Semana de Esperança [Um Chamado para Todos]

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

Desenvolvimento

Tito 1.1–2 RA
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos
Note que importante é a declaração de que a vida eterna nos foi prometida antes dos tempos eternos! Paulo não escreveu para Adão e Eva, mas para pessoas do século 1 em diante. Não estamos falando, portanto, simplesmente da criação do mundo, mas muito antes ainda.
1Pedro 1.18–20 RA
sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
Fomos resgatados de uma vida fútil! Afinal, qual o propósito das pessoas que nos cercam? O que buscam com suas vidas? Algumas preferem nem sequer pensar nisso! Porém, com a morte de Cristo fomos levados a uma vida plena e verdadeiramente feliz!
Apocalipse 13.8 RA
e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Decidir se entregar implicou matar a Cristo desde a fundação do mundo! Esse era um mistério que nem anjos ou demônios compreendiam plenamente. Nunca antes (nem haverá depois) algo assim ocorreu.
Se ainda não ficou claro, este é o evangelho!
Gálatas 1.8 RA
Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
Gênesis 3.15 RA
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gálatas 3.8 RA
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
Lucas 2.10–11 RA
O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Marcos 1.15 RA
dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Mateus 24.14 RA
E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
Este é o evangelho que o primeiro anjo prega.
2Timóteo 1.8–9 RA
Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
“Se juntássemos tudo que é bom e santo, nobre e belo no ser humano, e apresentássemos o resultado aos anjos de Deus, como se desempenhasse uma parte na salvação da alma humana ou na obtenção de mérito, a proposta seria rejeitada como traição. Encontrando-se na presença de seu Criador e contemplando a glória insuperável que envolve Sua Pessoa, eles consideram o Cordeiro de Deus dado desde a fundação do mundo a uma vida de humilhação, a ser rejeitado por homens pecaminosos, e a ser desprezado e crucificado. Quem pode avaliar a imensidão desse sacrifício!”
Apocalipse 14.6–7 RA
Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
A origem da mensagem é divina. Deveria ser dada com “forte voz”.
A expressão “os que habitam na terra” também é usada em Apocalipse para retratar aqueles que não escolheram seguir e obedecer a Deus (Apocalipse 13:8, 14).
No entanto, uma vez que a mensagem do primeiro anjo é um chamado à fidelidade, nesse contexto, a expressão deve se referir a um tempo em que as pessoas ainda têm a oportunidade de escolher a quem irão adorar e obedecer (cf. cap. 6).

Conclusão

O plano da salvação é, em última instância, uma restauração, recriando o que foi arruinado pelo pecado e pela morte.
Não é de se espantar que a proclamação da primeira mensagem evangélica seja o “evangelho eterno” para toda a humanidade.
Cristo morreu por todas as pessoas, sem deixar nenhuma de fora.
A tragédia dos perdidos é que ninguém deveria se perder, não depois de já ter sido pago um preço tão alto por sua salvação – a crucifixão do próprio Criador.
Por fim, em um mundo arrasado por conflitos étnicos, raciais e de gênero, a universalidade da mensagem angélica tem algo a dizer sobre a igualdade essencial da raça humana: somos todos miseráveis, necessitados da graça de Deus.
A morte não faz distinção de raça, gênero, classe social ou riqueza. É uma destruidora que atinge a todos.
“Cada nação, tribo, língua e povo” é, em última instância, igual e impotente diante dela, pois, mais cedo ou mais tarde, ela levará “cada nação, tribo, língua e povo” de volta ao pó da terra de onde todos vieram. É por isso que a mensagem do primeiro anjo se dirige a todos nós.
Related Media
See more
Related Sermons
See more