DA DÚVIDA À FE - HABACUQUE 1:12 - 2:1

Exposição de Habacuque  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 32 views
Notes
Transcript

SEGUNDO DIÁLOGO: A INTERCESSÃO DE HABACUQUE

INTRODUÇÃO

Na primeira mensagem vimos o contexto social, politico e espiritual de Judá na época de Habacuque: Exploração dos pobres pelos ricos; Religião e líderes religiosos corruptos; Reis fracos e imaturos que preferiam buscar a glória passageira em vez do bem-estar de seu povo
Também buscamos compreender as inquietações do profeta: O grande problema de Habacuque era conciliar aquilo que via com aquilo que cria. Por isso é importante estudar Habacuque para respondermos os nossos proprios questionamentos acerca do mal em nossos dias.
No primeiro dialogo Habacuque questiona a Deus acerca da iniquidade do seu proprio povo e pergunta porque Deus parecia indiferente aquela situação
Deus responde ao profeta que estava no controle da situação, Ele enviaria o catigo: A destruição do reino de Judá atraves dos caldeus (babilonios).
A grande lição que fica é: Deus é soberano e tem um plano a despeito da nossa limitação em compreender esse plano.
Outra importante lição é: Deus requer do seu povo fidelidade na missao. Assim como Israel tinha uma missão de serem santos e sacerdotes a igreja hoje tem essa responsabilidade e precisamos ser achados fieis também, caso contrario haverá disciplina do Senhor.

I - A QUEIXA DE HABACUQUE: OS MÉTODOS DE DEUS (V.1:12 - 2:1)

1. ELE ARGUMENTA BASEADO NA SUA TEOLOGIA (V.12-13a)

Deus é eterno e santo => Salmo 90:2

Salmo 90.2 RA
Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Deus é Rocha => Deuteronômio 32:4

Deuteronômio 32.4 RA
Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

Deus não pode contemplar o mal => Salmo 5:4-6

Salmo 5.4–6 RA
Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal. Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade. Tu destróis os que proferem mentira; o Senhor abomina ao sanguinário e ao fraudulento;
Por que os caldeus Senhor? Era inadmissível para ele uma nação gentia julgar o povo de Deus, era incopativel com aquilo que ele sabia sobre Deus.

2. ELE AGUMENTA QUE JUDÁ ERA MAIS JUSTO (V.13b)

Aqui Habacuque mostra que sua cosmovisão estava errada. Ele precisava compreender as coisas da perspectiva de Deus.
Sem dúvida a perversidade dos caldeus era grande, mas a de Judá era maior, uma vez que pecavam a luz da revelação de Deus - Lc 12.47-48
Lucas 12.47–48 RA
Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.
Muitas vezes nossas inquietações são um reflexo da nossa falta de compreensão das Escrituras.

3. APELA PARA A MISERICÓRDIA DE DEUS (V.14-17)

A ilustração de Habacuque: Uma grande pescaria.

J. E. Evans escreveu: “O texto apresenta uma analogia com a vida de um pescador. Os seres humanos eram semelhantes à peixes a quem o pescador recolheu em sua rede e depois enalteceu com louvores divinos a rede que lhe trouxe riquezas. De acordo essa comparação, o mar representa o mundo; os peixes simbolizam as nações; o pescador é equiparado a Nabucodonosor, e a rede consiste num símbolo da força militar dos caldeus, por meio da qual adquiriram grandes fortunas dos povos conquistados.”
Era justamente o que os babilônios faziam! Levavam os cativos amarrados como numa corda de peixes e muitas vezes com anzóis nos narizes.

Por que Deus faria isso com seu povo? Deus não é o rei de Israel? (cf. v.14).

Deus continuava sendo o Rei de Israel, mas a santidade e a fidelidade que Habacuque tanto exaltou exigia que Deus assim disciplinasse seu povo, conforme prometera em sua Palavra - Dt 29.24-29
Deuteronômio 29.24–29 RA
isto é, todas as nações dirão: Por que fez o Senhor assim com esta terra? Qual foi a causa do furor de tamanha ira? Então, se dirá: Porque desprezaram a aliança que o Senhor, Deus de seus pais, fez com eles, quando os tirou do Egito; e se foram, e serviram a outros deuses, e os adoraram; deuses que não conheceram e que ele não lhes havia designado. Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra esta terra, trazendo sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro. O Senhor os arrancou, com ira, de sua terra, mas também com indignação e grande furor, e os lançou para outra terra, como hoje se vê. As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

4. HABACUQUE AGUARDA A RESPOSTA DE DEUS (V.2:1)

Habacuque se compara a um atalaia na torre de vigia para esperar a resposta de Deus.

O Atalaia avistava o perigo para avisar os que estavam dentro da cidade. Ele estava intercedendo pelo povo, pois não queria o mal da nação.
O exemplo de Ezequiel - Ezequiel 33.1-7.
Ezequiel 33.1–7 RA
Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos de teu povo e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus limites, e o constituir por seu atalaia; e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o abater, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte.

Queria ficar sozinho para obter uma perspectiva divina da situação.

Quando nâo entendemos o problema que estamos passando é inecessario essa atitude se aquietar e esperar pela reposta do Senhor.
O exemplo de Davi - Salmo 5.1-3.
Salmo 5.1–3 RA
Dá ouvidos, Senhor, às minhas palavras e acode ao meu gemido. Escuta, Rei meu e Deus meu, a minha voz que clama, pois a ti é que imploro. De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.

CONCLUSÃO

1. Muitas vezes não compreendemos os métodos de Deus, pois nossa cosmovisão acerca do seu plano é limitada.

Podemos (e devemos) colocar diante de Deus as nossas duvidas sobre o que acontece em nossas vidas, mas nunca se revoltar contra o Senhor pelo que faz - Isaias 45.9 e Romanos 9.20-21
Isaías 45.9 RA
Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça.
Romanos 9.20–21 RA
Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

2. Habacuque teve coragem de abrir o coração para Deus e de fazer perguntas que mostram sua fragilidade como homem e profeta.

Temos sido sinceros diante de Deus com as nossas inquietações e com aquilo que cremos?
As vezes nos apavoramos com a presença aterradora do mal, mas devemos confiar em Deus - Romanos 8.28
Romanos 8.28 RA
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

3. Devemos nos colocar também como atalaias para anunciar o que Deus tem revelado em sua Palavra!

A mensagem de Deus deve servir de alerta aos descrentes – Atos 13.40-41.

A mensagem de Deus deve servir de alerta aos descrentes (Atos 13.40-41).

Atos dos Apóstolos 13.40–41 RA
Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos profetas: Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.

II - A RESPOSTA DE DEUS: O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ - V.2.2-4

Related Media
See more
Related Sermons
See more