CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO
Voltando ao nosso exemplo da bomba, quando ela explode, produz muito calor. Com o passar do tempo, esse calor produzido inicialmente se dissipa, ficando apenas um pequeno calor residual. Esta temperatura residual encontrada no Universo tem sido utilizada para calcular a sua idade.
Em 1965, Arno Penzias e Robert Wilson detectaram um sinal vindo de todas as direções do espaço. Este sinal, observado no comprimento de onda de 7,35 cm, possuía um espectro de radiação idêntico ao de um corpo negro. A temperatura correspondente a esta radiação era de 2,726 Kelvins (aproximadamente 270° Celsius abaixo de zero).
Para que o universo tivesse a forma e a estabilidade que encontramos nele hoje, dados os bilhões de anos propostos pela teoria do big bang, muito mais matéria deveria existir.
O que podemos ver a olho nu é uma parte insignificante do universo, pois existem mais estrelas nos céus do que todos os grãos de areia juntos de todas as praias e desertos do nosso planeta.
• O universo é um agrupamento de mundos. Sua dimensão, segundo os cálculos atuais, excede os 10 bilhões de anos-luz de raio, ou seja, 100.000.000.000.000.000.000.000 km de raio!
• A ciência percorreu um longo caminho no conhecimento do universo: de um sistema geocêntrico e um universo estático da cosmologia antiga até um sistema heliocêntrico e um universo dinâmico da cosmologia atual.
• A origem naturalista do universo sugere que ele tenha começado por meio de um evento sobrenatural conhecido como big bang. O evento é sobrenatural porque ele não pode ser descrito pelas leis científicas conhecidas.
• A radiação de fundo equivale a uma temperatura de 2,7 kelvins, cerca de 270°C negativos. Os naturalistas dizem que o universo poderia ter começado com uma temperatura extremamente alta há 14 bilhões de anos atrás e teria esfriado até a temperatura presente dos 2,7 kelvins. Os criacionistas dizem que o universo começou completamente frio no instante da criação, possuindo todos os corpos celestes (galáxias e suas estrelas) perfeitamente funcionais; o tempo para aquecê-lo até os 2,7 kelvins seria de milhares de anos.