Sermon Tone Analysis
Overall tone of the sermon
This automated analysis scores the text on the likely presence of emotional, language, and social tones. There are no right or wrong scores; this is just an indication of tones readers or listeners may pick up from the text.
A score of 0.5 or higher indicates the tone is likely present.
Emotion Tone
Anger
0.07UNLIKELY
Disgust
0.08UNLIKELY
Fear
0.13UNLIKELY
Joy
0.58LIKELY
Sadness
0.15UNLIKELY
Language Tone
Analytical
0UNLIKELY
Confident
0UNLIKELY
Tentative
0UNLIKELY
Social Tone
Openness
0.02UNLIKELY
Conscientiousness
0.15UNLIKELY
Extraversion
0.45UNLIKELY
Agreeableness
0.6LIKELY
Emotional Range
0.17UNLIKELY
Tone of specific sentences
Tones
Emotion
Language
Social Tendencies
Anger
< .5
.5 - .6
.6 - .7
.7 - .8
.8 - .9
> .9
Introdução
No último século, a Igreja Católica respondeu aos desafios sociais e econômicos do mundo moderno com uma grande variedade de ensinamentos oficiais, começando com a encíclica do Papa Leão XIII, Rerum Novarum (1891), até a Laudato Si do Papa Francisco.
1ª etapa - De Leão XIII ao Concílio Vaticano II
Rerum Novarum (Leão XIII, 1891), “sobre a condição dos operários”.
Ela defende o direito dos operários de ter acesso à propriedade, como fruto de um trabalho remunerado com justiça, e de se associarem em sindicatos; mostra as obrigações e limites da intervenção do Estado.
Quadragésimo Anno (Pio XI, 1931)
Em comemoração aos quarenta anos da RN
Critica tanto o capitalismo com o comunismo e discute a questão do justo salário e de uma reta ordem política.
Formulou o princípio da subsidiariedade.
Mater et Magistra (João XXIII, 1961)
Em comemoração aos setenta anos da RN.
Sobre a recente evolução da questão social à luz da doutrina cristã.
Usa o método ver-julgar e agir.
Afirma a função social da propriedade.
Advoga uma política de apoio à agricultura familiar e ao cooperativismo.Define o bem comum como o “conjunto de condições que permitem e favorecem nos seres humanos o desenvolvimento integral da personalidade.
Expõe as exigências da justiça nas relações entre setores produtivos e no campo da cooperação entre nações.
Pacem in Terris (João XXIII, 1963) “Paz dos Povos”
Apresenta duas questões centrais: Brecha entre ricos e pobres Ameaças à paz mundial.
O Concílio Vaticano II
O Concílio Vaticano II marca o fim de uma era e o começo de outra.
A Gaudium et Spes (GS), Constituição Pastoral “sobre aIgreja no mundo de hoje”, constitui a grande referência parauma nova visão de Igreja.
Depois do Vaticano II
Ensinamentos sociais de Paulo VI.
A Populorum Progressio (1967)
Octogesima Adveniens (1971)
Paulo VI (Exortação Apostólica em comemoração aos oitenta anos da RN)
Evangelii Nutiandi (1975)
João Paulo II também publicou três grandes encíclicas sociais:
Laborem Exercens (1981)
(Em comemoração aos noventa anos da RN.
João Paulo II) sobre o trabalho humano que vê o trabalho como a chave essencial de compreensão da questão social e proclama como exigência central de uma sociedade justa a prioridade do trabalho sobre o capital.
Solicitude Rei Socialis (1987)
Em comemoração aos vinte anos da PP.
João Paulo II.
Solicitude Social da Igreja, enfoca o elo estreito entre justiça e paz e a necessidade de oTerceiro Mundo trilhar um caminho próprio de desenvolvimento,
3. Centesimus Annus (1991)
Em comemoração aos cem anos da RN.
João Paulo II, no Centenário da Rerum Novarum, articula a doutrina de um direito ao progresso, baseado na possibilidade dos povos de adquirir e desenvolver conhecimento e tecnologia que lhes permitam participar da economia contemporânea.
História - evolução dos documentos sociais
Podemos distinguir duas grandes etapas na formulação da DSI:
a primeira, o período de Leão XIII até o VaticanoII;
a segunda, depois do Concílio até hoje.
1ª etapa - De Leão XIII ao Concílio Vaticano II
1) Rerum Novarum (1891)
Rerum Novarum (1891)
Subtítulo: “sobre a condição dos operários”.
Rerum Novarum (Leão XIII, 1891), “sobre a condição dos operários”.
Encíclica do Papa Leão XIII sobre a condição dos operários, publicada no dia 15 de maio de 1891.
Contexto: a revolução industrial na Europa do séc.
XIX
A Rerum Novarum (1891) emergiu em meio às discussões internacionais sobre as questões sociais, particularmente o status dos trabalhadores.
Diversos clérigos católicos e leigos e as organizações por eles fundadas trataram sobre o tema.
A Rerum Novarum (1891) emergiu em meio às discussões internacionais sobre as questões sociais, particularmente o status dos trabalhadores.
Este documento foi escrito num momento de turbulência política e econômica e construído no sentimento crescente de que a Igreja precisava estar envolvida nas grandes questões sociais da época e trazer a sabedoria de sua tradição para suportá-los.
Foi escrito em um momento de turbulência política e econômica e construído em um sentimento crescente de que a Igreja precisava estar envolvida nas grandes questões sociais da época e trazer a sabedoria de sua tradição para suportá-los.
Contexto:
Com esta encíclica se iniciou o corpo das encíclicas papais concernentes ao chamado ensino social.
O que ocasionou a escrita da Rerum Novarum?
Ficou claro para Leão XIII que na época em que escrevia Rerum novarum, a classe trabalhadora estava em uma situação de grave sofrimento e extrema ameaça.
É por isso que no final de sua carta ele escreveu: “Neste momento, a condição da população trabalhadora é a questão da hora” (44).
As palavras latinas rerum novarum significam “de coisas novas”.
No parágrafo inicial, Leão descreveu o que considerou “um espírito de mudança revolucionária” que passou da política para a vida econômica (1).
Basicamente, o que Leão XIII descreveu foi as circunstâncias radicalmente alteradas da vida, uma vez que a Europa passou de um estilo de vida rural agrário para um urbano industrial.
A situação dramaticamente alterada foi marcada por um significativo deslocamento social e muito sofrimento durante a era da transição.
Leão XIII estava ciente dessas “coisas novas” e sua leitura da situação era que um grupo em particular suportava o fardo mais pesado dos tempos em mudança: trabalhadores industriais e desempregados urbanos.
Para Leão, a questão social não era meramente econômica, mas também moral e religiosa.
Em 1901, ele observou que, se a situação econômica melhorasse, mas os trabalhadores perdessem a visão de Deus e dos padrões éticos apropriados, então nada seria ganho (Graves de communi, 11).
Havia uma preocupação evangélica na leitura do papa da situação.
Muitos dos novos trabalhadores industriais haviam se alienado da Igreja, uma vez que haviam deixado para trás o ambiente familiar de pequenas aldeias e cidades, cada uma com uma paróquia local.
Nas cidades fervilhantes do século XIX, a Igreja estava menos visivelmente presente e não em contato com os ritmos da vida cotidiana.
Como resultado, o catolicismo parecia ser irrelevante para as preocupações da florescente classe de trabalhadores industriais.
Leão XIII queria corrigir essa situação colocando a Igreja do lado dos trabalhadores e tornando a Igreja atraente para muitos que perderam contato com sua fé.
Resumo do Documento Rerum Novarum
RN confirmou a importância de um crescente corpo de perspectivas sociais e ideias de vários membros do laicato e da hierarquia.
A encíclica identificou uma série de temas que eram pertinentes à situação do trabalho na época de Leão XIII, mas também ajudou a estabelecer uma agenda para análises e comentários futuros.
A seção introdutória (1-13) da encíclica define a agenda em traços bastante amplos.
Mudanças nas condições econômicas mudaram significativamente a natureza do trabalho, bem como as condições de trabalho.
Uma consequência primária, e o foco da encíclica, é a relação entre capital e trabalho, empregado e empregador, os ricos e os pobres (14-27).
Leão XIII ajuda a estruturar isso, identificando o propósito do trabalho - a propriedade privada - e o papel da Igreja na resolução dessas grandes mudanças.
Além disso, Leão XIII fez menção extremamente forte para a necessidade da propriedade privada, uma rejeição do socialismo como um sistema econômico.
A encíclica se concentra numa série de problemas da estrutura econômica emergente, bem como responde as alegações feitas pelos socialistas.
Leão XIII entende que os socialistas estão destruindo a religião, bem como iniciando a guerra de classes.
Assim, um forte interesse é a harmonia e cooperação de classes, o uso correto do dinheiro tanto pelos ricos quanto pelos pobres, e a dignidade do trabalho e do trabalhador.
A Rerum Novarum defendeu:
As soluções propostas (28–36) são de dois tipos: religiosas e sociais.
As soluções religiosas para os problemas da economia contemporânea são um retorno a alguma forma do sistema de associações, como no período medieval, e da religião cristã e instituições cristãs.
Além disso, propôs o respeito pelo sofrimento dos pobres.
Institucionalmente, o papa identifica uma série de respostas práticas por parte do estado, dos empregadores e dos trabalhadores.
Estas incluem um papel elevado para a justiça distributiva, o uso correto da autoridade, a proteção dos trabalhadores mediante a regulamentação das horas de trabalho e fornecimento de um salário justo, regulação do trabalho infantil, bem como incutir nos trabalhadores um senso de esperança o futuro para que eles tenham uma base para a perseverança nas tarefas deste mundo.
Finalmente, o papa insiste que tais reformas, por necessárias que sejam, não devem distrair ninguém de sua real meta na vida: alcançar a felicidade eterna.
Leão XIII insiste que, embora as questões sociais sejam importantes, ainda mais importantes são o papel da religião e o cultivo da piedade entre os empregadores e os empregados.
Se muita atenção for dada ao temporal, existe o perigo de que o eterno seja esquecido e tudo seja perdido.
A Rerum Novarum defendeu:
o direito à propriedade privada (sob ataque dos socialistas),
um salário digno para os trabalhadores (e não o contrato que a maioria dos trabalhadores não poderia recusar)
o direito do trabalhador de organizar, quando necessário, greves contra os principais interesses industriais.
O significado desta encíclica não é apenas que ela falou sobre as questões do dia, mas também que pôs em movimento a tradição dos papas continuando a abordar os problemas sociais da época.
Síntese
Ela defende o direito dos operários de ter acesso à propriedade, como fruto de um trabalho remunerado com justiça, e de se associarem em sindicatos; mostra as obrigações e limites da intervenção do Estado.
1) Rerum Novarum (RN)
< .5
.5 - .6
.6 - .7
.7 - .8
.8 - .9
> .9