APOCALIPSE 2.18-28
Sermon • Submitted
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
APOCALIPSE 2.18-28
APOCALIPSE 2.18-28
ICT - O Senhor que sonda mentes e corações, julgou a igreja de Tiatira que vivia em amor, mas dava ouvidos à uma falsa profetisa.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
ELUCIDAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
TEMA: O SENHOR QUE SONDA A SUA IGREJA
TEMA: O SENHOR QUE SONDA A SUA IGREJA
P.S. : COMO O SENHOR QUE SONDA SUA IGREJA AGE PARA COM SEU POVO?
P.S. : COMO O SENHOR QUE SONDA SUA IGREJA AGE PARA COM SEU POVO?
1º O SENHOR QUE SONDA SUA IGREJA CONHECE O NOSSO ESTADO ESPIRITUAL. V.19-21.
1º O SENHOR QUE SONDA SUA IGREJA CONHECE O NOSSO ESTADO ESPIRITUAL. V.19-21.
Inicialmente, o Senhor apresenta o diagnóstico de sua Igreja, a verdadeira realidade espiritual daqueles crentes. Ele não faz uma análise leviana ou superficial, mas o texto mesmo declara que ele sonda profundamente o coração. Primeiro ele faz um maravilhoso elogio, na sequência, o Senhor faz uma severa repreensão. No versículo 19 o Senhor usa mais uma vez a expressão que demonstra seu conhecimento para com a Igreja de Tiatira.
Ele afirma conhecer as obras daqueles crentes, o serviço ao Senhor, sua dedicação na obra de pregação do Evangelho e socorro para com os necessitados. Do mesmo modo, aquela igreja conservou o amor pelo Senhor e pelos demais irmãos e uma fé firme, uma esperança verdadeira diante de Deus. O texto declara também o serviço, que poderia se relacionar às obras, mas o interessante que este serviço está ligado à diaconia, ao socorro aos necessitados, ao socorro aos irmãos mais pobres. O Senhor diz também que as últimas obras daquela igreja foram mais numerosas que as primeiras. Ela não se cansou de servir ao Senhor, esmorecendo ao longo do tempo, mas foi uma igreja operante, mais operante do que no princípio.
Alguns comentaristas bíblicos afirmam que há aqui um contrate com a igreja de Éfeso, que no princípio era mais fevorosa e tinha mais amor pelo Senhor, mas agora era fria e suas obras embora existentes, eram marcadas pela apatia. Essa Igreja em Tiatira não. Ela manteve seu amor pelo Senhor acesso, isso a fez buscar servir mais, pregar mais, dedicar-se mais ao Senhor. Era uma igreja de fé e de serviços que comprovavam essa fé.
Mas o Senhor apresenta agora o problema presente no seio daquela comunidade de crentes. O versículo 20 diz que o Senhor tinha contra ela o fato de que aqueles crentes estava tolerando e permitindo que uma mulher exercesse autoridade sobre eles. Obviamente, este não é o nome real daquela mulher, mas o Senhor a chama de Jesabel, ela se declarava profetisa, mas era, na verdade, uma falsa profetisa. Jesus repreende a igreja por permitir que essa chamada de Jesabel ensine na igreja.
Ela estava exercendo autoridade que deveria pertencer aos homens e líderes daquela igreja. É justamente por isso que ela é chamada de Jesabel. Há aqui uma referência direta à mulher de Acabe, rei de Israel, que perseguiu Elias e os adoradores do Senhor. Essa mulher instituiu o culto a Baal em Israel. Ela dominou de tal forma o coração de Acabe que este fazia tudo o que ela ordenava. O rei deixou de exercer sua autoridade e agora uma mulher dominava sobre o povo.
O mesmo estava acontecendo aqui. Esta falsa profetisa estava exercendo autoridade e poder sobre os membros da igreja, inclusive sobre os homens e isto se dava por meio do ensino. Em todo lugar na Escritura o Senhor demonstra que o ensino é um elemento de autoridade, quando se está ensinando se exerce autoridade sobre a igreja. O Senhor confiou isso aos homens, aos líderes chamados por Deus e capacitados para essa tarefa. Não é a função da mulher dominar sobre a igreja do Senhor, as irmãs tem outra função.
Mas observe também o conteúdo do ensino daquela mulher. Além de exercer a autoridade por meio do ensino, esta mulher estava seduzindo os servos do Senhor a praticar a prostituição e se envolver com a idolatria. É um problema seríssimo descrito aqui. Ela era sedutora, ela incitava os crentes ao pecado da lascívia. Talvez não diretamente com ela, mas com os ídolos da cidade de Tiatira. Para entendermos melhor o modus operandi daquela mulher é preciso sabermos que na adoração àqueles deuses falsos havia muita prostituição. O sexo desenfreado com prostitutas fazia parte do culto àqueles deuses, era um motivo a mais para o crente não participar daquelas reuniões. Naqueles lugares se comia alimentos oferecidos aos ídolos, que também configurava a idolatria.
E o ensino daquela mulher afirmava que eles poderiam participar de todos aqueles eventos sem prejuízo para a sua fé em Cristo. Ela associava a adoração a Cristo com a adoração aos ídolos. Há uma possibilidade de que ela fazia isso dizendo que os crentes não precisavam ser perseguidos, ou não precisavam deixar a sociedade e seus empregos, mas poderiam conciliar muito bem a fé cristã com esse tipo de prática. Por isso ela é chamada de Jesabel, porque pelas suas seduções conduziu Acabe a ser o pior rei de Israel e ela conduzia os servos do Senhor à imoralidade.
Se analisarmos uma referência que o próprio texto faz ao ensino desta mulher no versículo 24, perceberemos que aqueles que davam ouvindos à voz de Jesabel se gloriavam de conhecer as coisas profundas de Satanás. Alguns teólogos vão afirmar que essa profetisa dizia que não havia problema que o cristão participasse dos cultos aos ídolos, pois a melhor maneira de lutar contra satanás é conhecer profundamente as suas obras. Como se ela afirmasse: Quer vencer o pecado? Conheça profundamente o pecado praticando-o. Quer vencer a satanás? Conheça-o profundamente.
Se analisarmos a sequência do texto, no versículo 21, perceberemos que o Senhor já havia repreendido aquela mulher em um momento anterior. Mas ela não se arrependeu e continuava praticando a prostituição e conduzindo os crentes a se afastar do Senhor. O pecado dela se agravava ainda mais pela sua persistência e dureza.
A repreensão para essa igreja, portanto, se dá pelo fato de que aqueles irmãos estavam sendo coniventes com o falso ensino de uma mulher que não recebeu autoridade para isso. Mas não só isso, ela levava o povo do Senhor, assim como Jesabel, à idolatria e a imoralidade.
Nestes versículos o Senhor fez um diagnóstico profundo e preciso sobre a situação de sua Igreja. Tanto no louvor pelo amor da Igreja, como pela repreensão, o Senhor demonstra estar a par da verdadeira condição espiritual de seu povo.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Assim como um exame tem a capacidade de revelar o que está indo bem com o nosso corpo, mas também revela o que está errado e pode localizar doenças e patologias insivíveis aos olhos. O Senhor Jesus conhece profundamente a realidade do seu povo e apresenta aquilo que os olhos não podem ver. Ele não revela apenas a aparência de sua igreja, mas o que está escondido no mais íntimo do coração.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Por mais que não conheçamos a realidade espitual da igreja do Senhor além do que a igreja demonstra visívelmente, o Senhor dessa igreja conhece profundamente o seu estado. Nossos corações são sondados pelo rei da glória que penetra o mais íntimo do nosso ser, aquilo que os homens não podem ver. E analisando o texto que temos diante de nós, ele também faz uma análise da igreja dos nossos dias. Este texto foi escrito para a igreja em todos os tempos e o nosso não está separado disso.
Por meio de sua Palavra o Senhor sonda o coração da nossa igreja e a Igreja destes dias. O Senhor conhece o amor que temos dedicado a ele. O Senhor contempla a fé que temos mantido em nosso coração, contempla as obras de sua Igreja. Apesar de servos inúteis, o Senhor reconhece o trabalho da sua igreja e o desejo de servir. Em muitos aspectos isso tem sido visto no seio da igreja do Senhor.
Nós louvamos ao Senhor ao encontrar em nossos dias Igrejas que são fervorosas, que mantém acesso o amor pelo Senhor e por sua Obra. Louvamos ao Senhor por Igrejas que tem sido exemplos de trabalho, de pregação do Evangelho, de diaconia, que é o socorro aos necessitados. Uma igreja que mantém firme a sua esperança. É justamente isso que o Senhor deseja da sua igreja, que ela seja operante e que não arrefeça no amor, mais que seja a cada dia mais ativa na Obra de Cristo. O Senhor não deseja de sua igreja a ociosidade ou a frieza.
Mas ao mesmo tempo o Senhor conhece também a tolerância da igreja dos nossos dias com o falso ensino e com o sincretismo entre a adoração ao Senhor e a idolatria aos deuses do tempo presente. Idolatria esta tantas vezes incitada pelo falso ensino que tem sido presente no seio da igreja. Quantos indivíduos e sistemas tem se levantado no meio da igreja do Senhor e levado os crentes a uma adoração falsa. Quantos pensam que estão servindo a Cristo, mas estção, na verdade, servindo a um sistema de mentiras e heresias.
Muitas vezes somos tentados a elogiar uma igreja pelo seu fervor, pelo trabalho que tem desenvolvido, mas onde está a firmeza doutrinária daquela igreja? A igreja dos nossos dias tem dado muito ouvido ao que se tem pregado que tantas vezes é contrário à palavra de Deus. A igreja tem tratado falsos pregadores de um falso evangelho como se fossem servos piedodos do Senhor. A igreja tem tolerado a falsa pregação e se animado com ela.
Mais do que nunca a igreja tem se amoldado ao secularismo e se aculturado. Para muitas igrejas dos nossos dias os tempos mudaram e isso tem provocado uma inversão nos papéis do homem e da mulher na sociedade e no seio da igreja. Jamais desprezando o papel maravilhoso de nossas irmãs, mas o que tem havido é uma troca nos papéis. Igrejas que são governadas e ensinadas por mulher que não foram chamadas por Deus para essa tarefa, e na mauioria das vezes nem receberam instrução para essa função, e homens omissos que não tem um compromisso com o Senhor, nem com a pregação do Evangelho. Há uma crise de masculinidade e feminilidade no seio da Igreja. Mulheres que governam a igreja como Jesabel e homens que se submetem como Acabe.
Mas não apenas há uma inversão na autoridade que se pratica na igreja, o que está sendo ensinado nos dias presentes é o que tem nos preocupado. O secularismo entrou em nossas igrejas de um modo tão assombroso como o que estava havendo na igreja de Tiatira. O ensino de que os crentes podem viver uma vida dupla, de serviço a Cristo e aos ídolos deste mundo. De que o crente pode viver uma vida com Cristo e ao mesmo tempo de imoralidade.
Hoje em dias os crentes são chamados a conhecer os dois lados, a vida cristã e a vida no mundo. Ele precisa saber comparar a Igreja com o mundo, os crentes são incitados a conhecer o pecado e as coisas profundas de satanás para comparar.
Continua...
2ºO SENHOR QUE SONDA SUA IGREJA REPREENDE A INFIDELIDADE DO SEU POVO. V.22-23
2ºO SENHOR QUE SONDA SUA IGREJA REPREENDE A INFIDELIDADE DO SEU POVO. V.22-23
Depois de fazer a análise da situação espiritual daquela igreja, o Senhor agora diz que vai disciplinar aquela comunidade pelo seu pecado. A primeira repreensão é feita à responsável pelo falso ensino, que é a mulher chamada de Jesabel. A disciplina sobre ela por sua dureza de coração é severa. O Senhor promete prostra-la de cama, provavelmente com uma enfermidade mortal. O Senhor não deixa impune aquela que conduziu seus servos à idolatria. Assim como o Senhor destruiu severamente a Jesabel mulher de Acabe, ele também promete destruir a essa falsa profetisa.
Aqueles que se deixaram levar pelo falso ensino também sofreriam severas consequências. O Senhor promete lançar em tribulação os que se entregaram à prostituição e ao culto aos ídolos. Caso não se arrependessem a consequência seria a descrita no versículo seguinte.
Ele diz que matará os filhos daquela mulher, que é mais uma referência aos que foram enredados pelo seu falso ensino. O texto é traduzido por outras versões como matarei com peste ou doença mortal. Assim como o Senhor destruirá a prostituta, assim ele destruirá os que praticam suas obras.
O Senhor é duro contra s seguidores de Jesabel assim como aconteceu com os seguidores de Baal que foram mortos à espada no Monte Carmelo e como prometeu que faria com os filhos de Acabe e Jesabel. Todos foram mortos de uma maneira terrível. Assim o senhor agiria para com os idólatras de Tiatira.
Há um propósito na disciplina do Senhor para com os infiéis. Ele diz que é para que as igrejas saibam que ele sonda mentes.
O propósito da disciplina é ensinar a Igreja sobre a pessoa de Cristo. O fato dele sondar mentes é corações se relaciona com o versículo 18, quando o Senhor fala que é aquele que tem os olhos como chama de fogo. O fogo que consome, que purifica, que testa o ouro. Ele também penetra com seus olhos a mente e o coração dos homens, provando se são fiéis ou não a ele.
O Senhor disciplina sua Igreja para ensinar aos demais crentes que nada está escondido aos seus olhos, ele conhece o íntimo do coração de sua Igreja. Esse Senhor que sonda os corações é também justo, o versículo conclui dizendo que ele dará a cada um segundo as suas obras. A disciplina de Cristo em destruir a mulher que propagava o falso ensino, bem como os adeptos desse ensino revela a justiça de Cristo.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
A disciplina do Senhor para com essa igreja se assemelha muito ao que acontece no deserto com o povo de Israel. Em um determinado momento, algumas mulheres midianitas buscam seduzir os homens do povo de Deus à prostituição, inclusive por recomendação do falso profeta Balaão. Israel foi levado a adorar os deuses daquelas mulheres por causa do modo como elas enredaram seu coração.
O castigo para isso foi severo, em um dia o Senhor enviou uma praga sobre a nação peregrina que matou 21 mil pessoas. E a praga só cessou quando os idólatras e prostitutos foram mortos.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Do mesmo modo, o Senhor age para com sua Igreja disciplinando-a pelo seu pecado. Aqueles que tentam perverter a Palavra do Senhor vão cair em desgraça profunda. Ministérios podem parecer frutíferos, igrejas podem lotar pelo falso ensino, homens podem reconhecer um pregador carismático, multidões podem aclamar essas pessoas e suas igrejas. Mas caso se afastem do Evangelho de Cristo tentem levar os servos de Cristo ao pecado, à idolatria e uma vida licenciosa, é diante de Deus que estes vão comparecer e o próprio Senhor irá puni-los.
Mas não só estes vão prestar contas a Deus pelos seus atos e sua falsa pregação. Aqueles que dão ouvidos e toleram o falso ensino também sofrerão as consequências disso. Aqueles que são inquietos por teologias estranhas à Palavra, que buscam esses pregadores, estes serão responsabilizados. As vezes quando olhamos para as multidões que seguem após esses líderes sentimos tristeza como se essas pessoas estivessem sendo enganadas. Como se fossem inocentes
3º O SENHOR QUE SONDA SUA IGREJA RECOMPENSARÁ OS FIÉIS. V.24-29.
3º O SENHOR QUE SONDA SUA IGREJA RECOMPENSARÁ OS FIÉIS. V.24-29.
Diante dessa severa repreensão, o Senhor que é misericordioso faz uma promessa aos servos fiéis. Segundo o versículo 24 o Senhor abençoará os que não receberam essa falsa doutrina e não conheceram as coisas profundas de Satanás. Todos os que não precisaram se entregar à idolatria ou se entregar ao pecado para conhecê-lo. Aos que se guardaram incontaminados do mundo e das obras malignas, o Senhor diz que não lançará outra carga sobre eles. O Senhor os guardará da disciplina que virá sobre os infiéis.
O Senhor busca encorajar sua Igreja a continuar mantendo-se fiel, por isso ordena que eles se mantenham fiéis, guardando o que tinham, até a volta do Senhor.
Quando diz que deveriam guardar que é indicado no versículo 26, que são as obras do Senhor. Aqueles que permanecem nas primeiras obras, que continuam servindo no serviço do Mestre até serem encontrados fiéis na volta do Senhor. Eles deveriam reter essas obras, conservar aquilo que o Senhor colocou em suas mãos e serem encontrados fiés.
Estes receberão a promessa gloriosa do Senhor registrado na sequência do versículo que diz que o Senhor dará a estes autoridade sobre as nações. O versículo diz que os crentes receberão autoridade e cetro de ferro para reger as nações. Eles destruirão os ímpios como se fossem vasos de barro. Mas com qual autoridade o Senhor promete isso aos crentes e de quem procede esse poder?
O versículo 28 diz que essa autoridade foi recebida pelo Senhor Jesus da parte do Pai. Cristo é aquele que tem o poder sobre as nações, ele, como diz o salmo 2 é aquele que se assenta no trono regerá as nações com cetro de ferro, governando os povos com autoridade. Cristo recebeu essa autoridade pela sua Obra Gloriosa. E agora ele entrega essa mesma autoridade aos crentes. O vencedor, que tem batalhado pela sua fé, que for encontrado fiel pelo Senhor receberá autoridade que procede do próprio Cristo. Assim como ele reina, o Senhor nos dá a Graça de reinar juntamente com ele. Essa é a recompensa dos fiéis. Cristo recebeu o poder como prêmio, mas ele não o faz apenas para si, ele compartilha o Reino com seus súditos.
Não só o governo será dos crentes, mas o ato de despedaçar o inimigo, quebrando-o como vaso de barro. Assim como Cristo derrotou todos os seus inimigos, os crentes derrotarão aqueles que se levantaram contra a Igreja do Senhor. Aqueles que foram perseguidores da igreja se submeterão ao governo dos justos. Os crentes julgarão os ímpios juntamente com Cristo.
O Senhor continua dizendo que recompensará seus servos com a estrela da manhã. Assim como recebeu do Pai a estrela da manhã, seus servos também receberiam essa mesma recompensa. No mesmo livro de apocalipse, Cristo é descrito como a brilhante estrela da manhã. É aquele que brilha e resplandece em meio às trevas, e como a estrela da amnhã, ele governa sobre os demais astros e a escuridão.
Os crentes não receberão outra recompensa mais gloriosa, eles receberão o próprio Cristo. Eles brilharão com Cristo, eles governarão com Cristo. Nós seremos dele e ele será nosso uma vez por todas.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Para aqueles que assistiram o filme ou leram o livro As Crônicas de Nárnia, o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas. Devem lembrar bem que depois da grande batalha contra a feiticeira e seu exército, os dois filhos de Adão e as duas filhas de Eva, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia receberam o poder de se assentar no trono no castelo de Cair Paravel. Eles não venceram a batalha contra a feiticeira, pelo contrário, estavam todos derrotados diante do seu poder. Aslan que agiu vencendo o mal e levando vitória para os narnianos. Mas depois da grande batalha, não só Aslam se assenta em um trono como rei de Nárnia, mas aqueles jovens recebem o provilégio de se assentar em quatro grandes tronos e serem proclamados reis e rainhas de Nárnia.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
De um modo semelhante o Senhor nos ensina através deste texto. Nós, que não tínhamos nenhum mérito ou força, que um dia já fomos inimigos do Senhor, agora recebemos com ele a recompensa pela vitória que ele mesmo conquistou por nós. Ele venceu os nossos inimigos, mas também nos deu o direito de estar acima de todos esses inimigos. Ele os venceu por nós.
O Senhor nos fará reinar com ele, viveremos em Glória.
O Senhor nos fará reinar sobre aqueles que nos perseguem, nós os julgaremos.
O Senhor será nossa grande e maior recompensa.
O Senhor exige de nós que sejamos fiéis até que ele venha.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO