NÃO DEEM MOLE PARA AS TREVAS

O Propósito Eterno de Deus e a Unidade da Igreja  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views

Nesta seção Paulo busca orientar os santos quanto a pureza da vida e como devemos andar na luz

Notes
Transcript

Introdução

Nesses 14 versículos Paulo tem muito o que dizer, mas em linhas gerais sua intensão é alertar a igreja dos perigos de viver uma vida tateando nas trevas.
Ele desenvolve isso basicamente retratando a condição dos gentios em seu tempo.
Apesar do abismo cultural e temporal que existe entre nosso tempo e os receptores da carta não é difícil identificar a semelhança entre os nossos dias e aqueles em Éfeso.
O problema do sexo como uma ferramenta de liberdade e emancipação daquilo que comumente tem se chamado de sociedade patriarcal, binária e opressora, não é privilégio do nosso tempo.
Viver na sociedade grega ou romana era desfrutar de uma mentalidade tão liberal que mesmo toda revolução sexual dos nossos dias constrangeria o mais fino liberal.
Então penso que não será difícil fazermos um paralelo entre aquilo que Paulo escreveu, suas preocupações e as preocupações nos dias de hoje.
Quais são os aletas afinal que Paulo nos faz enquanto igreja?

Se é Filho Deve Imitar o Pai e não o Mundo

O mundo é atrativo e sedutor, gostamos das luzes, do aroma e do sabor de uma boa vida livre.
Em um contexto de idolatria o sexo tem uma cadeira especial no panteão de deuses mais adorados.
Tudo que vemos seja na TV, no cinema ou em nossos viciantes streaming por assinaturas.
As músicas são sensualmente criadas com ritmos alucinantes e apelações de todos dos gostos.
Em um camada mais embaixo de nossa cultura cult, temos a industria pornográfica, que objetivando corpos cumprem o papel de produtos do prazer imaginativo. Claro sem contar na prostituição que reivindica uma nova nomenclatura.
Toda essa sedução é produto de uma cultura onde o que vale é o capital, quanto custa? Diferente do passado você nem precisa ser assinante, pois nossos olhares já são capazes de produzir cifras milionárias. Mas se você quer uma camada ainda mais abaixo, basta fazer uma pequena assinatura e o prazer estará a sua disposição.
Este mundo que descrevi agora, acredite, não está distante dos nossos filhos. Penso até que eles são muito mais espertos para acessar esse conteúdo, tanto quanto nós os jurássicos eramos capazes de esconder aquelas resvistinhas inocentes debaixo do colchão. E ainda tem gente que numa amnésia de comover, diz que naqueles tempos as pessoas eram mais inocentes.
Agora deixe-me dizer algo, Paulo está escrevendo para a igreja, ele não está escrevendo para a sociedade de Éfeso. Então, a questão é: Como a igreja de Cristo pode escapar desse velho sedutor chamado mundo sem que com isso adere a um ascetismo cultural?
A resposta está logo no primeiro versículo: Sejam imitadores de Deus, como filhos amados...
Este é um alvo a ser alcançado. Fique claro que imitar a Deus não é adquirir a perfeição de Deus, apesar que estamos sempre nesta busca, mas a ideia é de agir como como Deus.
Mas vejam também o versículo 2: E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Você consegue notar as implicações aqui? Imitar a Deus e fazer isso como Cristo fez, tornando seu sacrifício como aroma agradável a Deus. A fé que você tem vivido tem sido uma oferta de aroma agradável a Deus?
O nosso modelo é Deus e não o mundo com suas propostas e seduções impuras. Perceba as implicações sobre aqueles que vivem sob a sedução desse mundo, perceba quantas formas podemos assumir: Imoralidade sexual, impureza, cobiça, obscenidade, conversas tolas, gracejos imorais.
Vejam três comportamento que devemos ter:
Nem menção entre vocês...
Não haja...
Deve haver ações de graças...
O Reino de Deus está sendo preparado para os imitadores de Deus e Cristo.

A Luz que Desperta das Trevas

O que lhe vem a mente quando você pensa em sepultura? Na minha mente vem trevas, escuridão.
O filhos de Deus não são das trevas, são da luz. Mas do que consiste a luz? Quais os seus frutos? Bondade, Justiça e verdade.
Outro aspecto dos filhos da luz é que eles buscam discernir aquelas coisas que são agradáveis ao Senhor.
Quando Paulo fala de não participar das obras infrutíferas das trevas, o que ele está dizendo é que não devemos tratar estas coisas como naturais, pelo contrário, nosso dever é denunciar, expor estas obras infrutíferas à luz do evangelho.
Finalmente Paulo conclui este bloco de pensamento trazendo possivelmente um cântico batismal, Desperta ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti.
Aqui a imagem que surge é a de uma pessoa morta, enterrada e Cristo lhe trazendo a luz novamente. Assim é a vida dos filhos de Deus, sempre na luz.

Conclusão

A pergunta do último domingo ainda ecoa em nossos ouvidos: Quem é o dono do seu coração?
Como você tem lidado com o problema da imoralidade sexual?
Com as falas indecorosas?
Você tem andado na luz ou nas trevas?
Cristo tem resplandecido sua luz em você?
Definitivamente, não deem mole para as trevas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more