Sermon Tone Analysis
Overall tone of the sermon
This automated analysis scores the text on the likely presence of emotional, language, and social tones. There are no right or wrong scores; this is just an indication of tones readers or listeners may pick up from the text.
A score of 0.5 or higher indicates the tone is likely present.
Emotion Tone
Anger
0.12UNLIKELY
Disgust
0.11UNLIKELY
Fear
0.11UNLIKELY
Joy
0.19UNLIKELY
Sadness
0.16UNLIKELY
Language Tone
Analytical
0UNLIKELY
Confident
0UNLIKELY
Tentative
0UNLIKELY
Social Tone
Openness
0.06UNLIKELY
Conscientiousness
0.13UNLIKELY
Extraversion
0.45UNLIKELY
Agreeableness
0.61LIKELY
Emotional Range
0.23UNLIKELY
Tone of specific sentences
Tones
Emotion
Language
Social Tendencies
Anger
< .5
.5 - .6
.6 - .7
.7 - .8
.8 - .9
> .9
Introdução
Goppelt (2002, p. 376), estudando a descrição de Paulo do assunto “justificação e reconciliação”, afirma que justificação e santificação, descrevem “o mesmo processo sob aspectos diferentes” e, claro, tendo Jesus como autor.
Aí então consigo entender que quando o apóstolo está apresentando o tema, (1ª lição) a justificação é a experiência de uma vida inteira.
Na semana passada estudamos que, no tempo certo, Deus mostrou seu amor quando Jesus morreu por pecadores perdidos e condenados.
Somos todos nos! Estamos justificados como resultado da justificação que recebemos em Cristo, aguardando a justiça que receberemos quando Ele voltar.
É a experiência de uma vida inteira!
Hoje vamos estudar sobre o “paciente zero” na condição do pecado.
Rm 5:12-14 (NVI) Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo.
Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
O paciente zero
Uma nova pesquisa apresentada em artigo publicado pela revista Science na 5ª (18.nov.2021)
mostra que a origem da covid-19 pode ter sido em um mercado na cidade de Wuhan, foco inicial pandemia.
Segundo o virologista da Universidade do Arizona, Michael Worobey, uma mulher que trabalha como vendedora de frutos-do-mar no local seria a “paciente zero” da doença, a primeira a ter sido infectada pelo novo coronavírus, ainda em dezembro de 2019.... (https://www.poder360.com.br/internacional/vendedora-de-mercado-em-wuhan-foi-a-paciente-zero-da-covid-diz-estudo/).
Quando penso em tudo que passamos na pandemia, no hospital, quando as pessoas estão entre a vida e a morte, do que vale essa informação?
Por outro lado para a pesquisa e desenvolvimento dos meios de tratamento e prevenção das doenças, é importante descobrir como tudo aconteceu.
Creio que em se tratando da condição pecaminosa que nos encontramos, não faz muito sentido discutir a origem, no entando, para entender a dimenção do que nos envolve, precisamos entender como tudo aconteceu.
Recapitulando a história da criação...
Se foi Eva a primeira pecadora, por que se diz que Adão foi o primeiro?
Porque a humanidade começou com ele!
Outra pergunta inquietante é: que culpa tenho no que ele fez? 1ª lição: Se Deus tivesse testado cada um, conhecendo você como se conhece, o resultado seria diferente?
Quando estava no seminário aprendi que a humanidade foi criada com uma personalidade corporativa… 2ª lição: o que afetou Adão afetou a todos porque ele era a humanidade.
Uma complexa explicação de Paulo
“...pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo.
Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão...”
A questão principal
“...o qual era um tipo daquele que haveria de vir.”
Conclusão
Hoje vimos que o pecado é uma maldição herdada, mas vimos também que, a semelhança de Adão que transmitiu o pecado, a justificação também é transmitida.
Nesse sentido 3ª lição: Em Cristo, a justificação é uma bênção adquirida!
< .5
.5 - .6
.6 - .7
.7 - .8
.8 - .9
> .9