O CULTO QUE AGRADA A DEUS
Sermon • Submitted
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Malaquias 1 - 4
Malaquias 1 - 4
Temas do Livro:
Fala de consagração total da vida
Ministerios dos lideres
Casamento misto
Divorcio
Vinda de Cristo e do Juizo Final
Dizimo e ofertas ( e isso todo mundo sabe só conhece malaquias por conta dessa passagem)
Teodiceia Problema da prosperidade dos injutos e desgraças dos justos ( problema do mal)
Aliança de Deus com o Seu povo, de Levi e do Casamento.
= Todos eles tem algo em comum, a preucupação central do profeta que é o culto a Deus.
INTRODUÇÃO :
( Contexto)
Esse livro foi escrito depois que o povo já tinha voltado do cativeiro, já tinha se reestabelecido na terra e começado a reeconstrição do templo a reconstrução da cidade e dos muros e a vida nacional outra vez e a vida religiosa.
O tempo havia passado e a expectativa do cumprimento daquelas promessas feitas por Ezequiel Isaias, Jeremias e outros profetas , de que a restauração de Israel seria gloriosa essas promessas pareciam não se cumprir :
- O templo que foi reconstruido era menor do que templo anterior
- Eles ainda estavam sob o dominio de Imperios estrangeiros
-Havia problemas e dificuldades financeiras
- Ainda tinham que pagar tributo a essas potencias estrangeiras
- Ainda não tinha sua liberdade
= O periodo Aureo qua havia sido profetisado parece não haver chegado.
Então o povo começou a desanimar e esse desanimo se reflete ou se refletia em primeiro lugar no culto que era prestado a Deus, como até o dia de hoje assim também acontece, o primeiro reflexo ou sinal de que a pessoa está desanimada é que ela para de ir para a Igreja.
O povo estava desanimado, e não somente isso os sacerdotes estavam desanimados , e nao somente isso, não estavam fazendo a obra que deveriam fazer corretamente, muitos dele eram corrupto ineptos e descuidados, e estavam enfadados com as coisas de Deus, o povo estava começando a questionar a Deus se valia a pena servir a Deus, Pois eles estavam vendo a diferença de quem servia a Deus e de quem não servia.
Isso se refletia nas ofertas que eles traziam para o templo, estavam trazendo animais defetuosos, retendo os dizimos e as ofertas e o impacto na vida do povo era obvia.
Eles começaram a viver de maneira irregular, com casamento mistos e imoralidade sexual e divorcio não ordenado .
O PROFETA :
O profeta Malaquias foi levantado por Deus para chamar o povo a retornar a Deus a retorna o culto verdadeiro a Deus, chamar o povo a Deus. E ele faz isso de uma forma que torna o livro de malaquias muito diferente dos livros dos outros profetas.
Malaquias registra aqui na forma de dialogo entre Deus e o povo 7 situações. O livro é construido em cima disso, é mais ou menos assim: -Deus faz uma declaração ( uma critica ou queixa)
- O povo responde sinicamente ( Eu ?)
- E Deus responde isso mesmo e explica o porque da cobrança.
São 7 diálogos desse tipo o livro é construido em cima deles.
OS 7 DIÁLOGOS :
1 - Eu tenho amado vocês / em que que o Senhor nos amou ?, nós estamos sofrendo como sempre sofremos ( Cap 1.1-5)
2- Vocês estão profanando o culto trazendo animais defeituosos / nós fazendo isso ? (cap 2.1-9)
3- Eu não aceito o culto de Vocês / mas porque você nõ aceita o nosso culto ? ( Cap 2. 10-16 )
4- O culto de vocês está me enfadando / Em que que nos estamos lhe enfadando ( Cap 2.17 - 3.5)
5- Vocês tem que se voltar para mim / Voltar como ? vou s´dar um exemplo voces me roubam nos dizimos e nas ofertas/ (Cap 3.6-12)
6- Vocês estão falando mal contra mim / Em que estmaos falando mal do Senhor ? ( Cap 3. 13-18 )
7- Deus anuncia o dia da salvação em que finalmnte Ele irá receber a honra e a gloria que lhe são devidos.
1- DEUS NOS AMO PORQUE NOS ESCOLHEU : 1.1-5
Esse amor não é medido por bens materiais e sim pela eleição.
Deus declara aqui no inicio do livro verso 2 “ Eu vos tenho amado....” o povo pergunta em quem nos tem amado pois ainda continuamos escravos, a restauração não aconteceu nós pagamos tributos, estamos em crise financeira, e os nosso adversários prosperam mais do que nós . Resposta de Deus = não foi Esaú imrão de Jacó ? Contudo amei a Jacó e aborreci a Esaú.
A prova do meu amor é que eu elegi vocês eu predestinei vocês para ser o meu povo e essa e a razão pela qual vocês deviam me cultuar e não porque vocês estão recebendo prosperidade material então esse é o primeiro princípio .
Nos temos que amar a Deus porque Ele primeiro nos amou e odiou Esaú e nos escolheu de entre todos os povos para sermos o seu povo e deve ser esse amor pactual que nos leva a adorar a Deus.
2- CULTUAR A DEUS DA MANEIRA QUE DEUS QUER E NÃO DA QUE NÓS IMAGINAMOS : 1.6-14
Toda essa passagem é uma queixa de Deus porque o povo estava trazendo para o culto aquilo que a lei de Moises proibia, o povo estava tranzedo e os sacerdotes estavam aceitando, Eles que eram eleitos para fiscalizar essa questão. Traziam pão imundo, Animal cego , coxo doente e dilacerado. Cap 1. 7
Cap 1.8,13 E Deus considerava isso como sendo profanação do culto, e desprezo pelo seu nome do verso 6-8. A ponto de Deus dizer assim, olhe como ele começa está seção.
LER O VERSO 1.6 - 8. Essa era a queixa de Deus ao povo, o povo estava querendo cultuar a Deus de maneira diferente daquela que Deus havia estabelecido. E Deus não aceitava o culto fora do padrão, ele não aceitava invenção no culto.
Ele queria ser adorado exatamente do jeitinho que ele disse: O animal teria que ser 1 ano, puro e sem defeito. Ah Deus mas é o ceguinho eu não vou conseguir fazer nada com ele então o dou para ti. NÂO , no culto não basta só sinceridade nós temos que cultuar a Deus na maneira que le nos revelou.
Resposta de Deus = verso 10 = Se não for do jeito que ele disse ele não vai aceitar o culto nós não podemos inventar maneira de adorar a Deus. Temos que procurar na Bíblia o culto que le revelou, o principios que estão no antigo testamento e que são aprovado no Novo.
3- O CULTO DEVE SER CONDUZIDO POR HOMENS CAPAZES, COMPROMETIDOS E HABEIS : 2. 1-9
Aqui nesta passagem Deus se queixa dos sacerdotes que não estavam dando honra ao teu nome, Veja ai verso 1 e 2 ......
Lista 3 Castigs que Ele iria dar ao sacerdote
Qual era o problema dos sacerdotes? Eles eram responsáveis no AT para conduzir o culto a Deus? Primeiro eles não estavam examinando os animais que eram trazidos pelo o povo e que deviam ser sacrificados era função deles. Segundo eles estavam enfadados com a rotina ficou aqui no Capitulo 1.13 .....
Fala-se sacerdote mas o sacerdote só matava os animais e quem fazia todo o trabalho mais dificil era os leveitas, eles é quem desibuchavam , tiravam a parte que era para assar, a parte que era para levar para fora, depois o levita vinha e limpava o altar e limpava o sangue, pegava a carneirada e conduzia para fora para ser morta no dia seguinte e quando tinha tempo o levita tocava .
Tem que ser conduzidos por homens capazes e hábeis. E o pior dos sacerdotes é que els não estavam instruindo o povo na Lei, por mera obrigação dele veja no verso 6 e 7 . Porque Deus está rejeitando o trabalho daqueles sacerdotes . Porque ele não estavam fazendo as coisas direitos e estavam enfadado mas o mais importante . 2.6-7
Essa era a função principal dos sacerdotes Ele não somente oferecia o sacrificio mas ele explicava o povo o que aqueles sacrificios representavam era dele e por Ele que Deus falava regurlamente ao povo o profeta só era levantado quando o sacerdote falahava mas a instrução regular do povo de Deus cabia ao sacerdote era da boca do sacerdote que o povo iria buscar a instrução de Deus.
Mas olha o verso 8 = O culto tem que ser guiado e dirigido por homens fies que sejam portavozes de Deus que ensinem a palavra de Deus ao povo que o façam de Todo o coração, que conduzam o povo em adoração que instruam o povo na palavra de Deus.
O castigo de Deus para os sacerdotes . 3 Coisas = Amaldiçoar as bençãos / reprovar a descendencia / e atirar excremento em seu rosto. Qual o problema do excremento? quando o animal era aberto o excremento era tirado junto com outras partes imundas e levado para fora do arraial poi eram imundos. O que Deus está dizendo aqui, sabe o que eu vou fazer com vocês, passar na cara e ai vocês vão ficar imundos e vocês tem que ser expulsos do templo. Essa é a linguagem que Deus usa de como vai tratar a liderança que não faz o que devia fazer e não assume a responsabilidade que devia assumir quando foram convocados por Deus para presidir o culto.
4- O CULTO SÓ VAI SER ACEITO SE FOR EXPRESSÃO DE UMA VIDA SANTA : 2. 10-16
Aqui Deus declara que não vai aceitar o culto o sacrificio e as ofertas as lagrimas e orações . Verso 13;
do verso 10 ao verso 12 o profeta está explicando que o desprazer de Deus era porque o povo estava profanando a casa do Senhor trazendo adoradores de deuses estranhos para dentro da casa do Senhor o que era proibido atraves dos casamentos mistos ( o povo de Deus estava casando com pessoas que adoravam outros deuses) e esse truque era velho eles tinham sido levados para o cativeiro alguns anos antes exatamento por isso porque eles começaram a se misturar com esses povos e trouxeram para dentro de Israel seus deuses . Uma das maneiras de se misturar era atraves do casamento não foi exatamente essa a arma de balaão contra o povo de Deus. Eles estavam repetindo isso VERSO 11 .
Então ai o pessoal ia lá e choravam e pranteavam a Deus e Deus não vou responder não, porqu eo Senhor não está aceitando o nosso culto ? porque vocês não estão mostrando coerencia na vida de vocês , dizem que me adoram que me amam que eu Sou o unico Deus de vocês mas estão introduzindo no meio de vocês outros deuses.
Mas não era só isso, verso 14- 16 = Vocês estão sendo desleais com a mulher da sua mocidade (adulterando) e estão se separando e repudiando as mulheres de vocês sem motivo algum.
Essa então é a razão porque Deus nã estava aceitando o Culto, As pessoas diziam uma coisa mas viviam outra.
Aqui vemos a concexção entre a nossa vida e o culto, PAstor mas isso é coisa do antigo testamentto será ? o que que Jesus disse que nos deveriamos fazer ao trazer diante do altar a oferta e lembrasse que tinha algo contra o teu irmãow o que o Apostolo Paulo sobre aqueles que se aprocimam da ceia do senhor de maneira indigna, será que a relação entre a vida e culto é so no AT é obvio que não.
O nosso culto a Deus ele tem que refletir santidade de vida, tem que ser uma expressão daquilo que nos somos se não nós vamos receber de Deus exatamente a mesma coisa, você pode gritar e chorar orar no monte e fazer campanha o que você quiser , mas se não colocar a vida em ordem diante de Deus ele não aceitara o seu culto esse é o principio em toda a escritura.
5- PRECISAMOS DE PURIFACAÇÃO PARA CULTUAR A DEUS : 2.17 - 3.5
Olhe o verso 17 .... Deus está enfadado por conta da atitude do povo .
Porque ? O povo estava todo na Igreja mas no coração estava dizendo assim onde está o Deus da justiça ?olhe os amonitas olhe os samaritanos prosperando a nação se expandiu estão ganhando as guerras, é um povo livre e soberano e não servem a Deus olhe esses outros povos ai o, adoram a baal, astarote mooloque e estâo tudo prosperando, e nós que servimos ao Deus verdadeiro estamos aqui, somos vassalos do imperio, pagamos tributos mesmo com a situação financeira apertada. Cadê o Deus da Justiça ?
Entâo o povo estava no culto mas o coração estava nisso questionando a justiça de Deus.
Resposta de Deus LER O TEXTO 3.1
Resumo : Ele está falando aqui de Joao Batista e ele preparou o caminho do anjo do Senhor e ele com seu sangue precioso purificou o povo de levi e o povo de Deus, e agora pelo sangue de Jesus nos podemos oferecer a ele sacrificios agradaveis. É disso que malaquias estava falando de um novo sacerdocio de uma mudança porque a Lei não podia aperfeiçoar nada mas introduz uma nova Lei uma nova aliança por meio da qual podemos oferecer sacrificio o frutos dos nossos labios com sacrificios de louvor. E por meio do sangue de Jesus que somo agora purificados e podemos oferecer a Deus o culto que ele deseja.
O principio aqui então é esse nos precisamos ser purificados para oferecer culto a Deus, se não não será aceitável a ele.
APLICAÇÕES :
Nós temos entre nos cultos que são voltados inteiramente para a prosperidade onde as pessoas são motivadas a cultuar a Deus para que recebam de Deus algum tipo de beneficio material desde de prosperidade financeira até libertação de males temporais, um casamento, um negocio um apartamento, um carro . Não é que essas coisas são proibidas ou ruins para o cristão, mas esse não é o alvo pelo qual nos cultuamos a Deus, não é para recebermos dele esse tipo de coisa. A resposta de Deus quando o povo perguntou em que que o Senhor nos ama porque eu elegi vocês e não o irmão de vocês, eu amei a jacó e aborreci a Esaú . A resposta de Deus foi a eleição, a redenção o perdão de pecados, prometido e oferecido antes da fundação do munto e concretisado na vinda do cordeiro de Deus essa é a razão pela qual nos vamos cultuar. Cultos voltados para a prosperidade ou solução de problemas materiais é um desvio do padrão que Deus nos revela na escritura .
Para os cultos onde são introduzidos Elementos e formas de adoração completamente estranhos a palavra de DEus , gente as vezes eu não acredito no que eu vejo no Youtube ou em outras redes sociais, é cada coisa que é feita em nome de Deus. por exemplo na introdução de elementos judaicos no culto quando você tem n exemplos qu eforam abolidos pois não davam certo eram só sombra de Cristo . A bíblia não proibe, a qustão é se a bilbia ordena, essa foi a grande discussão na epoca da reforma os puritanos perguntaram o que a biblia ordena equanto que seus opositores iam pelo o que a biblia não proibia.
Os cultos não são apenas para festa e alegria mas os cultos devem ser o reflexo daquilo que Deus deseja de nós que é uma vida reta. Há lugar no culto para exortaçâo, há lugar no culto para reepresão para orientação, tem hora que temos que trocar a alegria pelo luto, os gritos de fé pelo o arrependimento está lá em tiago capitulo 4 por conta dos nossos pecados, infelizmente hoje em muitos lugares só se olham para o culto como se fosse uma grande celebração mas instrução biblica que fere a consciencia que move a vontade e que promove diferença isso está em falta e eu sei que vocês concordam comigo que a causa da fraqueza do povo evangelico hoje é a falta de pregação que fira a consciencia e que denuncie o que está sendo feito e que apresente a solução e a mediante Jesus e o arrependimento pelo seu sangue, que não estejamos tão preucupado com o crescimento da Igreja e sim com que Igreja queremos que cresça e floresça .