Princípios da vida cristã
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Texto base: Efésios 6:10-18 “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”
Paulo instrui a igreja de Cristo em Éfeso com instruções claras de como deveriam viver, fazendo comparações com um soldado que vai a guerra, pois a nossa esperança está na salvação vindoura preparada para os salvos em Cristo, tendo a total certeza que somos peregrinos nessa terra e que nossa pátria não é aqui, por isso o texto contém palavras de ordem (revesti-vos, fortalecei-vos, tomai, estais firmes, calçai) mostrando que essas ações cabem ao cristão durante sua peregrinação nesse mundo.
A comparação com um soldado nos mostra que estamos em guerra contra o pecado e contra o diabo.
Compreensão da dependência total de Deus
Compreensão da dependência total de Deus
Efésios 6:10 “Quanto ao mais (ou finalmente), sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.”
A força do poder de Deus foi demonstrada aos efésios no capitulo 1:20 ressuscitando Jesus do mortos e no capitulo 2 foi demonstrada ressuscitando os pecadores que estavam mortos em seus delitos e pecados, mostrando para eles e para nós que o poder de Deus não é algo abstrato ou imaginário, mas é demonstrado na própria história humana.
Ainda mais, Paulo quer deixar claro o estado de fraqueza do homem, que sem o poder de Deus o homem não consegue cumprir seu propósito nesta terra: que é ir e anunciar o evangelho a todos.
Lucas 24:49 “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”
A força na qual Paulo se refere é o Espírito Santo, consolador prometido por Cristo. O poder de Deus é o cristão viver uma vida cheia do Espírito Santo, no qual é evidênciada pelos frutos do Espirito (Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” ) e alcançada pelos meios de graça.
Compreensão que temos um inimigo
Compreensão que temos um inimigo
Efésios 6:11-12 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
Primeira palavra de ordem: Revesti-vos (é uma ação humana, que somente é possível ao homem usá-la com eficiência mediante o poder daquele que criou a armadura, a saber Deus.
Armaduras de Deus são os meios de graça que Deus nos concedeu para vivermos nessa terra e guerrarmos contra nosso adversário (diabo) e contra o pecado.
Nosso inimigo: o diabo, acusador, tentador.
1 Pedro 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;”
Em Mateus 4 vai nos contar que o próprio Cristo foi tentado pelo diabo no deserto.
porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”
2 Coríntios 10:3-5 “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”
Um alvo claro a ser alcançado
Um alvo claro a ser alcançado
Efésios 6:13 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”
1° Principio: Verdade
1° Principio: Verdade
Efésios 6:14 “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade
2° Principio: Justiça
2° Principio: Justiça
Efésios 6:14 … e vestindo-vos da couraça da justiça.”
3° Principio: Evangelho da Paz
3° Principio: Evangelho da Paz
Efésios 6:15 “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;”
4° Principio: Fé
4° Principio: Fé
Efésios 6:16 “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.”
5° Principio: Salvação
5° Principio: Salvação
Efésios 6:17 “Tomai também o capacete da salvação
6° Principio: Palavra de Deus
6° Principio: Palavra de Deus
Efésios 6:17 … e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
7° Principio: Oração
7° Principio: Oração
Efésios 6:18 “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”
2 Coríntios 12:9-10 “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”
