O Guerreiro que se Posiciona ?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Handout
A Atitude Samá ?
A Atitude Samá ?
Texto Base = [ 2 Samuel 23.11 ao 12 ] ler.
11Depois dele vinha Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se juntaram em Leí, onde havia uma plantação de lentilhas; e o povo fugia dos filisteus. 12 Sama pôs-se no meio daquele terreno, e o defendeu, e matou os filisteus; e o SENHOR efetuou grande livramento.
1º Ponto [ Defendeu aquilo que Deus deu a Sama ].
Na história de Sama, vemos que o propósito dos filisteus eram destruir o povo e as suas plantações. Sama, pode ser eu ou você.
Os Filisteus representam nosso inimigo, que são o diabo e seus demônios. As plantações, podem representar tudo aquilo que colheremos com a nova vida em Cristo.
Nova Almeida Atualizada Efésios (Capítulo 6)
A armadura de Deus10Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. 13Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis.
SAMA HARARITA: Significa, no hebraico, “aquele que mora na Rocha ou aquele está firmado na Rocha”
Por isso Sama, está relacionado a vida de um discípulo de Jesus, porque Jesus é a ROCHA eterna da nossa salvação e todo aquele que está em Cristo, também está firmado na Rocha.
Infelizmente, muitos cristãos têm se acovardado diante dos ataques do diabo. Acabam desistindo diante do primeiro desafio que lhe aparece e fogem abandonando as bênçãos que Deus havia lhe preparado.
2-Aprendemos que o ataque do inimigo se torna mais intenso quando os frutos começam a aparecer:
A estratégia do diabo é nos atacar principalmente quando estamos frutificando.
Os primeiros frutos que produzimos são os frutos de uma nova vida com Cristo, este é o fruto do caráter.
O segundo fruto é o fruto de vidas ganhas para Jesus, como consequência do nosso testemunho da nova vida em Cristo.
Quando esses frutos começam a brotar, o ataque do diabo se torna ainda mais intenso. Foi o que aconteceu com Sama: Mesmo em tempo de guerra, ele preparou a terra, semeou lentilhas, cuidou do plantio até aparecerem os frutos. De repente ocorre o inesperado: Próximo aos dias da colheita, os filisteus atacaram para destruir o fruto do seu trabalho.
Por isso, ele quer impedir o crescimento e expansão do Reino de Deus e ao mesmo tempo impedir de recebermos o nosso galardão. Por isso não podemos desanimar diante do ataque do inimigo, pois se o ataque se intensifica, podemos saber que estamos caminhando no rumo certo, pois o diabo só investe contra aquele que está no caminho.
3-Aprendemos que em uma batalha a nossa atitude pode determinar a nossa vitória ou derrota: Quando o inimigo ataca, podemos ter duas atitudes:
1-Fugir e deixar no poder do inimigo aquilo que foi semeado com tanto trabalho.
2-Enfrentar o inimigo e lutar.
A atitude do povo foi fugir: O povo saiu correndo, apavorado, com medo deixando tudo nas mãos dos filisteus. Eles se renderam antes de lutar, fugiram deixando para traz as suas bênçãos.
A atitude de Sama foi ficar e lutar: Talvez ele tenha dito: “Este campo me pertence, este é o fruto do meu trabalho”. “É o sustento da minha família e do meu povo, esta é a minha herança, é a bênção que Deus me deu”.
Qual tem sido a nossa atitude diante de determinados problemas? Corremos ou enfrentamos?
Os valentes de Davi nem sempre foram valentes, pelo contrário, eles eram homens desprezados, amargurados de espírito, endividados, sem valor algum, mas foram esses que Deus usou para através deles mostrar o seu poder, porque para Deus nada é impossível! Podemos afirmar com toda a convicção que ser um valente para Deus, é ser cheio do Espírito Santo e de Fé.
Final .