Uma nova vida em Cristo

Retiro Espiritual  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views

Roteiro de preleção para palestra

Notes
Transcript
2Coríntios 5.17 NVI
17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Como é bom quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador e ouvimos essa verdade bíblica sobre receber uma Nova Vida. Ao ouvir o texto podemos compreender que Cristo nos dá uma chance para que nossas vidas sejam refeitas; uma nova oportunidade diante dos nosso muitos tropeços. É a realização de um grande sonho: a possibilidade de consertar o que esta errado.
Mas nem sempre as coisas acontecem exatamente como esperamos. Na verdade, geralmente percebemos que a nova criatura na qual fomos transformados, depois de algum tempo, volta a apresentar atitudes que nos fazem lembrar de nossa velha natureza. Por que acontece assim?
É como se antes fôssemos como ratos, acostumados a viver pelos esgotos, comendo lixo e andando pelas águas sujas e mal cheirosas da cidade. No entanto, um dia fomos transformados pelo Senhor em um nova criatura, talvez um belo cisne, e agora podemos nadar em lagos bonitos, limpos e apreciar toda a beleza da criação ao nosso redor.
Acontece que, em virtude dos mal hábitos adquiridos quando ainda éramos ratos, vez por outra voltamos ao lixo; mesmo sendo belos cisnes, nos sujamos novamente nos esgotos e experimentamos novamente uma vida miserável sem que houvesse necessidade disso. É interessante que mesmo estando nos esgotos, mesmo sujos de lama e lixo, ainda somos belos cisnes e seremos vistos desta forma por algumas pessoas.
Eu vivi assim. Quando eu era ainda uma criança, Deus me resgatou e me transformou em uma nova criatura. Vivi uma vida protegida pelas bênçãos de Deus; pais crentes, irmãos crentes, amigos crentes... E me acostumei a me alegrar com as coisas boas que Deus havia me dado.
Eu estava feliz por ser uma criatura mais bonita (afinal eu havia deixado de ser rato e agora era um belo cisne), por minha família, por meus amigos, e por participar de uma Igreja maravilhosa. Mas, vez por outra, continuava me alimentando de lixo e perdendo a oportunidade de experimentar com profundidade minha nova vida de cisne.
Eu gostava das pequenas mudanças de comportamento e das bênçãos que Deus me dava, mas não sabia me alegrar no Deus que opera as mudanças e também dá as bênçãos. Eu não tinha intimidade com Ele, embora Ele estivesse sempre ao meu lado buscando essa intimidade.
Muitas vezes eu vi novos crentes que se deleitavam na presença do Senhor e tinham experiências fantásticas de comunhão com Deus. Isso me deixava triste e me levava a questionar porque Ele fazia “festas” para pessoas que haviam acabado de chegar na família e para mim, que estava a tanto tempo ao seu lado, que servia na Igreja, Ele não fazia nada.
Foi aqui, nesse lugar, que o Pai me respondeu com a Sua Palavra e de uma forma muito clara e amorosa minhas dúvidas sobre minha nova vida.
Quando eu questionei por que não tinha “festa” para mim, por que há tantos anos eu servia ao Senhor e Ele não falava comigo (ou pelo menos eu achava que não falava), o Espírito Santo me trouxe à memória a velha parábola do filho pródigo. Vocês devem conhecer a parábola ...
Antes eu nunca havia me identificado com essa parábola, pois a ênfase, dada pela maioria dos pregadores, era sempre para o filho que saiu de casa, gastou tudo que tinha, voltou arrependido e foi recebido pelo Pai, que o esperava de braços abertos.
Eu nunca havia me afastado de casa desde que fora recebida na família de Deus, logo não entendi muito bem o que Ele queria me falar com aquela parábola. Abri minha bíblia e reli Lucas 15.11-32. Logo vi que na estória contada por Jesus, também havia um filho que nunca saíra de casa.
Parecido comigo, aquele filho não sabia ter intimidade com seu pai, e ficou chateado ao ver a festa que ele organizara para receber o irmão que estava de volta. Naquele dia entendi que eu realmente não era o filho pródigo, mas o filho próximo que vivia a anos na casa de Deus mas não sabia gozar da presença do Pai.
Ao ler a parábola, meu Pai me falou ... “ Meu filho, tu sempre estás comigo, tudo o que é meu é teu. Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”. Eu me virei para o meu Pai e disse: Tudo o que é Teu é meu, Senhor? Perdão. E me voltei para Ele e resolvi aproveitar plenamente minha Nova Vida.
Quando o retiro terminou e voltei para casa havia ainda uma inquietação em meu coração: como fazer isso? Outra vez o Senhor me levou a um texto da Bíblia. Desta vez era o texto em que o próprio Jesus fala a uma mulher que estava ansiosa sobre como servi-lo da melhor maneira possível. Ele a acalmou e orientou amorosamente assim:
“Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lucas 10:41-42.
Para mim Nova Vida significa Novos hábitos.
Minha dificuldade em viver em plenitude minha Nova Vida, era porque mesmo depois de transformada pelo Espírito Santo eu continuava procurando no lixo minha felicidade. Assistindo TV sem propósito, passeando no shopping, trabalhando demais e até dormindo demais, às vezes.
TV – Não assistir sem propósito. Se estou cansado, vou deitar, e não assistir TV; se estou precisando relaxar vou ler um livro, e não assistir TV. Assim eu evito passar mais tempo do que seja necessário em frente à TV.
INTERNET – Não é um problema para mim, mas aplica-se o mesmo princípio
SHOPPING – O shopping é um lugar seguro, agradável e que lhe permite resolver muitas coisas em um só lugar (serviços de bancos, compras, lazer) por isso temos que ter cuidado com o tempo gasto lá.
TRABALHO E ESTUDO – Seja em casa ou fora de casa, precisamos nos organizar e saber o limite para o trabalho e o estudo. O mundo nos suga até não suportarmos mais. A demanda é sempre crescente. O trabalho de casa nunca acaba, é como um rodízio sem fim. O trabalho fora nos exige uma performance sempre melhor pois a concorrência é enorme. Nos estudos é da mesma forma: há sempre uma exigência a mais, mais tempo e mais dedicação. Nós é que precisamos estabelecer os limites, pois o mundo não fará isso por nós.
Ao reajustarmos nossos velhos hábitos conseguimos priorizar novos hábitos. Pelo menos 4 novos hábitos têm-se tornado inegociáveis para mim.
1. Pausar na presença de Deus, como fez Maria.
2. Meditar na palavra diariamente e assim receber de Deus conforto, respostas e intimidade com Ele.
3. Praticar a oração. Adorar a Deus, expor seus problemas, abrir seu coração.
4. Praticar o jejum. Abrir mão de prazeres da carne e experimentar os prazeres do espírito.(Ex.: Jejum dos 7 dias de TV e computador)
Minha experiência de viver plenamente a Nova Vida que Deus me deu tem sido uma caminhada em busca da intimidade com Ele. Deus é pleno para me dar alegria, guiar meus passos e me conduzir por caminhos de vida. Quero permanecer e crescer no conhecimento de Deus a cada dia e para isso tenho que tomar decisões dia a dia do que vou fazer com meu tempo, com meu corpo, com meus olhos, com minha mente...
Se você acabou de chegar na família, foi adotado recentemente, seja bem vindo, irmão. A festa também é sua. Saiba que a cada mudança que você fizer nos seus velhos hábitos, o Pai lhe trará uma alegria imensa e um novo hábito que lhe trará vida.
Querido irmão, se você está hoje como o filho pródigo que se afastou da família de Deus e agora está de volta, não tenha medo de se entregar completamente ao Pai. Venha arrependido pois o Pai não irá criticá-lo ou rejeitá-lo. Você continua sendo filha, a festa é para você. Deus quer lhe dar uma Nova Vida plena da presença Dele. Nós estamos participando dessa festa agora. Não volte para alimentar-se das “comidas dos porcos”, pois Deus lhe preparou um banquete, sirva-se.
Agora, se você está hoje como o filho que não saiu de casa; há anos você serve ao Senhor, mas tem se sentido frustrado por não se sentir parte da festa. ENTRE irmã, pois você é filha e a festa é sua. Na verdade tudo é seu. Alegre-se pelos novos irmãos que o Pai tem lhe dado e não abra mão da comunhão com eles e com Deus. Vamos viver juntas nossa NOVA VIDA em Cristo.
Que a benção do Senhor esteja sobre nós.
Related Media
See more
Related Sermons
See more