A fé num deserto de incredulidade?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Is 53.9; Lc 23.50-56
Introdução
1. A fé é indispensável na vida do homem. Sem fé, a Bíblia ddiz que é impossível agradar a Deus. Onde não existe um resquício de fé, não é possível viver, porque fé e esperança andam de mãos dadas.
2. Pode ser que a fé seja quase imperceptível, pode ser que ela não se volte para conhecer o seu Criador, por estar impregnada pela cultura e o mundanismo. E aí, ela se volta para as coisas materiais. Mas, quando aquele que se considera ateu, estiver caindo num avião em chamas, naturalmente gostaria que pudesse ser socorrido por alguém que está acima de sua capacidade. Anselmo disse - basta pensarmos em Deus para saber que ele existe!
3. Mas os cristãos sempre pensam como os discípulos - queremos que nossa fé aumente? Será que ela aumenta de forma passiva? ou temos que exercitá-la? Tertuliano escreveu - Tudo o que somos, o somos na medida em que acreditamos na ressurreição!
I - Um homem diferente (v.50-53).
a) Membro do Sinédrio; b) O caráter; c) Sua fé.
a) Membro do Sinédrio - Por que esse homem era diferente? José fazia parte do tribunal que bateu o martelo e deu a sentença da crucificação de Jesus. Se olharmos para essa atitude desse homem, poderíamos pensar que nada de anormal, além de uma boa atitude. Mas não foi assim para ele.
a1) Se você prestar atenção em como ocorreu a morte de Jesus vai começar a descobrir porque nem os discípulos e, nenum dos familiares de Jesus teve a coragem de reivindicar o corpo.
a2) Jesus foi morto fora dos muros de Jerusalém, como um inimigo do povo. Pela lei romana os condenados a morte não tinham direito a sererm enterrados, por perderem o direito a qualquer propriedade. Jesus foi publicamente exposto a toda espécie de vergonha e ridículo. Quem tivesse a coragem de reivindicar o corpo de um malfeitor, não estaria fadado à exclusão? Imagine como isso era muito mais grave na cultura dos judeus!
b) O caráter - José não mostrou ser apenas um bom e justo homem, quando discordou da macabra sentença, mas teve coragem de enfrentar essa corte e, ainda ao reivindicar a Pilatos, o corpo de alguém que fora condenado pela nação.
b1) O caráter é provado quando existe risco de perda na sua vida. José de Arimatéia correu o risco de ser banido do Sinédrio e do Templo.
b2) Jesus disse: aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus (Lc 12.9). Achamos que negar é dizer NÂO, assim como Pedro. No entanto, o negamos quando decidimos não perder nada que é nosso por amor a Cristo.
c) Sua fé - Tg 2.14 “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” A fé seria dizer “creio?”. Não se engane com uma fé que tem entrega, que não serve aquilo que diz que ama. A fé verdadeira se manifesta em ações.
c1) 1º - A fé desse homem é demonstrada na coragem de tomar uma decisão - enfrentar seus supostos amigos, correr o risco de perda e, reivindicar o corpo de Jesus.
c2) 2º - (v53) - Você depositaria um condenado, axincalhado, acoitado, crucificado, amaldiçoado pela nação num túmulo junto aos seus familiares? José deu o túmulo de seus parentes para Jesus.
c3) Preste atenção no que a verdaderia fé produz numa pessoa. Por isso Jesus disse a respeito dos frutos. Se alguém diz ser cristão, mas nega os frutos da fé, que é o amor doador, é um bom religioso incrédulo.
II - O serviço das mulheres (v.54-56).
4. Começava o sábado. As mulheres piedosas que assistiram todo sofrimento de Jesus até a crucificação, viram onde o corpo havia sido sepultado.
5. Respeitaram o dia de sábado, pois era necessário que Jesus ficasse por 3 dias dos judeus no túmulo.
Conclusão
6. José de Arimatéia não se intimidou de se posicionar publicamente. Ele se posicionou diante de todos os homens. Não temos detalhes das consequências dessa atitude de JA, mas sabemos que no mínimo ele foi discriminado e rejeitado pelos seus “amigos” escribas.
7. Nenhum parente de Jesus, nem seus discípulos tiveram a coragem de JA, que conforme Jo 19.38 era um discípulo oculto, que agora publicava sua fé sem nehum temor.
8. Quando alguém proclama um evangelho que só tem benefícios para o crente, como você enxerga isso à luz da Palavra de Deus?
9. Sua vida na terra é mais importante que sua vida eterna?
10. Em certa ocasião Jesus perguntou: o que daria o homem pela vida eterna?
11. Se sabemos que amanhã morreremos devemos dar toda nossa força para servirmos aquele que pagou o preço perfeito, sem mácula para um fim - que todos se arrependam e vivam para Cristo.