Quem é você?

Quem é você?  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Apresentação pessoal, fazendo o link com o tema
Pedido para alguns dizerem quem são. (lembrar época de escola ou faculdade)
Quem é você? Como esse é o nosso tema de hoje, nada mais importante do que eu começar dizendo quem sou eu! Sou o Gregory, esposo da Natália, que ficou em casa hoje com minhas 2 pequenas, a Manoela de 3 anos e a Pietra de 6 meses, tenho 31 anos, sou formado em ADM pela USCS e tenho mestrado em teologia pelo Sem Teológico Servo de Cristo. Sou líder de jovens lá na PIBSCS há uns bons anos e agora esse ano fui ordenado pastor ali.
Com certeza você já se deparou com essa pergunta. Pelo menos 1 vez por ano na época de escola ou faculdade nos primeiros dias de aula sempre éramos obrigados a nos apresentar para toda sala, contando quem somos nós. E em uma programação como essa que estamos fazendo hoje é um ótimo momento para perguntarmos quem é você, afinal, a maioria das pessoas aqui não se conhecem! Então vamos lá, para lembrarmos da sensação de como é responder a pergunta “Quem é você?”

Quem eu sou?

Diferentes graus de respostas dependendo do ambiente que ela é feita
Pensar no ambiente mais íntimo que temos, nós e Deus
Modificar um pouco a pergunta para você fazer ela para si mesmo. Quem eu sou?
Diante de Deus, quem é você?
Legal, agora que alguns de vocês se apresentaram, eu queria pensar com um pouco mais de profundidade sobre essa pergunta. Ela é uma pergunta que realmente pode ser respondida de forma superficial, somente informando nome, idade. Ou pode ser respondida de forma bem mais profunda, dependendo muito do ambiente em que ela está sendo respondida. Se for dentro da sua casa, com os seus amigos, você vai poder se abrir mais e responder mais coisas. Se for em ambiente que você não conhece muita gente, com certeza vai ficar mais constrangido de se expor. E eu quero mudar um pouquinho o conceito da pergunta e explorar no ambiente mais íntimo que se pode ter, você e Deus! Para isso eu quero que cada um de vocês pare para pensar em “Quem eu sou?” E não é em quem você é na escola, em quem você é no trabalho, em quem você é na sua casa. É em quem você é quando somente Deus sabe! Pensa um pouquinho nisso, quem eu sou diante de Deus? Será que eu sou o mesmo que vem a igreja toda semana, que canta no louvor, que prega? Ou eu sou alguém diferente, alguém que eu teria vergonha de mostrar para os outros se fosse necessário, alguém que se apresenta diante dos outros de uma forma, mas na verdade é outra completamente diferente?

Ef 4.32 - 5.1-2

Texto bíblico
Logo o de cara o que chama atenção é o “Imitadores de Cristo” certo?
Imitadores de Cristo = cristão
Diferentes tipos de imitadores, imitadores superficiais e imitadores
Milhares e milhares de religiões cristãs. “Que confessam Jesus”
Para refletirmos sobre esse assunto separei o texto de Ef 4.32-5.1;2. E quando olhamos a primeira vista para ele e fazemos a pergunta novamente “Quem eu sou?”, logo de cara vem a nossa mente o “Imitador de Cristo”. Será que sou um imitador de Cristo? E essa reflexão é válida, e iremos fazê-la, mas não agora. Sermos imitadores de Deus é extremamente necessário, mas como podemos imitar a Deus sem conhecê-lo de verdade? A imitação se tornaria superficial, seria apenas uma tentativa de cópia de uma série de regras que estão na Bíblia sem nenhum entendimento do que está sendo feito. E aí quando somos confrontados sobre o motivo que fazemos essas coisas, não sabemos e não temos certeza de como responder, pois não passamos de copiadores superficiais.
Com certeza vocês já viram imitações de personagens e de pessoas famosas e aquelas que ficam mais parecidas são aquelas em que o imitador estuda e conhece o máximo possível daquele que será o alvo da imitação.
- E como conhecer a Deus? Rm 1.19
Romanos 1.19 NAA
Pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Melhor forma de conhecer a Deus é através do Evangelho
O Evangelho deve servir de norte para a definição de quem nós somos
O próprio paulo fala em Romanos que só podemos conhecer a Deus o que Ele revelou para nós a respeito Dele. É claro que Ele não revelou tudo sobre si pois nem seríamos capazes de entender, mas a sua maior revelação foi nos dada como base para vermos e imitá-lo, o Evangelho de Jesus, porém muitas vezes isso passa desapercebido em nossa concepção de quem somos. Isso mesmo, a maior revelação de Deus, Jesus Cristo e as boas novas do evangelho, devem servir de norte para podermos entender quem realmente somos!

Ruído Branco

Exemplo do aparelho da Pietra e de uma casa em uma rua movimentada
Considerar o Evangelho como ruído branco
A prova está no texto que lemos, onde o que nos chama atenção é na maioria das vezes o “Imitadores de Cristo”
Para pensar mais nisso, tem um exemplo que nos faz entender muito bem como tratamos o evangelho e a obra de Jesus em nossas vidas diariamente. Quem aqui já ouviu falar de ruído branco? Bom ruído branco simboliza um som que ocorre com frequência e o seu ouvido ou você já se acostumou com ele que chega ao ponto de não percebê-lo. Agora com a Pietra compramos um aparelhinho que tem exatamente este nome e imita o som do “útero” da mãe e quando ela está dormindo em algum lugar que tenha barulho a gente liga esse aparelho e deixa razoavelmente alto perto dela para que ela não se distraia com outros barulhos. Ou até mesmo aquelas pessoas que moram perto de rua movimentadas, estradas, que possuem um barulho diário e já se acostumaram com aquilo e nem percebem mais, mas quando vai uma visita na sua casa a visita sempre percebe.
A prova de como fazemos isso com o evangelho em nossas vidas e na definição de quem nós somos está nesse texto que lemos, logo de cara o que nos chama atenção é o “imitadores de Cristo”, porém esquecemos de outros 2 detalhes importantíssimos que o texto mostra.

Portanto

Um dos detalhes é o “Portanto” (explicar como fazer quando se deparar com isso na Bíblia
Capítulo mostra para deixarmos nossa velha vida porque fomos “Perdoados por Cristo”
Eu sou perdoado por Cristo, eu sou livre da escravidão do pecado!
Quando um texto bíblico contém a palavra “portanto”, quer dizer que o que será escrito dali pra frente está diretamente ligado com o que veio escrito antes, por isso precisamos ler para se entender do que se trata. E nesse caso vemos um capítulo inteiro mostrando como devemos “deixar de viver como pecadores” e o versículo 32 mostrando uma resposta para quem nós somos. “Somos pessoas perdoadas por Cristo”.
Sim, Cristo morreu na cruz por mim e por você, para perdoar os nossos pecados e assim podemos ser livres de toda escravidão que o pecado possa nos trazer. E assim como fomos perdoados por Ele e por seu sacrifício, devemos perdoar todos aqueles que nos ofendem também.

Filhos Amados

Segundo detalhe que passa desapercebido é que somos “Filhos Amados”
Fomos perdoados e reconhecemos Jesus como nosso salvador, passamos de criaturas de Deus para “Filhos Amados”
A certeza de que somos filhos de Deus deve nortear a definição de quem nós somos
Consequência de ser filho amado é a gratidão e se tornar Imitador de Cristo
A segunda característica “esquecida” nesse texto é que somos “Filhos amados”. Sim, a partir do momento que fomos perdoados por Cristo e reconhecemos Ele como nosso salvador, somos adotados por Deus e nos tornamos seus filhos amados. Olha a diferença que isso faz na concepção de quem somos nós! Nós somos filhos amados do Deus vivo, perdoados por todo o pecado que cometemos, isso deve ser nosso norte, nosso princípio de concepção de quem somos!
Quando você perguntar, “quem sou eu?”, precisa se lembrar que você é um filho ou uma filha amada de Deus, precisa se lembrar do Evangelho! Não podemos transformar o evangelho em “ruído branco” em nossas vidas. Devemos usar o evangelho como base para tudo o que formos fazer, em qualquer lugar que estivermos! Não podemos ser “agentes secretos” de Deus como alguns de você aqui estão vestidos, aqueles que ninguém sabe que são cristãos, somente quando perguntam de “que religião você é”.

Imitadores de Deus em amor

Agora sim, sabendo quem eu sou devo me tornar Imitador de Cristo em amor
Não imitar por regra, por medo ou obrigação
Imitar porque isso define quem nós somos
Paulo se define como imitador de Cristo e pede para os outros lhe imitarem
1Coríntios 11.1 NAA
Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo.
- Com isso nos tornaremos a melhor imitação de Cristo e não teremos uma identidade secreta cristã.
E agora sim, por fim, tendo como norte, como princípio bem vivo e claro em nossas vidas, que somos filhos amados de Deus, perdoados pelo Pai, por gratidão a tão grande benção recebida, precisamos olhar para o que Deus revelou para nós e imitarmos em amor. Precisamos assim como Jesus entregou sua vida por nós, termos uma vida de entrega, de dedicação, de busca da santidade, para vivermos e sermos o mais parecido o possível com Deus.
E uma coisa vai ligando a outra, quando reconhecemos o evangelho como o princípio de nossas vidas, queremos conhecer e entender mais o Deus que nos salvou, que se entregou por nós. Quando o conhecemos mais, queremos cada vez mais buscá-lo e sermos mais parecidos com Ele, com isso glorificamos a Ele onde estivermos em nossa vida

Conclusão

Vamos voltar a pergunta inicial. Quem eu sou?
O fardo se torna leve quando sabemos que fomos perdoados e adotados como filho
Nos trás uma responsabilidade muito grande de parecermos com Ele em todas áreas da nossa vida
Quem você é na escola? Quem você é no trabalho? Quem você é com seu namorado? Quem você é na igreja? Quem você é em todos os lugares?
Não é mundo que deve definir quem você é, é o Evangelho que deve te nortear para toda a sua definição de pessoa
Para terminarmos, queria voltar para a pergunta. Quem é você? Quem eu sou? E queria que você saísse daqui com a certeza que você é um filho amado de Deus, que foi perdoado por Ele. (E se você ainda não tem essa certeza, pode fazer isso hoje mesmo). Sabendo que Ele fez isso por você, você precisa ter a certeza que precisa imitá-lo, e não superficialmente, mas entendendo quem Ele é, conhecendo-O cada dia mais, lutando contra o pecado que te afasta Dele.
E mais do que ter essa certeza, gostaria que você usasse isso para basear a sua vida. Quem eu sou no meu trabalho? Eu sou um filho de Deus, perdoado por Ele e que vai imitá-lo aqui. Quem eu sou na minha escola?.... Quem eu sou na minha família?
Lembre-se que não é esse mundo que deve dizer quem você é, é o Evangelho que você crê e baseia sua vida. Esse evangelho deve moldar a sua personalidade, característica, ambiente e tudo o mais que você fizer parte.
Que Deus abençoe a todos!
Related Media
See more
Related Sermons
See more