Poder do Jovem
Sermon • Submitted
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
conselhos de paulo aos jovens
como hoje é o primeiro domingo do mês de agosto o mês em que comemoramos o mês dos adolescentes e jovens batistas, hoje nos jovens estamos nos holofotes, esse mês a igreja é chamada a olhar para seus jovens e se importar pouco com a mais eles, então hoje quero convocar ao jovens a junto comigo olhar para as escrituras para pensar como a bíblia trata e fala sobre o jovem.
hoje vamos olhar um jovem especifico chamado Timóteo, um jovem líder, um jovem pastor e antes de você jovem pensar que essa mensagem não é pra você pois voce não é líder ou não é pastor, calma, você não pode ser líder aqui nesta igreja, mas você é líder sim nem que seja líder de seus irmão ou dentre os seus amigos e mesmo que não seja, ouça o que tenho a falar.
mas vamos entender quem é esse jovem líder, Timóteo era resultado de um casamento ministro entre uma mulher judia e um pai grego, ele era por nascimento um judeu não legalista ou seja ele era, judeu mas não estava tão preso nos dogmas da lei. ele se converteu a cristianismo na primeira viagem missionaria de Paulo e depois disso o auxiliou nas outras viagens sendo seu porta voz por muitas ocasiões. e é chamado por Paulo em sua ultima viagem missionaria a permanecer e Éfeso como pastor ou líder da igreja depois que Paulo passasse por la. quando olhamos para o verso 2 de 2 Timóteo vemos que Paulo amava a Timóteo como seu filho e se importava demais com esse jovem, tanto que duas das 3 cartas pastorais de paulo foram endereçadas a esse jovem. e hoje vamos olhar essa carta, então jovem imagine que esse é uma carta escrita pra você.
hoje nos vamos olhar alguns textos de Timóteo
um conselho aos adultos e a jovens mais velhos
2Timóteo 1.3–7
3 Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações.
4 Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.
5 Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
6 Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.
7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
pra introduzir quero fugir do meu tema e falar direcionado aos pais ou aos anciões da igreja ou aos jovens mais velhos, é incrível o poder que o ensino e mais do que isso o exemplo é muito significativo para a vida de um jovem, como ja falei a mãe de Timóteo era judia junto com sua avo e elas duas tomara para sia a responsabilidade de ensinar a Timóteo uma fé não fingida, e fica nas mão de paulo a função de despertar sua vocação e apoia-lo em seu chamado e encoraja -lo. agora quero que você se faça essa pergunta, voce tem servido de exemplo pra esse nova geração daqui a alguns anos algum pode falar pra voce que por causa da sua fé não fingida um jovem tem testificada a sua vocação, nos estamos sendo exemplos pra essa nova geração de crentes que nasces e também morre na fé todos os dias, nos anciões e jovens devemos ensinar os mas novos não com hipocrisia mas com vida.
um conselho seja um bom soldado
2Timóteo 2.1–7
1 Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
2 E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.
3 Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.
4 Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.
5 Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.
6 O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita.
7 Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.
agora direcionado aos jovens, primeiro devemos ser firmes, devemos deixar de seguir a onda que a sociedade prega nos dias de hoje de ficar no mimi onde estão os jovens como Josué e Calebe que na frente de um povo inteiro afirmava que derrotariam gigantes porque deus estava com eles, onde estão os jovens como davi que vendo um gigante falar contra seu deus se pôs a frente de um exercito inteiro, hoje em dia ouvimos uma voz um pouco mas pesada passamos por um pequena dificuldade e abandonamos a fé, o próprio Timóteo passou por isso algumas vez por isso Paulo diz a ele fortifique-se seja forte, para suportar os sofrimentos de ser um cristão nos dias de hoje, e para isso precisamos ser fortes, e muito fortes pois os dias estão maus. além disso devemos estar focados. a partir do verso 4 Paulo da 3 exemplos o de um soldado, atleta e um lavrador, falando no sentido de um trabalho árduo que devemos desenvolver e importante destacar, todos os exemplos que Paulo da a Timóteo são de profissões que necessitam de esforço e um grande esforço, mas quero destacar o principio por trás desses três exemplos, o trabalho de um sodado que não se desvia das ordens de seu senhor assim como um atleta que cumpre as regras e um lavrador que trabalha duro ja esta garantido, assim o de um jovem que obedece a deus sejamos como soldados que obedecem a seu senhor, e como atletas esforçados e bons lavradores afim de recebemos a recompensa de nosso senhor.
um conselho se prepare
2Timóteo 3.1–9
1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.
6 São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.
7 Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.
8 Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.
9 Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.
estamos vivendo tempos terríveis pois estamos vivendo os com esse tipo de pessoa que Paulo descreve e por muitas vezes somos assim mesmo estando na igreja, e esse é um bom motivo para lembramos do conselho passado, para sermos fortes, para resistir, mas acima disso devemos estar prontos para fugir, é bem triste que por muitas vezes por sermos jovens não damos atenção a esse conselho, tentamos lutar contra o pecado, tentamos lutar lutas que não podemos vencer, quando o conselho bíblico é fugir, assim como Jose no Egito fugiu quando viu que não tinha como resistir a mulher de potifa, nos também devemos fugir de nossos pecados, no sentido de não ficar em ambientes que nos levem a pecar, pensando que somos capazes de resisti devemos fugir disso.
conselho final pregue
2Timóteo 4.1–5
1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:
2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.
4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
5 Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.
Nos os jovens, nos como igreja devemos esta sempre prontos, a pregar o conselho de Paulo é bem claro pregue, corrija, exorte, não tenha medo jovem, não coloque a culpa na sua juventude de ficar calado perante o pecado seja de uma pessoa mais velha seja de um amigo, seja firme nisso e acima de seja manso e paciente e faça tudo isso com apoio das escrituras, não usando a bíblia com uma arma para machucar as pessoas mas sim como cura, sejamos cuidadosos ao falar, e quando falar. pois muitas vezes não seremos ouvidos e isso é normal. mas não deixe de pregar, como um bom professor missionário e meu amigo disse uma certa vez, quando voce estiver com duvida sobre o que fazer pregue o evangelho.
aplicação
por fim quero te desafiar a pensar nos três conselhos que Paulo deu a Timóteo e lembrar que voce assim como um bom soldado devemos ser focados em agradar aqueles que nos chamou para sua boa obra, assim como um bom atleta deve se esforçar e competir conforme as regras e um bom lavrador que trabalha árduo, devemos nos fortificar através das escrituras, para tempos difíceis e fazemos tudo isso pois o conselho final é pregue como um bom soldado pregue mesmo que o tempo esteja difícil pregue as escrituras, meu conselho para nos jovens hoje é devemos ser aqueles que pregam a todo o momento para que no fim da vida possamos dizer o que Paulo disse em nos verso de 6 a 8.