ORAR PARA SOBREVIVER! Lucas 11.1-4
Sobrevivemos aos desafios da vida ao pedirmos ao Pai (nossa filiação) pelo “pão” (nossa sobrevivência).
A oração constante é necessária porque a relação filial com Deus necessita de constante renovação. Ao ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus não quer restringir a liberdade, mas mesmo assim o termo apresenta um tom normativo, uma vez que Jesus não é hostil à oração formal, e os discípulos requerem e pedem ajuda com a oração (Lc 11.1ss.).
O endereço é “Paizinho” (pois essa é a melhor tradução do original). Dessa forma soa em aramaico a palavra Abbá, que é um diminutivo, o modo como as crianças se dirigem ao pai. Essa foi a grande novidade introduzida por Jesus.
Na verdade, dizendo “Paizinho”, entramos na própria intimidade que existe entre o Filho e o Pai, pois Jesus fraternalmente nos fez participar da sua própria filiação.
Mas o que é a santidade de Deus? É a manifestação da sua glória através dos atos que realiza no mundo, na história e na nossa vida.
REINO, REINO DE DEUS, REINO DO CÉU O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro (Mateus 5:3; 12:28; Romanos 14:17). Às vezes também quer dizer a vida com Deus no céu (2Timóteo 4:18).
O anseio pelo reino mostra a meta, o alvo e a missão da comunidade cristã de proclamar o evangelho, porque todos devem ter a mesma oportunidade de crer, até que Deus seja tudo em todos (1Co 15.28).
επιουσιος epiousios
talvez do mesmo que 1966; TDNT - 2:590,243; adj
1) palavra encontrada na frase
1a) o pão para as nossas necessidade
1b) o pão que é suficiente para cada dia
• ser alocado ⇔ cair — ser entregue a alguém, concebido como caindo na direção deste alguém.
• ser inválido ⇔ cair — já não ser válido, concebido como vencido.
• tornar-se ⇔ cair — entrar em um estado, talvez como se involuntariamente; concebido como caindo nesse estado.
• morrer ⇔ cair — morrer, concebido como cair no chão (como em batalha ou em uma caçada).
• mostrar desapontamento ⇔ cair — assumir uma expressão desapontada ou triste, concebida como caindo.
• atacar ⇔ cair — atacar alguém, concebido em termos de cair sobre a pessoa.
Mas a que tentação Jesus se referiu? A todo tipo de tentação, mas talvez, principalmente, a de abandonar o evangelho de Cristo em troca das sugestões de Satanás: abundância, riqueza, poder e prestígio (4.1–13).
Esse é o pedido mais importante: que Deus nos poupe de o trairmos, de o negarmos, pois assim trairíamos e negaríamos a nós mesmos e a todos aqueles que lutam para que o reino venha.
Jesus também deixa claro que devemos buscar as coisas espirituais antes das coisas materiais. Deus deve vir antes de nós. Os interesses dos céus devem ter prioridade aos interesses da terra. Barclay diz que a oração cobre a vida toda: a necessidade presente, o pecado passado e as tentações futuras.