A conduta da Mulher Cristã
Sermon • Submitted
0 ratings
· 1,064 viewsA mulher cristã deve viver uma vida que glorifica a Deus.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
As mulheres precisam viver uma vida para a glória de Deus. Mas, o que as Escrituras exige das mulheres? É extramente necessário estudar sobre esse assunto, porque ao examinar o que Bíblia diz, as irmãs conseguirá entender o ensino bíblico e viverá de uma forma que agrada ao Senhor.
Infelizmente muitas mulheres não sabem a vontade de Deus para as suas vidas. Desse modo, vivem uma vida que desagrada ao Senhor. Por isso, será apresentado a respeito da conduta das mulheres.
Contexto
Contexto
Paulo deixou Tito na ilha de Creta para organizar a igreja daquela região. Há uma declaração do apóstolo a respeito do propósito de Tito em Creta, que diz: “Deixei-o na ilha de Creta para que você completasse o trabalho e nomeasse presbíteros em cada cidade, conforme o instruí” (Tt 1.5).
Paulo escreve sua carta para o seu filho fé que era um jovem pastor. O objetivo ele cuidar das ovelhas de Cristo. No capítulo dois, o Tito tinha a tarefa de instruir um grupo de pessoas a viver de acordo com as verdades do evangelho de Jesus Cristo.
Transição
Transição
Veremos duas lições em relação a conduta das mulheres.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Viver em Santidade (vs 3)
1° Viver em Santidade (vs 3)
Em relação as mulheres mais velhas, o apóstolo traz instruções a respeito da vida prática.
“ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver” (Tt 2.3).
A palavra “séria” ou “reverente”, é ao um ato moral, ou seja, o apóstolo está se referindo ao caráter moral das mulheres. Isso quer dizer que elas deveriam viver uma vida que refletissem a santidade em sua conduta, além disso, serem responsáveis no modo de viver.
“a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho” (Tt 2.3)
O significa da palavra é diabo ou caluniador. Á vista disso, o texto demonstra que o sentido da palavra é aquele que ataca a reputação de alguém, de outro modo aquela pessoa que difama o outro.
A expressão usada por Paulo é bem forte, devido usar a mesma palavra referente ao adversário dos filhos de Deus. O inimigo é astuto e ele gosta quando as pessoas espalham fofocas. As mulheres, em hipótese nenhuma, poderiam falar mal pelas costas, mas deveriam ter o cuidado com a língua. Tiago ensina que a língua destrói e mata, pois ela é como uma chama de fogo (Tg 1.1-12). Salomão diz que a língua é poderosa e pode trazer morte ou vida (Pv 18.21).
As mulheres não devem deixar que o vinho tome conta de suas vidas, ou seja, serem viciadas em bebida alcoólica, visto que, não convém aos santos.
APLICAÇÃO: As mulheres devem ser santas em seu comportamento, em seu jeito de vestir e no modo de falar.
2° Orientar as mulheres mais jovens (vs 4-5)
2° Orientar as mulheres mais jovens (vs 4-5)
As mulheres mais velhas deve instruir as mais jovens, em relação ao seu modo de viver.
“mas a serem capazes de ensinar o que é bom. 4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens” (Tt 2.3–4).
As mulheres idosas são experientes e piedosas, sendo assim, elas podem trazer vários ensinamentos importantes para as mulheres mais jovens. Elas podem ser exemplos em relação a vida da mulher no lar, o cuidado com o marido e com os filhos.
Tratando-se das mulheres mais jovens, o apóstolo enfatiza o seu ensino:
“Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filho” (Tt 2.4)
A palavra instruir está relacionado a uma instrução sábia, em outras palavras, instruir a viver com sabedoria. As mulheres devem demonstrar lealdade no cuidado da família.
As mulheres mais velhas devem instruir as mais jovens a serem:
“a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada” (Tt 2.5).
Sensatas - Ter bom intelecto
Puras - ser uma mulher de caráter.
Cuidar bem do lar - As mulheres que aceitam a vocação no casamento precisam ser equilibradas, isto é, saber administrar bem o tempo, com o objetivo de cuidar bem dos afazeres domésticos e jamais negligenciar os filhos e o marido.
Bondosas - praticar a bondade no lar, tratando o marido e os filhos com amor e carinho
Sujeitas ao marido - A palavra submissão significa submeter aos pedidos de alguém de forma voluntária e não forçada. Em razão disso, as mulheres devem ser submissas aos pedidos do seu marido, ou seja, no contexto do casamento buscar entrar em acordo com o marido.
As mulheres insubmissas envergonham o evangelho e dá mal testemunho para as outras.
APLICAÇÃO: As mulheres mais velhas são experientes, desse modo, elas precisam ajudar as mulheres mais jovens em relação a conduta cristã e como desenvolver um bom ministério no lar.
Conclusão
Conclusão
As mulheres precisam viver em santidade, ou seja, ser separadas para Deus. Além disso, é preciso lembrar da responsabilidade diante de Deus, o qual é de ser esposas dedicadas e trabalhar no próprio lar, a fim de cuidar dos seus familiares, com a finalidade de não envergonhar o cristianismo. Então dessa maneira, se as irmãs viver essa dedicação em suas vidas, jamais deixará portas para que os incrédulos ficassem zombando da Bíblia Sagrada.
Aplicação
Aplicação
Uma mulher de Deus deve ser santa na maneira de vestir, ou seja, não ficar mostrando partes do corpo.
Uma mulher virtuosa não fica falando mal de outras mulheres.
A mulher serva de Deus busca ajudar as mais jovens, a viver de acordo com os padrões bíblicos.