O poder transformador da Pregação do Evangelho

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 118 views
Notes
Transcript

O poder transformador da Pregação do Evangelho

Lucas 3.1–20 BEARA
No décimo quinto anodo reinado de Tibério César,sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia,Herodes, tetrarca da Galiléia,seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites,e Lisânias, tetrarca de Abilene, sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados, conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus. Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras,quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer? Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. Foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer? Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado. Também soldados lhe perguntaram: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo. Estando o povo na expectativa, e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele, porventura, o próprio Cristo, disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível. Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo; mas Herodes, o tetrarca, sendo repreendido por ele, por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito, acrescentou ainda sobre todas a de lançar João no cárcere.
Então para entender o Poder transformador da Pregação do Evangelho, precisamos considerar algumas coisas.
João Batista pode ser chamdo de a dobradiça entre o antigo e novo testamento. Ele encerra o Antigo testamento e abre as cortinas do novo testamento. Abrindo o caminho para o Messias.
É fato que quando estamos lendo a biblia, e nos deparamos com genealogia, a gente pula a passagem, porque é um pouco complicado de entender. Mas precisamos considerar esse versiculo 1º de Lucas 3 com cautela, para entendermos o contexto da época.
Notem que joão é introduzido na história em um contexto politico.
Lucas 3.1 (BEARA)
No décimo quinto anodo reinado de Tibério César,
Quem é Tibério César?
Os irmãos se lembram que quando Jesus nasceu no Capítulo 2 de Lucas, o império Romano era governado por César Augusto. E César Augusto encerra seu mandato no ano 14dc, assumindo então seu filho adotivo Tibério César que irá governar do ano 14dc ao ano 37dc.
Sendo assim, se o texto está falando do 15º ano do reinado de Tibério César, então tudo isso está acontecendo no ano 29dc.
E nessa nesse ano de 29dc o versículo 1 vai dizer
Lucas 3.1 (BEARA)
Pôncio Pilatos governador da Judéia,
Quando iniciamos o Novo Testamento, vemos que quem está governando o territorio de Israel é Herodes.
A Bíblia fala de 4 Herodes sendo eles:
Herodes O Grande, Herodes Antípas, Herodes Agripas 1, Herodes Agrípas 2.
O Herodes que a biblia fala no inicio do Novo testamento é Herodes O Grande.
Herodes o Grande então governava todo o territorio de Israel, e ganhou o título de Rei pelo Império Romano.
Porém Herodes o grande morre. E quando ele morre, o seu reino é dividido em 4 partes que é chamada de “tetrarquia”.
A Região da Judéia, onde ficava Jerussalém e onde João Batista pregava foi dividido para um filho de Herodes o Grande chamado de “Arquelau”.
A Região da Galileia foi dada para o filho Herodes Antípas.
Esse Arquelau era um homem muito mau, e então os Judeus pediram a Roma para subtitui-lo. Então um governador Romano é introduzido na Judéia, quando todo o territorio é governado pelo filhos de Herodes o Grande.
Mencionados aqui no Versiculo 1 de Lucas 3.
Lucas 3.1 (BEARA)
Herodes (Antípas), tetrarca da Galiléia,seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites,e Lisânias, tetrarca de Abilene
Sendo assim, Roma introduz um governador Romano na Judeia. Pilatos não foi o 1º Governador Romano foi o 5º Governador Romano.
Ou seja, o que Lucas quer nos mostrar com esse relato até aqui, é que quando João Batista começa o seu ministério, o contexto politico do Império Romoano e de Israel é contexto de muita corrupção, de violencia, de maldade e de apostasia.
Parece bem com os nossos dias.
E agora Lucas para de tratar do contexto político e vai tratar do campo Religioso
Lucas 3.2 BEARA
sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.
Nós sabemos que havia apenas 1 sumo sacerdote. Aqui no texto relata 2 sumos Sacerdotes.
Para os irmãos terem uma ideia do ano 37ac ao ano 26dc passaram por jerussalem 28 sumo sacerdotes. Era um cargo religioso na epoca comprado a preço de ouro.
Esse sumo sacerdote chamado Anás, foi deposto do seu cargo e seu genro Caifás que tinha assumido. Mas Anás era tão popular que ele era considerado sumo sacerdote.
Tanto é que quando Jesus foi preço, quem interroga Jesus não é Caifás (Sumo sacerdote de direito) mas Anás. Quem assina pra mandar Jesus é Caifás,
A Religião estava também muito corrompida. Parece muito com os dias de Hoje.
Lucas está nos mostrando que quando João Batista inicia seu ministério o mundo politico e religioso estava todo corrompido.
Então de punho dessa introdução necessaria que Lucas faz aqui e que eu quis expor para os irmãos, é que de fato vamos ver “O poder Transformador da Pregação do Evangelho”.
Lucas 3.2 BEARA
sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.
O ultimo profeta do antigo testamento foi Malaquias, passaram-se 400 anos.
Na época de Malaquias quem governava era o império medopersa, dai o imperio medopersa cai nas mãos do imperio grecomacedonio, Filipe da Macedonia domina o mundo. A Ideia de Filipe era helenizar o mundo ou seja espalhar a cultura grega. Filipe então morre e seu filho Alexandre O Magno assume o governo com 20 Anos de idade. Alexandre o Magno foverna por 13 anos e morre aos 33 anos de idade.
Nesse período vem a guerra dos macabeus, vem a tradução do antigo testamento para o Grego chamada de Septuaginta, Roma rompe o dominio nessa região.
A questão é que nesses 400 anos haviam templos, tinham festas, tinham sacrificios, tinham musicas mas não havia a Palavra de Deus.
Olha a semelhança com os nossos dias.
Depois de 400 anos veio a palavra do Senhor a João no deserto.
A Palavra não veio a Tiberio cesar, Não veio a Pilatos. A Palavra veio de um homem inprovavel, com roupas estranhas, vivendo em um local estranho, comendo coisas estranhas.
Deus nem sempre age por vias oficiais, no templo, com religiosos, com politicos e etc. Deus age fora das coisas comum.

João não está preso a um local

Lucas 3.3 BEARA
Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados,
Os profetas foram as pessoas das ruas, das praças. Os discipulos de Jesus foram pessoas das ruas, das praças. Os apostolos de Jesus foram pessoas das ruas, das preças.
E hoje os cristãos são dos templos.
Hoje toda a nossa ação é voltada para o templo, para as 4 paredes. Uma ação centrípeda, ao inves de ser uma ação centrífuga para fora das 4 paredes, para os desertos da vida

Olha o conteúdo da pregação de João

Lucas 3.3 (BEARA)
pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados,
Ele não prega amenidade. (Coisas vão melhorar)
Ele não prega prosperidade ( A situação financeira vai melhorar)
Ele prega Arrependimento para remissão de pecados
Arrependimento produz frutos de arrependimento
Mudança de mente, mudança de rumo.
Ele só batiza os que se arrependem

Ele faz isso pautado na biblia

Lucas 3.4–6 BEARA
conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus.
Naquela época não havia o Novo Testamento, (o novo estava começando) Havia o Vetero testamento. Ele usa o texto de Isaias 3 do versiculo 4 ao 6
Ele não prega algo que vem da cabeça dele, ele não prega o que diz fulano ou siclano, ou o que diz o teologo A ou B, ele prega o que está nas escrituras.
Isso é uma alerta para nós pregadores. Nós pregadores não somos a fonte da mensagem. Nós somos servos da mesnsagem. Nós não criamos a mesnsagem, nós transmitimos a messagem.
Orare Et Labutare
Ele Expõe as escrituras

Olha a transformação que essa palavra produz.

Lucas 3.4–6 (BEARA)
Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados;
e toda carne verá a salvação de Deus.
Ele prepara o caminho.
pois preparando o caminho:
Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados;
e toda carne verá a salvação de Deus.
Se prepararmos o caminho não terá depressão, não terá ansiedade, não terá preocupação, os caminhos serão aplainados.
A palavra escabroso significa fora do lugar. Ou seja se pregarmos a Palavra de Deus o que está fora do lugar, será colocada no seu devido lugar. Vida conjugal, vida sentimental, vida profissional.
Até o falso evangelho pregado ai a fora se colocado em seu lugar se o verdadeiro evangelho for pregado.
Se preparmos o caminho do senhor Toda a carne verá a salvação de Deus

Olha o nivel de profundidade da pregação de João

Lucas 3.7 BEARA
Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras,quem vos induziu a fugir da ira vindoura?
Parece ser uma palavra dura (Raça de viboras) Mas na verdade essa era uma palavra necessaria.
A biblia nos confronta. Se ela nos confronta é porque é necessario sermos confrontados.
Quem esta ouvindo joão Batista?
Segundo Mateus 3:7 somos informados que os fariseus e os saduceus estavam lá (Religiosos)
Esses 2 grupos surgiram nesse periodo chamado de inter-biblico (400 anos). Então quando esses grupos surgiram, eles eram um grupo de resistencia a “Helenização” a cultura helenica (Grega). Como se fossem os puritanos da época, preservando a sã doutrina. Eram piedosos, mas com o tempo o zelo religioso, a piedade, o cuidado com a palavra de Deus foi substituido pela forma externa. Ou seja foram corrompidos pelo mundo da época. Pelo falso evangelho.
No mundo em que vivemos há varias igrejas que outrora eram piedosas, zelosas e pregavam a palavra de Deus, mais hoje estão corrompidas pelo mundo.
Por isso João os chamam de “Raça de Víboras”.
Quem vos induziu, quem vou ensinou a fugir da ira vindora? Quem vos ensinou a usar e viver esse falso evangelho?
Os saduceus (grupo importantíssimo) se corrompeu, se rendeu helenismo (cultura grega) ao liberalismo teológico da época, a ponto de colaborarem com o mundo da época, e receberam de roma (mundo) a autorização (direio) de explorar o templo.
Eles que mexiam com o comercio do templo.
As caravanas que vinham para as festas não podiam comprar com o dinheiro que traziam os animais para a cerimonia, eles tinham que fazer o câmbio. E o cambio não era em um banco não era na praça do templo. E cobravam taxas (juros) exorbitantes.
Os animais não podiam ser trago de suas casa, tinham que serem comprados ali.
Por isso que Jesus chega e exotam eles de la.
Por isso ele diz “Raça de Viboras”

Notem que João prega sobre o Inferno (Ira vindoura)

Lucas 3.7 BEARA
Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras,quem vos induziu a fugir da ira vindoura?
João não tem problema em pregar sobre a ira vindoura, sobre pecado, sobre os ira vindoura não.
O inferno não existe, não tem condenação, Deus é amor. RAÇA DE VIBORAS

O ser humano sempre aquer arrumar uma desculpa para os seus erros

Lucas 3.8 BEARA
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
Somos filhos de Abraão. Eu vou na igreja. Eu participo dos eventos da igreja, meus pais são obreiros e oram por mim todos os dias.
Pessoas acham que porque são filhos de crentes que são salvos.
“Somos filhos de Abraão”
Os filhos de Abraão não aqueles que tem o seu sangue correndo nas veias, os filhos de Abraão são aqueles que tem a fé de Abraão abitando em seu coração
Quem se arrependeu de seus pecados, tem que produzir frutos de arrependimento.

Temos que dar Frutos de Arrependimento

Lucas 3.9 BEARA
E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
O Machado está posto a Raiz. Se não dermos Frutos de arrependimento seremos cortados como arvores e lançados no fogo (Inferno)
Quer dizer que pra ser salvo dependemos de obras? Não. Mas o Salvo de verdade pratica boas obras, obras do fruto do arrependimento.

O impacto da pregação do Evangelho faz com que nós mudemos.

Lucas 3.10 BEARA
Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer?
Como seria bom se toda pessoa que viesse pra o culto, diante da pregação do evangelho ela perguntasse para Deus, O que eu tenho que fazer? O que eu tenho que mudar?

João Batista então começa a intruir o povo.

Lucas 3.11 BEARA
Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo.
Se tem alguem precisando de ajuda, ajude. Não somente com coisas materiais, mas também com oração, com abraço com carinho e com o Evangelho. Reparta o evangelho de Cristo com outras pessoas.
Até com o dinheiro. Augustus diz que a parte do homem mais dificil de converter é o bolso
Lucas 3.12–13 BEARA
Foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer? Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado.
Publicanos eram os cobradores de impostos. (Receita Federal da Época)
Cobre um valor justo.
Lutero e o Sapato
Lucas 3.14 BEARA
Também soldados lhe perguntaram: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo.
Não maltrate ninguem.
Quando os publicanos chegavam nas casas da pessoas para cobrar os impostos e eles não tinham dinheiro, eles então chavam os soldados, eles pegavam o dinheiro e ainda embolsavam parte do dinheiro.
Não use seu cargo, seu diploma, seu titulo, sua possição para desfazer de ninguem.
Vemos que há todo o tipo de classe social aqui na multidão. Isso significa que na igreja deve haver todo tipo de classe social (Rico, pobre, negro e branco) e a igreja não deve fazer acepção de pessoas pois o evangelho abrange a todos. Do mais letrado, ao menos letrado.

O perigo de colocar o ser humano no pedestal

Lucas 3.15 BEARA
Estando o povo na expectativa, e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele, porventura, o próprio Cristo,
Achavam que João era o Messias.

Devemos sempre apontar para Cristo

Lucas 3.16 BEARA
disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Não tem gloria nenhuma para nós, seres humanos.
Eu posso pregar a vocês o evangelho, mais eu não posso tocar o caração de vocês, pastor não tem, e etc.
Só Jesus é capaz de produzir resultado no coração das pessoas.

Deus é amor, mas Deus é justiça

Lucas 3.17 BEARA
A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível.
O Joio e o trigo crescem juntos, mais chegará o fim

João traz as Boas Novas

Lucas 3.18 BEARA
Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo;
João Batista aplica o golpe da lei, mas ele tambem aplica o remedio do Evangelho.
Denuncia o Pecado e anuncia as boas novas.

Pregar o verdadeiro evangelho não traz sucesso.

Lucas 3.19–20 BEARA
mas Herodes, o tetrarca, sendo repreendido por ele, por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito, acrescentou ainda sobre todas a de lançar João no cárcere.
No mundo o que faz sucesso é pregar o falso evagelho.
João não está preocupado com o sucesso.
Sucesso não é ser reconhecido pelos homens. Sucesso é estar diante do teu criador e ele dizer: Eu te Conheço
Related Media
See more
Related Sermons
See more