O plano perfeito de redenção

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto base: Efésios 2:1-10
Significado de redenção: Preço por um resgate
Existe uma profunda dificuldade humana em compreender qual sua POSIÇÃO EM RELAÇÃO A DEUS. Como se encontra sem Deus ou de ONDE DEUS O TIROU.
Todo mundo de certa forma tem um SENSO DE PECADO E SALVAÇÃO. Vemos em filmes, livros e em religiões a delimitação do que é pecado e a forma de salvar-se, de uma condenação ou das consequências dos pecados.
No catolicismo a redenção vem através do purgatório, ali a pessoa é limpa dos seus pecados e vai para o céu. Vai depender o que ela fez durante a vida.
Uma gama de religiões pregam a reencarnação, a pessoa morre e seu espírito fica pairando no plano espiritual aguardando a reencarnação. O espírito reencarna até atingir um nível superior e não precisar reencarnar mais e se tornar eterna.
Na maioria dos filmes sempre é mostrando um plano de salvação, a maioria das pessoas acreditam numa salvação, porém em sua maioria depositam essa confiança em esforços humanos, como a melhoria na educação ou uma maior igualdade social.
ONDE E COMO ESTÁVAMOS?
V. 1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
No geral, todo concordam que pecam – ditado: quem não tem pecado que atire a primeira pedra. O problema é não compreender a profundidade do que é pecar ou viver no pecado
Em romanos Paulo vai dizer que “o salário do pecado é a morte” - termo mortos vem do grego “nekrós” que significa sem vida, não responde a estímulos. (Não tem como algo sem vida, ressuscitar por si só, precisa que a fonte da vida o traga de volta)
Transgressões no original é desviar do caminho. Provérbios 14:12
Provérbios 14.12 NVI
Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.
Pecados é inclinações e obras que nos fazem errar o alvo. Isaías vai dizer que nossos pecados nos separam de Deus.
E NO VERSO 2 ELE CONCLUI O RACIOCÍNIO DIZENDO
V. 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Presente ordem desse mundo: se desenvolvendo totalmente livres, estando em uma situação totalmente cômoda.
Romanos 12.2 NVI
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
1João 5:19 vai dizer que o mundo jaz no maligno (está entregue, sob o domínio)
NO VERSO 3 PAULO VAI MAIS FUNDO E MOSTRA A MAIOR CONSEQUÊNCIA DE VIVER NO PECADO
V. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
Anteriormente: antes de lhes ser apresentado o evangelho Salvador de Cristo
Carne: inclinação pecaminosa oriunda de Adão.
Ira: juízo de Deus, condenação eterna de Deus.
Obs.: Temos uma dificuldade em falar dessas coisas e pensar: ah, isso é para quem está no mundo (quem não é cristão). Separamos as coisas como se houvesse dois mundos, um secular e um santo, porém precisamos entender que existe um mundo só, e ele está entregue ao maligno, quando Paulo diz que “vivíamos ” ele está dizendo que nossa posição era de morte pois vivíamos no pecado e Cristo nos ressuscitou dos mortos, mas não fomos retirados do mundo pois fomos chamados para ser sal e luz desse mundo de trevas. Ou seja, levar o evangelho de Cristo ao máximo de pessoas que vivem na desobediência.
DIANTE DESSA CONDIÇÃO, VEM A PERFEITA REDENÇÃO E SALVAÇÃO DE DEUS
V. 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
Todavia: ideia completamente oposta.
Deus: agente de toda redenção. O homem é incapaz de fazer algo por si mesmo, pois estava morto.
Misericórdia: é não nos dar aquilo que merecíamos, por ocasião do seu grande amor (ágape). Amor incondicional de Deus, que Deus prefere.
E NO VERSO 5 ELE CONCLUI A FALA DIZENDO
V. 5 deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
juntamente com Cristo: passamos a entender um pouco mais do significado da ressurreição de Cristo, como diz em Colossenses 1:18
Colossenses 1.18 NVI
Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
A ressurreição de Cristo mostra para nós que agora através de Cristo somos ressuscitados do estado de morte em que nos encontramos pelos nos pecados. Nos dando vida a ecoar pela eternidade.
MAS A OBRA NÃO ESTA COMPLETA PLENAMENTE, AGORA O AUTOR INSPIRADO APONTA PARA AS PROMESSAS FUTURAS E NOS DIZ
V. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
Sendo Cristo o primeiro, recebemos vida com Ele.
Colossenses 2.12 NVI
Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Ressuscitou e no fez Assentar em lugares celestiais: Calvino vai dizer que é como se Paulo quisesse dizer que fomos transferidos do mais profundo inferno para o próprio céu.
Em Cristo: quer dizer que temos essa grande consolação, que tudo que nos falta ainda nessa vida terrena, nos está garantido em Cristo nas regiões celestiais.
E PAULO COMPLETA DIZENDO
V. 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
nas eras que hão de vir: na consumação, no grande dia do Senhor.
Filipenses 1.6 NVI
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
NOS VERSÍCULOS 8 E 9 É REFORÇADO A AÇÃO DIVINA DE NOS SALVAR
V. 8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
V. 9 não por obras, para que ninguém se glorie.
Graça é nos dar aquilo que não merecíamos. (Salvação)
É dom de Deus: não somente a fé, mas toda a obra redentora
não por obras: reforçando a ideia de que não há nenhum mérito humano na sua própria salvação, que exclusivamente é realizada pela misericórdia de Deus.
E CONCLUIMOS O TEXTO ENTENDENDO SOBRE AS BOAS OBRAS
V. 10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.
inclusive aqui Paulo retoma a ideia de que uma vez vivos em Cristo, até as boas obras praticadas pelos regenerados por Cristo são oriundas de Deus, para que não haja mérito algum ao homem em sua própria salvação.
Obras estas ligadas a ser sal da terra e luz do mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more