John Goldingay afirma que, “o mesmo fim acontecerá com os Estados Unidos. Um país fundado sobre princípios cristãs e o maior país cristão do mundo, em 10 anos segundo esse autor, os EUA serão um país pós-Cristão”
• A TERRA PROMETIDA ERA APENAS UMA SOMBRA DO CÉU: A Terra Prometida, era uma sombra da realidade perfeita anunciada por Jesus, a verdadeira Terra Prometida é o céu. Todo esse povo que foram rebeldes e perderam a fé em Deus ao olharem mais para os problemas que para o SENHOR e por isso, morreram no deserto, são para nós um advertência que se formos rebeldes para com o SENHOR e não tomarmos posse de tudo quanto o SENHOR nos dá por medo do inimigo ou negligência, teremos o fim, ficaremos de fora da Terra Prometida. Você acha que entrará na Terra Prometida?
• Uma fé menor de que um grão de mostarda (que já é uma grande fé, visto que já pode transportar montes) não suporta adversidades que já estremece, essa é a fé que temos muitas vezes
• Se perdemos a fé na vitória, seremos como o povo de Israel, eles duvidaram, não tomaram posse da terra que o SENHOR estava lhes dando, se rebelaram contra Moisés e murmuraram contra o SENHOR, por isso nunca precisaram enfrentar os gigantes da terra. Morreram de maneira confortável no deserto sem nunca terem tido o descanso da Terra Prometida
• Assim seremos nós, se duvidarmos da grande vitória que o SENHOR nos dá como Igreja e perdermos a Fé, morremos sem vermos a Terra Prometida. Chegaremos tão perto, para como se diz: Nadou tanto e morreu na praia.
• VOCÊ VAI NADAR, NADAR E MORRER NA PRAIA, OU VAI TOMAR POSSE DA TERRA PROMETIDA, DA VITÓRIA QUE DEUS JÁ TE DEU?
3) O SENHOR DARÁ VITÓRIA AO POVO DE ISRAEL
a) V. 6-9: A terra é rica e boa e o Senhor nos dará Vitória
Nm.14:6-9 “6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram daqueles que espiaram a terra, rasgaram as suas roupas 7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: — A terra pela qual passamos para espiar é terra muitíssimo boa. 8 Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar e nos dará essa terra, que é uma terra que mana leite e mel. 9 Tão somente não sejam rebeldes contra o Senhor e não tenham medo do povo dessa terra, porque, como pão, os podemos devorar; a proteção que eles tinham se foi. O Senhor está conosco; não tenham medo deles.”
• Somente Josué e Calebe tinham plena confiança que Deus lhe daria vitória contra seus inimigos, mas todo o povo estava com a mente obscurecida pelas Fake News que os 10 espias contaram. Percebemos que nem sempre a voz do povo é a voz de Deus
b) V. 13-19: Moisés intercede pelo povo (tipo de Jesus)
Percebemos aqui, Moisés um tipo de papel de Jesus aqui e intercedendo pelo povo, pois diante de tamanha descrença e murmuração, Deus havia prometido matar todos ele
• A intercessão de Moisés aqui é muito interessante para nós do ponto de vista da Oração, Moisés orou as próprias Palavras ditas por Deus. Veja os argumentos que ele usou com Deus:
>>> Os Egípcios sabem que o SENHOR nos tirou de lá, se o SENHOR matar o povo aqui v.16: “Visto que o SENHOR não conseguiu fazer este povo entrar na terra que lhe prometeu com juramento, matou-os no deserto.”
>>> O segundo argumento que Moisés orou foram as palavras do SENHOR sob sua bondade e perdão:
Nm.14:17-19 “17 Agora, pois, peço que a força do meu Senhor se engrandeça, como tens falado, dizendo:
18 “O Senhor é tardio em irar-se e rico em bondade; ele perdoa a iniquidade e a transgressão, mas não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração.” 19 Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui.”
• Quando oramos podemos Orar assim, orar a Palavra de Deus
c) O povo tomou posse da terra prometida
40 anos depois sob a Liderança de Josué e de forma sobrenatural os filhos do povo (20 anos para baixo eles disseram que iriam ser mortos v.29) tomou posse da terra prometida
Deus derrubou muralhas, amedrontou gigantes e castigou povos ímpios entregando suas vidas e suas posses ao povo de Israel
O compromisso de Deus não era com as pessoas em suas individualidades, tanto que algumas depois quiseram tomar posse da Terra contra a ordem de Deus e foram mortas pelos inimigos.
• HOJE O PLANO DE DEUS É PARA COM O SEU POVO AQUI, A IGREJA. VOCÊ JÁ RECEBEU JESUS COMO SENHOR E SALVADOR DA SUA VIDA PARA OBTER AS VANTAGENS QUE SOMENTE O POVO DE DEUS TERÁ DE POSSUIR A TERRA PROMETIDA?
4) JESUS ESTÁ NOS DANDO VITÓRIA COMPLETA SOBRE TODOS OS NOSSOS INIMIGOS
• LUTAMOS CONTRA SERES ESPIRITUAIS: Hoje a nossa luta não é contra carne e sangue, ou seja, contra pessoas de carne e osso como o povo de Israel enfrentava. Não mire seus esforços lutando contra pessoas, nosso verdadeiro inimigo não são as pessoas! Quando entendemos isso nós passamos a ser misericordiosos.
- Nosso inimigo hoje é muito mais forte que um ser humano, nós lutamos contra malignas potestades espirituais, contra o Diabo e seus demônios, mas Jesus já nos deu vitória completa contra todos ele pelo poder do seu nome!
• Jesus já conquistou vitória plena sobre o Diabo, porém, assim como o povo de Israel, nós precisamos crer nisso. VOCÊ CRÊ QUE JESUS É PODEROSO JÁ VENCEU O DIABO E A MORTE E QUE POR ISSO, NÓS TAMBÉM VENCEREMOS? VOCÊ CRÊ NISSO?
CONCLUSÃO:
Imagem: Creia que é possível vencer o seu gigante!
Como igreja a Palavra de Deus nos dá a promessa que “as portas do inferno não iriam nos resistir”. NÃO TEM GIGANTE A ALTURA DA IGREJA DE CRISTO. Portanto sejamos corajosos e destemidos em nossas ações...
Doutrina da providência de Deus: Deus fará cumprir todos os planos que Ele estabeleceu, ele é poderoso para isso e tem o controle de todas as coisas e nós somos convidados a depositar a nossa Nele e tomarmos posse por fé da vitória e bênçãos espirituais que ainda não são uma realidade visível.
Proclamação: Jesus te diz:
Olhe para mim. Confie em mim. Sou eu quem vou lhe dar a vitória. Não olhe para o problema, não foque seus olhos no inimigo, mas em mim.
“Porque eu o amo, você você será mais que vencedor sobre todas as coisas. Eu Jesus Cristo, o teu Senhor te digo que, você pode estar completamente convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de separar você do meu amor que vem de Deus o Pai” (Romanos 8:37-39)
“pois Eu, o Senhor, o seu Deus, os acompanharei e lutarei por você contra o seu inimigo, para lhe dar a vitória (Deuteronômio 20:4)
O meu desafio para você essa semana é você:
• Entregar sua vida a Jesus para ser um participante das bênçãos destinadas ao povo de Deus
• Ação: Agir por fé. Agir por fé crendo na vitória
• Orar a Palavra de Deus